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Carros | Comparativos
Renault Duster x Ford EcoSport
Outubro 2011

Renault Duster x Ford EcoSport

Preço do sucesso, o jipinho da Ford enfrenta o Duster, primeiro concorrente direto feito à sua imagem e semelhança

Por Ulisses Cavalcante | fotos: Marcos Camargo
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TAMANHO DA LETRA  

Com oito anos de vida e prestes a mudar, o Eco não está mais sozinho: acaba de ganhar um rival paranaense. Ambos têm versões 4x4 para reforçar o espírito offroad e não desprezam clientes que preferem a comodidade da transmissão automática. No entanto, apesar do arsenal disponível nas linhas, sabe-se que a briga vai ser mesmo no mano a mano. Por isso deixamos de lado a tração nas quatro rodas para medir forças no piso favorito do cliente: o asfalto. No máximo, um pouco de terra batida.

O veterano EcoSport Freestyle 1.6 é a configuração preferida dos consumidores, que responde por mais de 65% do mix de vendas. A Renault se preparou para seguir essa trilha. Espera que metade dos Duster seja equipada com motor de 1,6 litro e tração só nas rodas da frente. Por isso, reservou três versões com essa configuração (1.6 16V, Expression e Dynamique).

Em relação ao Duster 4WD, as versões 4x2 se distinguem visualmente pelos para-choques pintados integralmente da cor do veículo e pelas rodas de liga com acabamento prateado. Para encontrar outras diferenças, é necessário olhar sob a saia. A suspensão traseira do 4x2 tem eixo de torção semiindependente. É mais simples que a construção multibraços, mas não deixa a desejar e revela um ajuste preciso. Firme, sem ser desconfortável, impede rolagem excessiva nas curvas - comportamento comum em utilitários esportivos.

Além do espírito que os une, Duster e Eco impõem aos ocupantes o mesmo estilo de trilha sonora, patrocinada pelos pneus de uso misto com rodas aro 16. Eles também se equiparam no conforto interno, já que o nível de equipamentos é parecido. O Eco sai na frente no design do painel, cujas linhas foram inspiradas nos Land Rover, mas o Duster dá o troco no espaço. A área para os ocupantes no Ford é limitada, com 135 cm de largura na linha dos bancos dianteiros, contra 141 cm do rival romeno-brasileiro. No porta-malas, o jipinho de Camaçari perde feio. São 296 contra 475 litros.

A trena mostra que o Renault tem 4,31 metros de comprimento e 1,82 metro de largura. São 10 cm a mais que o EcoSport. Não é muito, mas a aparência robusta do novato sugere medidas maiores. Mero truque de estilo, aplicado nos para-lamas e para-choques. Tanto é que lado a lado os rivais têm o mesmo porte. Além disso, a tampa traseira do Duster é aberta para cima, já que ele não carrega o estepe nas costas. Seu pneu sobressalente fica instalado por baixo do porta-malas. A solução é mais prática, mas não necessariamente mais segura, já que o pneumático continua do lado de fora.

Tanto o EcoSport Freestyle quanto o Duster Dynamique tratam bem seus ocupantes. Equivalem- se em mimos de conveniência, como luzes dentro do porta-luvas, computador de bordo, porta- objetos no console e retrovisores elétricos. Os dois pecam ao não vir com porta-garrafas nas portas, mas compensam o cliente com outros acessórios. O Renault traz um porta-objetos no teto, enquanto o Eco oferece um estepe de liga leve e acabamento superior.

No meio do toma lá dá cá, a ficha de desempenho e a lista de equipamentos do Duster mostram que o jipinho tem qualidades, mas ele supera por pouco o EcoSport. Sem atualizações desde o início de 2010, o Ford começa a acumular pó na lataria, mas uma nova geração está no forno e chega no fim de 2012. A luta promete ser boa. E olhe que estamos apenas no primeiro round.

 



DUSTER 1.6
R$ 59 000 - Valor estimado da versão Dynamique 1.6 16V, com câmbio manual de 5 velocidades.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A direção é precisa, mas lenta, o que reduz a agilidade em manobras. O EcoSport sofre do mesmo mal.
★★★

MOTOR E CÂMBIO
A mecânica mostra-se confiável e adequada ao carro. Emprestado do Sandero, o motor 1.6 deverá ser o mais vendido. Câmbio tem engates precisos.
★★★★

CARROCERIA

O design divide opiniões, mas sem dúvida chama atenção. No entanto, não ofusca o EcoSport.
★★★★

VIDA A BORDO

Nível de conforto equivale ao do rival, mas leva vantagem em espaço, mesmas qualidades da família Logan. Tem excesso de texturas nos plásticos.
★★★★

SEGURANÇA

A pontuação neste quesito é maior que a do Eco, pois os freios ABS e airbags duplos são itens de série.
★★★★

SEU BOLSO
O preço não estava definido até o fechamento desta edição. Renault promete preço menor que o do Eco e custos fechados de revisão.
★★★★



ECOSPORT

R$ 60 730 - Preço da versão Freestyle, intermediária, que tem mais de 65% do mix de vendas.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
Suspensão é firme e funciona melhor no asfalto que na terra, mas não sofre com buracos.
★★★

MOTOR E CÂMBIO
Com câmbio de relações longas, leva vantagem em consumo rodoviário, mas perde para o Duster nas retomadas.
★★★

CARROCERIA
A última grande mudança ocorreu em 2007, mas ainda assim as linhas agradam. Neste quesito, não perde para o Duster.
★★★★

VIDA A BORDO
Agrada aos ocupantes pelo estilo, pois seus mimos são os mesmos do rival. Texturas e plásticos têm qualidade superior.
★★★★

SEGURANÇA

Pelo que custa, deveria ter freios ABS de série, assim como o rival.
★★★

SEU BOLSO
Tem preços fixos de revisão e a rede está acostumada com sua manutenção. Com oito anos de vida, tem liquidez e ótima aceitação no mercado.
★★★



VEREDICTO

As versões 1.6 4x2 deste comparativo são as preferidas do compradores de aventureiros. A altura elevada e os pneus de uso misto dão alguma vantagem no trânsito e em pisos ruins, algo comum em centros urbanos. O Duster vence por pouco o Eco 2012, mas será que tem armas para enfrentar a próxima geração do jipinho?

 



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