Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
VW Amarok Highline x Toyota Hilux SRV
Junho 2010

VW Amarok Highline x Toyota Hilux SRV

A Amarok tenta quebrar o domnio da verso de luxo da Hilux, na qual se espelha

Por Pricles Malheiros | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Se h uma empresa com autoridade para falar de picapes de luxo no Brasil, essa a Toyota. Em 2009, segundo a Fenabrave, entidade que compila os dados da indstria automotiva no Brasil, foram emplacadas 30 994 Hilux 70% desse total, segundo a marca, nas verses mais completas. A S10, com 39 346 emplacamentos, ficou na frente no placar geral, mas seu perfil outro: os modelos de entrada so os mais procurados. De olho nesse mercado que a Toyota domina, a Volkswagen comea a vender por aqui sua primeira picape mdia, a Amarok, fabricada na Argentina. No por acaso, chega com nmeros de desempenho, preo, capacidade de carga, porte de carroceria e at nvel de rudo do motor semelhantes aos da Hilux. Se voc gosta de luxo, conforto e, de vez em quando, lama, prepare-se: a briga boa.

Jlio Vitti, gerente de produto da Toyota, fala do perfil de compradores da Hilux: A gama de verses extensa. Os modelos de entrada so para uso pesado, principalmente para transporte de carga no campo. Mas hoje 70% do mix est na venda das verses mais equipadas, e dentro desse nmero cerca de 85% das picapes saem com cmbio automtico. O que teria levado, ento, a Volkswagen a andar na contramo e promover a estreia da Amarok exclusivamente com a transmisso manual? Carlos Leite, gerente de vendas e marketing, se limita a dizer: Sabemos que as vendas de transmisso automtica entre as picapes de luxo so significativas, mas confiamos no potencial da Amarok com o cmbio manual de seis marchas. Uma fonte ligada fbrica explica melhor o caso: a calibrao final da caixa automtica atrasou e dever chegar ao Brasil at maro de 2011 a cabine simples chega no decorrer do primeiro semestre. Nossa fonte ainda revela que, caso a verso manual no consiga fazer frente Hilux, os planos podem ser antecipados, o que pode ser interpretado como a presena de uma Amarok automtica no Salo do Automvel, em outubro. Assim, QUATRO RODAS decidiu fazer um comparativo com os modelos a que o consumidor, de fato, tem acesso e que considera: Amarok com cmbio manual contra Hilux automtica ainda assim, os nmeros do teste da Hilux manual constam da ficha tcnica.

Trilhas urbanas
De acordo com a Toyota, as picapes de luxo so veculos de uso urbano. Quando muito, pegam uma estradinha de terra. Apesar de ter capacidade para encarar lama e buracos de uma trilha, quase ningum faz isso, diz Vitti, explicando, por tabela, a preferncia pelo cmbio automtico. provvel que esse comprador jamais resolva (ou precise) ajustar o tipo de trao entre 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. Mas se quiser, ou necessitar, far de maneira diferente: na Hilux, por meio de uma alavanca e na Amarok, por teclas em ambas, no console.

A cabine da Amarok faz com que os ocupantes se sintam num carro de passeio. O painel moderno, com destaque para a tela sensvel ao toque no console central, capaz de controlar rdio, vivavoz do celular (Bluetooth) e ar-condicionado dual-zone. Um pouco mais rstica, a Hilux tambm tem charme, com seu quadro de instrumentos Optitron, todo negro, que s revela as informaes quando aceso, e volante com comandos de som e computador de bordo. Em comum, as picapes concorrentes trazem um bom pacote de equipamentos de conforto, com revestimento interno de couro, ABS, airbag duplo e retrovisores, travas e vidros eltricos, alm dos j citados sistema de som e ar-condicionado digital. Na tabela de preos, um empate tcnico: 119 490 reais a Amarok e 119 630 reais a Hilux. No se esquea de somar ao preo da Toyota outros 6 820 reais do cmbio automtico no pacote, voc ainda leva o piloto automtico, que de srie na VW.

Tubos e conexes
A baguna do cofre da Amarok, com um emaranhado de mangueiras e fios expostos, contrasta com a tecnologia empregada no motor, um quatro-cilindros 2.0 16V biturbo sequencial com injeo direta de diesel. O motor Toyota D-4D tem configurao muito semelhante, mas com apenas um TGV (turbo de geometria varivel) e maior deslocamento volumtrico (3.0). At o fim de 2010, chegar uma verso mais mansa (e barata) da Amarok, com 122 cv, tambm com um nico TGV. Sob o cap da Hilux, o radiador do ar comprimido rumo s cmaras de combusto repousa sobre o quatro-cilindros, fazendo as vezes de sua capa. Nas duas picapes, a potncia rigorosamente a mesma: 163 cv, o que aguou nossa curiosidade sobre como seria o comportamento na pista. Com projeto moderno, a Amarok se mostrou mais eficiente que a Hilux: apesar de mais pesada (2 082 contra 1 935 kg), perdeu por pouco no 0 a 100 km/h (13,6/13,5 segundos) quase empatou no consumo urbano (8,8/8,3 km/l) e ganhou no rodovirio (12,5/10,6) considerando, sempre, os nmeros obtidos pela Hilux automtica. As diferenas surgem no na pista, mas na cidade. Sabe a impresso de carro de passeio proporcionada pela cabine da Amarok? Ela se repete ao volante. Gmeas no conceito de suspenso (duplo A na dianteira e feixe de molas na traseira), elas se diferem no conjunto roda/pneu (255/60 R18 na Amarok e 265/70 R16 da Hilux). Com um calado mais esportivo, a picape VW se comporta melhor em curvas asfaltadas, mas tem a receita menos indicada para uma aventura de fim de semana. Os engates do cmbio ZF so precisos e a alavanca percorre um caminho bem curto entre as seis marchas. A maneira como a Hilux se entende com o piso acidentado d ao motorista a sensao de que ela mais robusta que a Amarok.

Com uma desvalorizao no primeiro ano em torno de 17,5%, similar de um Corolla, a Hilux moeda forte no segmento. A seu favor, tem a fama de ser confivel e valente, alm de apresentar um desenho ainda sedutor. Para se impor diante de tantos predicados, a Amarok aposta na tecnologia, na dirigibilidade convencional e na eficincia mecnica. Robustez e confiabilidade s se comprovam com o tempo, e isso d para entender. O que no tem explicao sua estreia sem cmbio automtico, justamente uma das principais armas da concorrente na qual se espelhou. Enquanto a Amarok continuar apenas com a caixa manual, a Hilux automtica segue confortvel na liderana do comparativo, inclusive.



AMAROK

DIREO, FREIO E SUSPENSO
Com trs quartos de volta a menos que a Hilux, o sistema de direo da Amarok mais direto. Os freios se mostraram bem dimensionados e pararam a picape da VW em espaos curtos.
★★★★

MOTOR E CMBIO
O 2.0 tem torque pleno a 1 500 rpm. Sensvel, a embreagem exige adaptao do motorista. A quinta e a sexta marchas so overdrive, para reduzir o consumo.
★★★★

CARROCERIA
A caamba maior que a da concorrente, mas o banco traseiro tem o encosto muito vertical em relao ao assento.
★★★

VIDA A BORDO
A decorao da cabine segue um estilo mais esportivo e tecnolgico. A ausncia de comandos no volante incomoda num carro acima dos 100 000 reais.
★★★★

SEGURANA
Os freios ABS so muito eficientes. De srie, oferece controle de trao. Como opcional, h controle de estabilidade, ESP, por apenas 1 500 reais.
★★★★

SEU BOLSO
a primeira incurso da VW no mundo das picapes mdias. Ser duro convencer o consumidor a fazer uma aposta de mais de 100 000 reais num modelo que ainda tem tanto a provar.
★★★



HILUX

DIREO, FREIO E SUSPENSO
Com pneus menos esportivos e mais aventureiros, a Toyota se mantm verstil sem comprometer o conforto. O perfil alto dos pneus combina com o acerto da suspenso, que vai bem na terra e no asfalto.
★★★★

MOTOR E CMBIO
Como a Amarok, oferece a plenitude do seu torque em baixa rotao. O curso longo entre as passagens de marcha fiel ao estilo picapeiro. No cmbio automtico, no h tranco entre as trocas.
★★★★

CARROCERIA
Tem tima proporo entre cabine e caamba. O visual, apesar de ser praticamente o mesmo desde 2005, atrai tantos olhares na rua quanto a estreante Amarok.
★★★★

VIDA A BORDO
A Toyota adota mostradores digitais simples. Regulvel apenas em altura, a coluna de direo dificulta a tarefa de encontrar a melhor posio para dirigir.
★★★★

SEGURANA
Perdeu para a Amarok pelo desempenho inferior dos freios com ABS e por no oferecer controle de estabilidade sequer como opcional.
★★★

SEU BOLSO
A fama de ser robusta tanta que seu ndice de desvalorizao similar ao de um Corolla, outro best-seller da Toyota.
★★★★



VEREDICTO

Se voc, como a maioria, no abre mo do conforto do cmbio automtico numa picape de luxo, fim de papo: s a Hilux oferece essa facilidade. J para quem quer uma picape manual, a Amarok surge como uma competente (e mais urbana) opo afamada Toyota Hilux.


Clique aqui para ver os nmeros do teste

Clique aqui para ver os dados tcnicos





» FOTOS


Publicidade