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Carros | Comparativos
Chevrolet Montana 1.4 x Fiat Strada 1.4
Novembro 2007

Chevrolet Montana 1.4 x Fiat Strada 1.4

Equilbrio em xeque: Ambas com motor 1.4, Montana e Strada se enfrentam em um apertado confronto

Por PAULO CAMPO GRANDE | FOTOS MARCO DE BARI
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Achegada do motor 1.4 tornou ainda mais acirrada a briga das picapinhas Chevrolet e Fiat. Rivais histricas, Montana e Strada trazem uma configurao ainda mais prxima uma da outra na verso de entrada. Vale lembrar que, at ento, a Montana s tinha como opo o motor 1.8. As verses alinhadas so as mais simples de cada famlia, que atendem tanto quem quer um veculo para trabalho como quem procura uma picape barata para lazer. A Montana a 1.4 Conquest, vendida por 29 590 reais, e a Strada, Fire 1.4, por 30 640 reais.

Ao contrrio das verses top, em que Montana e Strada parecem ter sido feitas com o mesmo molde - ambas possuem os mesmos atributos, equipamentos e at o motor 1.8 -, entre as bsicas h grandes diferenas e o DNA de cada marca fica mais evidente. A Montana revela seu maior compromisso com o conforto. Sua suspenso mais macia e a direo tem respostas um pouco mais lentas. A Strada, por sua vez, apresenta temperamento mais nervoso. Sua suspenso copia a pista e manda o recado direto para o motorista. A direo responde mais rapidamente. No acabamento, as duas tm o mesmo padro compatvel com a categoria. Os bancos so de tecido e as peas de plstico do painel, algumas vezes, no esto nem a para causar boa impresso. A Montana Conquest tem a vantagem de reproduzir as formas da verso top Sport e, por isso, ser mais atual que a Strada Fire, que herda o visual externo do Palio 2004 e o interior do modelo 2000 (a Strada Fire no mudar quando as demais verses da linha receberem a frente do novo Palio).

Externamente, as duas picapes exibem calotas, molduras nos pra-lamas e pra-choques escuros. Pode no ser a coisa mais bonita do mundo, mas uma bno quando se raspa na coluna da garagem, situao em que o estrago parece menos evidente.

Em relao aos equipamentos, Montana e Strada se equivalem na quantidade - reduzida - de recursos: direo hidrulica, ar-condicionado, preparao para som, janela traseira corredia e vidros e travas eltricos so opcionais. Mas h importantes diferenas entre os pacotes. A Montana mais bem equipada no que diz respeito aos itens de srie. Ela traz tampa traseira com chave, sistema de advertncia para faris ligados, imobilizador e pedais desarmveis, enquanto a Strada tem apenas imobilizador e protetor de caamba, entre seus principais itens. A Fiat deixou de fora o conta-giros, instrumento muito til, principalmente em um carro com motor de flego limitado.

Na lista de opcionais, alm dos j mencionados, a vez de a Montana ser mais despojada. Seu destaque o protetor de crter, enquanto a Strada pode ser equipada com freios ABS e duplo airbag. Ponto para a Fiat. A Strada tem a verso de cabine estendida, que toma emprestado espao na caamba. Nesse caso, seu preo pula para 34 740 reais. A Montana no varia. Sendo assim, comparando as picapes mostradas aqui, a caamba da Strada maior no comprimento, com 169 contra 162 centmetros, e a da Montana mais larga: so 110 contra 102 centmetros. Em volume e carga, segundo nmeros das fbricas, a Montana vence. Ela tem capacidade para 1 143 litros e 730 quilos, enquanto a Strada transporta 1 100 litros e 705 quilos.

Na pista de testes, aquele comportamento mais esportivo de suspenso e direo da Strada no foi correspondido pelo motor. A Montana disparou na frente, nas provas de desempenho, sendo 3 segundos mais rpida que a Strada nas aceleraes de 0 a 100 km/h. Ela precisou de 12,2 segundos, enquanto a Strada gastou 15,3 segundos. Falou mais alto o 1.4 EconoFlex da GM, que entrega 105 cv de potncia e 13,4 mkgf de torque, enquanto o 1.4 Fire da Fiat gera 81 cv e 12,4 mkgf. Sempre rodando com lcool.

Nas frenagens, a Strada foi melhor. De 80 km/h a 0, ela parou em 27,7 metros e a Montana percorreu 29,3 metros. No consumo houve equilbrio. Nas provas de dirigibilidade - slalom, mudana de faixa e curvas - as duas se saram bem. Respeitando os limites de quem tem a maior parte do peso apoiado no eixo da frente, elas so capazes de manobrar com segurana, sem dar sustos ou exigir manobras de correo.

Alm do teste de pista, rodamos com as picapes nas ruas e estradas e pudemos ver aqueles defeitos que as fbricas no admitem nem sob tortura. o caso do nvel de rudo interno da Montana prejudicado por uns estalos no revestimento do teto - bem em cima do ouvido do motorista -, que parecem crnicos porque foram observados em vrias Montana j avaliadas por ns, inclusive a nossa do teste de Longa Durao. E a Strada, por sua vez, tem dois problemas: um deles o sistema de ajuste do encosto dos bancos por alavanca, que impreciso e difcil de usar, e o outro, a posio do rdio logo acima das sadas do ar-condicionado. Toda vez que muda de estao, o motorista recebe o vento frio (ou quente) nas mos e nos braos.

As duas fbricas oferecem o mesmo tempo de garantia de um ano para suas picapes. Na avaliao do Cesvi (cesvibrasil.com.br), a Montana a dona da manuteno mais simples e barata. Em relao ao preo do seguro, a vantagem da Fiat. Segundo a corretora Nova Feabri (novafeabri.com.br), para um mesmo tipo de consumidor (com perfil de risco moderado), o seguro de uma Montana Conquest sai por 3 300 reais, enquanto o de uma Strada Fire custa 2 500 reais.

No fim das contas, a GM leva o comparativo. A Montana mais confortvel, tem um pacote de equipamentos de srie melhor e apresentou maior rendimento na pista, alm de ter visual mais atual.

[img01]clique aqui para abrir a tabela comparativa em tamanho maior


MONTANA - R$ 29 590
Seu visual mais simples que o da verso Sport, mas segue o mesmo design.

DIREO, FREIO E SUSPENSO
O compromisso maior com o conforto. A direo leve e a suspenso, macia. Os freios poderiam ser mais eficientes.
★★★★

MOTOR E CMBIO
Superou a rival no desempenho e manteve a mdia, nas medies de consumo.
★★★★

CARROCERIA
Tem estilo mais moderno, cabine mais espaosa e acabamento dentro do padro do segmento.
★★★★

VIDA A BORDO
A Montana mais confortvel que a Strada, mas peca pelo nvel de rudo interno. As ferramentas jogadas atrs do banco causam m impresso.
★★★

SEGURANA
Tem pedais desarmveis e imobilizador, mas nem sonha em ter ABS e airbag.
★★★

SEU BOLSO
Seu custo de reparao menor, mas paga mais seguro. Como tem preo menor na tabela, ainda est bem na fita.
★★★★


STRADA - R$ 30 640
Com a chegada da nova Strada, esta verso Fire permanecer sem novidades visuais.

DIREO, FREIO E SUSPENSO
A direo direta, o freio tem pouca progressividade e a suspenso no poupa o motorista das irregularidades do piso.
★★★

MOTOR E CMBIO
O motor Fire cumpre bem seu papel de empurrar a picapinha. Mas o da Montana faz melhor. O cmbio bem escalonado.
★★★

CARROCERIA
Por fora, a defasagem esttica no tanta. Mas o painel antigo. E o espao interno menor.
★★★

VIDA A BORDO
Alm do acabamento mais despojado e do comportamento mais duro, tem um defeito: o ajuste do encosto, difcil de regular.
★★★

SEGURANA
No conta com pedais desarmveis, mas tem bancos antimergulho e interruptor de combustvel. E ainda tem duplo airbag e ABS entre os opcionais.
★★★★

SEU BOLSO
O bom das picapes leves, nas verses de entrada, a relao custo/benefcio. A ainda tem a vantagem de pagar menos pelo preo do seguro.
★★★★


VEREDICTO
A Montana tem o melhor conjunto. Vem mais equipada com itens de srie e mostrou desempenho superior. E ainda custa menos. A Strada mais despojada e tem como principal vantagem o baixo preo do seguro.





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