Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
Fiat 500 x Mini Cooper x Smart ForTwo
Janeiro 2010

Fiat 500 x Mini Cooper x Smart ForTwo

A misso dos trs uma s: cativar olhos e corao dos motoristas

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Diante dos carros que aparecem na foto destas pginas, qual a primeira coisa que lhe vem cabea?

A ECONOMIA DE COMBUSTVEL
B FACILIDADE DE ESTACIONAR
C AGILIDADE NO TRNSITO
D EMISSES MAIS BAIXAS
E NENHUMA DAS ANTERIORES

Falando francamente, a ltima alternativa pode no ser a mais correta, mas a mais verdadeira. Pelo menos por enquanto. A emoo continua a ser um fator decisivo na hora de escolher um carro. No toa que o design aparece nas primeiras posies das pesquisas de motivao de compra. E, ainda que Fiat 500, Mini Cooper e Smart ForTwo satisfaam as aspiraes ao lado de a a d, eles seduzem mesmo pelo estilo particular de cada um. Fizemos uma experincia: durante o horrio de almoo, colocamos os compactos no ptio interno do edifcio da Editora Abril e observamos a reao do pblico. Apresentados nas verses bsicas, eles chamaram tanta ateno quanto uma Ferrari F430 vermelha, que por coincidncia estava exposta em um salo envidraado ao lado do ptio, para promover os produtos de uma empresa. Os compactos foram examinados, tocados e fotografados pelo pblico. Ao fim da exposio, ficamos com a sensao de que o Mini que nos foi cedido pela concessionria Caltabiano, de So Paulo foi o alvo da maior curiosidade, mas sem chegar a ofuscar os rivais.

O Mini foi o carro que inaugurou esse segmento, que bem poderia ser chamado de compactos de imagem. Antes dele, houve lanamentos com propostas semelhantes, como releituras de modelos do passado, entre os quais o mais notrio foi o VW New Beetle. Mas nenhum fez tanto sucesso como o Mini, lanado na Europa em 2001. Deu to certo que todas as marcas passaram a querer ter seu mni. O 500 um exemplo desse desejo. E o Citron DS3 outro (veja na pg. 72). A Audi tambm ter o seu, o A1, com estreia prevista para maro, no Salo de Genebra.

O segredo da Mini foi reeditar o esprito do Mini Cooper original em uma vestimenta moderna. Foi essa combinao de passado e presente descolado que chamou a ateno do administrador de empresas Mrio Mendes, dono de um exemplar da apimentada verso S. Gosto do Mini porque ele avanado tecnologicamente, mas no perdeu a relao com o passado, diz. Para contentar o lado saudosista do consumidor, o novo Mini reproduz as formas da carroceria, os faris e o desenho da grade dianteira do modelo lanado em 1959. E, para agradar o lado high tech, ele apresenta um painel deslocado, por exemplo, com o velocmetro no centro da cabine e o contagiros ancorado na coluna da direo.

O 500 reza pela mesma cartilha. A Fiat parece que foi ainda mais fiel ao estilo do 500 original, de 1957. E foi isso que chamou a ateno do comerciante Diego Comolatti, que italiano e gostou de ver o velho 500 reeditado. forte a semelhana entre os dois, diz. Mas, como no poderia deixar de ser, por dentro o 500 tambm traz novidades como mostradores digitais e a incluso de recursos como o sistema Blue&Me, com conexo para celular e tocador de MP3.

O Smart um caso diferente. Ele pegou carona nessa onda dos compactos porque bonitinho como os outros, mas no tem nada de retr. Pelo contrrio. Na verdade, o Smart quase fracassa por ter se antecipado tendncia minimalista. Fruto da parceria entre a Mercedes e a fabricante de relgios Swatch, ele estreou em 1997 e teve um comeo difcil, numa poca em que ser racional e ambientalmente amigvel, suas bandeiras sustentveis, no era to valorizado como hoje. Como detalhes de estilo tpicos, o Smart apresenta a estrutura da cabine exposta (na cor cinza) e os mostradores satlites no alto do painel, que acompanham o carro desde a primeira edio.

Ser o primeiro do mercado no o nico trunfo do Mini, no entanto. Ele foi lanado rodeado de cuidados por parte da BMW, que dona da marca Mini. Mais que vender um carro, a BMW passou a oferecer um estilo de vida ao comprador. As concessionrias Mini, por exemplo, podem facilmente ser confundidas com casas noturnas ou butiques da moda. A iluminao e a msica dos show rooms so iguais s que se encontram nesses ambientes. Alis, as revendas no tm apenas carros. Elas oferecem tambm roupas, sapatos, bolsas e acessrios da grife Mini.

No caso do Smart, as lojas tambm so prprias da marca, com layout e comunicao visual diferenciados, mas so mais parecidas com concessionrias tradicionais. E o 500, por seu lado, compartilha o espao nos show rooms da Fiat com outros modelos da marca. Nem todas as revendas Fiat oferecem o 500, apenas 150, parte da rede classificada como Premium. Mas mesmo assim sem qualquer glamour.

Como imagem um bem intangvel, vamos confrontar os trs compactos naquilo que se pode aferir. Acabamento de qualidade superior e a boa oferta de equipamento de srie, isso comum aos trs. Todos tm freios ABS, airbags, ar-condicionado, rodas de liga leve e sistema de som. O Smart e o 500 contam com controle de estabilidade. O Mini e o 500 vm com computador de bordo. E o 500 o nico com sete airbags. Alm dos frontais e dos laterais, ele tem ainda um airbag de proteo para os joelhos do motorista. E o Smart vem com cmbio automatizado de srie, enquanto os outros possuem cmbios manuais. No 500 existe a opo do sistema automatizado e no Mini, a do cmbio automtico.

Nenhum deles pode bater no peito e dizer que espaoso. O espao interno do Mini maior que o dos rivais. Mas quem viaja no banco de trs vai se sentir mais confortvel a bordo do 500, que distribui melhor a pouca rea de que dispe. No Smart no h bancos traseiros, mas na dianteira o passageiro tem espao suficiente para cruzar a perna e abrir o jornal, enquanto o motorista dirige. Entretanto, ler a bordo de um Smart no recomendvel: a suspenso tem tolerncia zero, ou seja, no negocia com nenhuma irregularidade do piso. Basta uma tampa de esgoto desnivelada para que o motorista receba o impacto seco da batida da roda. J o Mini, com uma calibragem que privilegia a esportividade, oferece um pouco mais de conforto a bordo. Em uma viagem de longa distncia, o motorista chega cansado. O 500 o mais amigvel. Ele tem comportamento comparvel ao de alguns de seus parentes, como o Punto.

Normalmente, os compactos so o segundo ou terceiro carro das famlias que os compram. Mas h quem os use no dia a dia. Esse o caso da vendedora de veculos Regina Gutierrez, dona de um Smart. Ela diz que gosta de rodar com o carro de casa at o trabalho porque ele gil e divertido no trnsito. Profunda conhecedora do assunto, ela apaixonada por carros e tem o privilgio de trabalhar com o objeto de sua paixo. Ela afirma que este j seu segundo Smart.

Neste comparativo, como j era esperado, no houve um padro rgido entre a configurao dos carros. Cada modelo entrou na pista com as armas que tinha. Assim, alinhamos o 500 Sport, equipado com motor 1.4 16V de 100 cv e cmbio manual de cinco marchas, com o Mini Cooper Chili 1.6 16V de 120 cv e cmbio manual de seis marchas, e o Smart 1.0 Turbo de 84 cv e cmbio automatizado de cinco marchas. O Mini se destacou nas provas de desempenho e nas frenagens. Nas simulaes de consumo, o Smart nadou de braada com as mdias de 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada, enquanto o Mini conseguiu respectivamente 11,2 e 15 km/l e o 500, 10,6 e 13 km/l.

Em relao aos preos, tambm h grandes diferenas entre eles. O Mini Cooper Chili o mais caro, custa 86900 reais. O 500 Sport vem em segundo, vendido a 63860 reais. E o Smart ForTwo Coupe sai por 57900 reais. No mercado, contudo, os trs modelos vivem alternando posies no ranking de vendas. No fim de 2009, o 500 foi o mais vendido em outubro. O Mini tomou a ponta em novembro. E o Smart estava com a liderana, no volume acumulado do ano, at o fechamento desta edio, com 834 carros vendidos. Como era de imaginar, nesse segmento de imagem, ainda que de pequeno formato, o fator preo perde em relevncia para a emoo, na hora da compra.

Se voc est interessado em algum dos trs, provavelmente j tem a opinio formada. Mas, se est apenas procurando um compacto e ainda no se decidiu, importante fazer algumas consideraes. O Mini o precursor do estilo e, em funo do preo mais alto, detm o ttulo de o mais exclusivo. O Smart custa menos e o mais ecologicamente correto. Mas quase um meio de transporte individual, porque no leva nem uma mala a mais, quando est com duas pessoas. E o 500 o mais equilibrado por ter preo prximo ao do Smart e espao parecido com o do Mini.

Como afirmamos, escolher um deles mais uma questo de sintonia que um exerccio de racionalidade. Encantos, os trs tm de sobra, mas bom saber o que vai por dentro de cada um antes de pensar numa relao a longo prazo.



500

DIREO, FREIO E SUSPENSO
A direo eltrica tem dois modos de uso: Normal e Sport. O freio eficiente e a suspenso garante bom nvel de conforto.
★★★★

MOTOR E CMBIO
O desempenho modesto, mas o cmbio cumpre bem sua funo.
★★★

CARROCERIA
O acabamento superior ao padro Fiat nacional. E o design o ponto forte do projeto.
★★★★

VIDA A BORDO
Ele bem equipado, no faz feio na ergonomia e no uso urbano oferece bom nvel de conforto.
★★★★

SEGURANA
Vem com 7 airbags, ABS, EBD, ASR e ESP.
★★★★★

SEU BOLSO
Tem preo intermedirio entre os rivais. A garantia de dois anos e a assistncia dada por toda a rede Fiat.
★★★★



MINI

DIREO, FREIO E SUSPENSO
Ele se saiu bem nos testes de frenagem. Sua direo direta e a suspenso privilegia um modo de conduo esportivo.
★★★★

MOTOR E CMBIO
Ele foi o mais rpido nas provas de desempenho, mas no espere fortes emoes a bordo deste compacto de imagem.
★★★★

CARROCERIA
Seu design charmoso, mas por fora a carroceria promete um espao que no entrega, por dentro.
★★★

VIDA A BORDO
A posio de dirigir correta, mas o motorista precisa de um tempo para se acostumar aos comandos, pouco intuitivos.
★★★

SEGURANA
O Mini tem 6 airbags, ABS, EBD e CBC (freio auxiliar em curvas) como itens de srie.
★★★★

SEU BOLSO
Ele o mais caro do segmento. E o custo de sua manuteno segue o padro BMW.
★★★



SMART

DIREO, FREIO E SUSPENSO
A suspenso dura, para garantir a estabilidade. A direo lenta, mas os freios esto bem dimensionados.
★★★★

MOTOR E CMBIO
Apesar de pequeno, o motor d conta do recado. O cmbio privilegia a economia, mas, se as trocas forem feitas no modo manual, suas respostas se tornam mais rpidas.
★★★★★

CARROCERIA
Ele pequeno por fora, mas espaoso por dentro (para duas pessoas).
★★★★

VIDA A BORDO
O acabamento de bom gosto e usa materiais de qualidade. Tem computador de bordo, Bluetooth e conexo para iPod.
★★★★

SEGURANA
Tem 4 airbags, ABS, BAS, EBD e ESP.
★★★★

SEU BOLSO
Diante do Mini, seu preo fica interessante. Mas seu custo de manuteno acompanha o padro da rede Mercedes-Benz.
★★★



VEREDICTO

Direto ao ponto: nenhum dos trs cobra barato pelo fator imagem. O Mini, o mais caro de todos, tambm mais carro. E o mais carismtico entre eles. O Smart, por sua vez, divertido para quem est ao volante e econmico na hora de abastecer. De to extico e minimalista, tem um charme alternativo. J o 500 rene a praticidade dos quatro lugares com estilo e preo mais acessvel que o do Mini. a ousadia mais sensata entre os trs.





» FOTOS


Publicidade