Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
1º Ford Focus 1.6 Flex
Julho 2007

1º Ford Focus 1.6 Flex

Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

A Ford parece não ligar muito para o Focus. Entre os personagens deste comparativo, ele foi o último a ganhar o motor bicombustível, no mês passado. E, não fossem alguns retoques na dianteira feitos em 2005 - que envolveram grade, pára-choques e faróis -, ele teria a mesma cara de quando chegou aqui, em 2000. A marca justifica o "atraso" afirmando que ele tem o melhor motor flex do segmento. Comprovar uma informação como essa é, no mínimo, complicado. Mas pudemos atestar a boa saúde do Focus na pista de testes. Mesmo com motor 1.6, (que desenvolve 105,2 cv com gasolina e 112,6 com álcool), ele andou muito bem e só foi mais lento no teste de aceleração que o Chevrolet Astra, que sai de fábrica com motor 2.0.

Sempre elogiamos o Focus pela dirigibilidade. E, nesse aspecto, ele continua irretocável. Possui suspensão McPherson na dianteira e multilink (independente) na traseira, com um excelente acerto de molas e amortecedores. A alavanca de câmbio é precisa e próxima do volante. Em suma, o Ford disputa com o Golf - os outros três andam atrás da dupla - no quesito prazer ao dirigir. Já na relação custo/benefício, ele é quem leva a melhor. A versão GL já vem com ar-condicionado e direção hidráulica de série e custa 43 490 reais. É, disparado, o mais barato por aqui. Investindo mais 1 240 reais, você pode equipá-lo com vidros e travas elétricos. Se você quiser mais, vai ter que partir para a versão GLX, que sai por 46 950 reais e traz, além dos itens supracitados, o CD player de série. O único senão em relação aos equipamentos é o ABS, encontrado apenas da versão Ghia, a topde- linha, que custa 64 290 reais.

Como dissemos, foi-se o tempo em que ele tinha o desenho mais moderno - na Europa ele mudou em 2004. Mas a cabine agrada pelo bom acabamento (o plástico utilizado no revestimento das portas e do painel é agradável ao toque e superior ao de Astra e Stilo) e pela ergonomia, já que ele tem boa posição de dirigir e o volante com diâmetro na medida certa. O espaço para os passageiros está na média do dos rivais. Com 2,61 metros de entreeixos, ele só perde para o Astra, 3 centímetros maior, e empata com o 307, que tem projeto mais novo. No porta-malas, por sua vez, cabem 350 litros, 70 a menos que o do 307, o campeão nesse quesito.

Mesmo com um desempenho para lá de satisfatório comparado aos rivais, o Focus ainda presenteia o condutor com boas médias de consumo. Com álcool e na estrada, percorre 11,4 km/l. É o dono da maior autonomia, rodando 627 quilômetros com um tanque de combustível. Na cidade, obteve a terceira melhor média, fazendo 7,6 km/l. E a economia não acaba aí. A versão GL é a que tem o menor valor de seguro, cotado em 2 100 reais. Pelo conjunto da obra, pela diversão ao volante e pelo preço atraente, o Focus levou a melhor neste comparativo.


FOCUS - R$ 43 490
Acabou de virar bicombustível. Atualmente, é o terceiro colocado em vendas.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
É o modelo a seguir. A Ford conseguiu dosar a quantidade certa de conforto, estabilidade e firmeza na direção.
★★★★★

MOTOR E CÂMBIO
Com motor 1.6, andou bem nos testes de desempenho. O câmbio também ajuda - e isso vale para a condução diária.
★★★★

CARROCERIA
Mudou, lá fora, em 2004. E, por aqui, recebeu retoques no ano seguinte. Rumores indicam que haverá novidades para 2008.
★★★★

VIDA A BORDO
Se as linhas do painel cansam sua vista, a boa ergonomia cuida bem do resto. O Focus soma pontos pelos materiais de boa qualidade aplicados no interior.
★★★★

SEGURANÇA
De série, está ao lado de Golf, Astra e Stilo, trazendo o básico. O ABS só é encontrado na versão Ghia, a mais cara da gama.
★★★★

SEU BOLSO
Além de ser mais barato, tem o menor seguro e ainda obteve a melhor média de consumo na estrada.
★★★★★


>> Página inicial

>> 1º lugar Focus

>> 2º lugar 307

>> 3º lugar Golf

>> 4º lugar Astra

>> 5º lugar Stilo

>> Tabela comparativa e veredicto





» FOTOS

Publicidade