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Carros | Comparativos
Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Abril 2007

Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI

Deciso de ttulo: Em jogo, a tradio de famlia do Golf GTI contra a juventude do desafiante Civic Si

Por Adriano Griecco | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

O acinzentado do cu evolua rpido para um chumbo pesado. Era questo de pouco tempo para comear a chover. Apesar de ter potncia de sobra sob o p direito, no podia ultrapassar o limite de velocidade. Quando apontei o Civic Si no Campo de Provas da GM, em Indaiatuba (SP), o Golf GTI j estava a postos, me esperando. Foi o tempo de estacionar o carro prximo do rival amarelo para comear a cair o mundo.

Fiquei ali, sentado, olhando os dois carros, um de frente para o outro. De um lado, o GTI, um emblema que brilha entre os esportivos nacionais desde que a sigla estampava as laterais do Gol. Do outro, o desafiante. O Si, que vem de uma famlia com tradio na fabricao de pequenos foguetes (algum se lembra do Civic VTi de 167 cv que andou - e muito - por aqui nos anos 90?). Os dois disputaro o ttulo de melhor esportivo nacional de srie - o Lobini (veja na pg. 38), mais rpido e com trao traseira, tem produo artesanal: at hoje foram comercializados 20 carros.

Como a chuva no dava trgua, comecei a reparar nas linhas de cada um deles. No fossem as cores, os dois passariam despercebidos no trnsito. O que mais chama ateno o aeroflio traseiro do Si, fixado na tampa do porta-malas. O Golf ostenta a condecorao GTI na grade e na tampa traseira e tem faris com mscara negra. As lanternas tambm vm com mscara negra, ante o vermelho das verses mais mansas do VW. O Si traz sua credencial na lateral, onde a sigla i-VTEC, que se refere ao comando de vlvulas varivel, insinua que ele de briga. As rodas aro 17, mesma medida utilizada pelo Golf, e as luzes indicadoras nos retrovisores, assim como no EXS, alm da grade dianteira exclusiva, so os outros sinais particulares.

Estilo sempre conta, mas nessa categoria no tem peso mximo. Neste nicho, desempenho e dirigibilidade esto no alto da lista de prioridades dos compradores com desprendimento para gastar cerca de 100 000 reais. Em qualquer roda de amigos em que performance seja o assunto, sempre existiro duas correntes. De um lado, os fs dos motores aspirados. Do outro, aqueles que gostam de extrair potncia com sobrealimentao, seja por meio de turbo, seja por compressor. Aqui, temos o confronto dessas duas escolas.

Cavalos mgicos
A verso anterior do GTI tinha 180 cv. Agora tem 193. Assim, manteve o cinturo de esportivo nacional mais potente. Para somar 13 cv ao motor, a Volks fez duas modificaes. Aumentou a presso da linha de combustvel, que passou de 0,7 para 0,8 bar, e remapeou o software da injeo. E adicionou mais uma funo ao carro: a de identificar que combustvel est no tanque. No, ele no virou flex. Estamos falando de gasolina comum ou de alta octanagem. Se no tanque houver gasolina premium (acima de 95 octanas, segundo a fbrica), o motor vai trabalhar com o ponto de ignio adiantado em at 5 graus. Na prtica, ele retarda a fasca da vela, aumentando a compresso da mistura. Com isso, extrai mais energia do combustvel, gerando a cavalaria extra. Um sensor de antidetonao atua para evitar pr-detonao. E se o novo GTI for abastecido com gasolina comum? A o encanto desaparece e a carruagem volta a ser puxada pelos 180 cv.

J o Si trilhou outro caminho para chegar aos 192 cv. O motor parcial (bloco de alumnio, virabrequim, pistes e bielas) o mesmo do Accord 2.0, que tem 150 cv. Basicamente, a Honda melhorou a admisso e o escape, acrescentando um comando de vlvulas mais bravo. Trabalhou os dutos do cabeote e aumentou o dimetro das vlvulas. O coletor de admisso agora de alumnio e tem comprimento fixo. Seu desenho foi pensado para otimizar o desempenho. O motor do Si tem uma verso diferente do i-VTEC encontrado em outros carros da marca. Se no Accord apenas uma das duas vlvulas de admisso se abre em baixas rotaes, no Si o sistema trabalha acionando as duas, sempre visando mais mistura na cmara de combusto. O sistema tambm atua no tempo de abertura das vlvulas de escape. O sistema de escape tambm foi modificado, para "expirar" melhor. Os quatro coletores convergem para apenas duas sadas, que mais frente so unificadas. Para fechar o pacote, a Honda trabalhou a parte intermediria do sistema de escape com o objetivo de proporcionar um ronco mais grave ao esportivo. Funcionou.

No campo de provas de Limeira, testamos os dois carros de olho no tempo de acelerao. Si e GTI praticamente empataram nessa prova. O Honda conseguiu a mdia de 7,9 segundos e o Golf foi 1 dcimo mais lento, abastecido com combustvel de alta octanagem. Com gasolina comum, seu nmero piora para 8,7 segundos. Nas retomadas, a disputa continuou apertada e o GTI foi 3 dcimos mais rpido de 80 a 120 km/h em quinta marcha. At no consumo os dois andaram prximos. Com a mdia de 8,7 km/ l, o GTI mais econmico na cidade. E, com 13,1 km/l, o Honda agrada quem viaja mantendo a mdia de 100 km/h. J as mximas no puderam ser aferidas, por conta de reformas na pista circular da GM.

De volta quarta-feira nublada e molhada, estamos na D1, pista do Campo de Provas da GM feita exclusivamente para testes de suspenso. Metade dela tem piso irregular. A outra um tapete, que tem um trecho de alta velocidade e uma serra, com curvas fechadas. Nas primeiras voltas, andei prestando mais ateno nas respostas da suspenso onde havia ondulaes. Nesse aspecto, o GTI, que transmite as imperfeies do piso para o volante, pior. Na hora de absorver tais ondulaes, empate: em ambos a tripulao vai enfrentar os sacolejos da "turbulncia".

Em seguida, resolvi acelerar de verdade, devidamente escoltado pelo controle de estabilidade (chamado de ESP no Golf e de VSA no Si). A suspenso do Volks mais dura que a do Honda e a direo, mais leve e direta. Isso torna o Golf um pouco mais temperado que o Si, quando falamos de direo esportiva. Ele responde de forma mais arisca aos comandos do brao. O Si tem volante mais pesado e comportamento mais amistoso nas entradas de curva. Em termos de estabilidade, os dois so equivalentes.

No percurso, o Si se saiu melhor por ter seis marchas. Ainda que a sexta seja um overdrive, ela joga as outras cinco para baixo. Com isso, o motor est sempre cheio, com torque de sobra. Enquanto as curvas a bordo do Honda eram feitas em terceira marcha, no Golf ficava aquela dvida: em segunda, a quase 5 000 giros (com o motor gritando), ou em terceira com o motor mais chocho? Essa caracterstica torna o Si mais fcil de se guiar. Voc consegue dosar melhor o acelerador no meio das curvas, saindo delas com mais controle sobre o carro.

Nas sadas de curva, era a vez de os controles de estabilidade se apresentarem. O do GTI mais brusco. Voc percebe as rodas sendo freadas e o motor sendo cortado. O do Si trabalha em silncio. Em alguns casos, sua discreta atuao s era percebida pela luz amarela piscando no painel. Dando folga a esses assistentes, fica mais evidente a tendncia do Si a sair de frente. O GTI no - e deve agradar aos condutores mais experientes. Escorrega com graa nas quatro rodas. Quando comea a sair de frente, a traseira acompanha, despertando o instinto automtico de contra-esterar. No necessrio. aliviar o p do acelerador que o GTI recupera a trajetria. Nem preciso dizer que esse o tipo de manobra que s se deve fazer em pista.

O GTI pode at ser mais divertido para dirigir esportivamente. Mas o convvio dirio melhor com o Si, que tem interior mais amigvel. A comear pelos 19 centmetros a mais de entreeixos e pelo assoalho traseiro plano. Alm disso, as modernas linhas do painel avanam sobre os ocupantes da frente, tornando o ambiente mais aconchegante. A camura preta no revestimento de bancos e portas tambm ajuda. As novidades do Si em relao ao Civic "normal" so os mostradores vermelhos e a shift-light, que fica ao lado do velocmetro, na parte superior do painel. O Golf mais frio. Seu painel afastado do motorista e os detalhes de alumnio aumentam a sensao. Nos bancos, o GTI tem um couro que tingido por trs com tinta laranja, que aparece na pequena furao do centro. A novidade do Volks est nos mostradores, que tm grafia exclusiva com iluminao e fundo brancos. Que no combinam com o rdio e o ar-condicionado, que mantiveram o vermelho e azul.

Nos dois, a posio de dirigir boa. As regulagens dos bancos so manuais e as colunas de direo so ajustveis em altura e profundidade. Acredite: voc vai se sentir bem em qualquer um deles. O GTI agrada mais por ter emprestado o volante da quinta gerao do Golf, vendida na Europa. Ao segur-lo, a impresso a de que a marca tirou o molde da sua mo e fez o volante para voc. Palma e dedos ficam em contato com o aro do volante o tempo todo. No Si, o equipamento igual ao das outras verses, com pegada bem menos esportiva. Pelo menos prtico: carrega comandos do rdio e do piloto automtico.

No conjunto, o Si melhor. Se a estabilidade e o desempenho so equivalentes, o Honda entrega um cmbio mais bem escalonado, que permite melhor controle sobre o acelerador, uma direo mais amigvel - e isso inclui a suspenso, que vai tratar melhor voc quando estiver na cidade - e um interior mais espaoso e mais aconchegante.

Ah, sim, nada como um dia aps o outro. Do temporal para o cu de brigadeiro que colore essas fotos, foi questo de uma noite. Moldura perfeita para os mais esquentados carros nacionais de srie.


GOLF GTI - R$ 90 000
O preo estimado. Com alteraes no motor, o Golf quer manter a fora da sigla GTI.

Suspenso, direo e freio
Encara o Si de igual para igual quando se fala em estabilidade. A direo mais leve e direta.
Avaliao: muito bom

Motor e cmbio
Com gasolina de alta octanagem, fez bonito na pista e andou junto com o Civic. Palmas para os engates.
Avaliao: excelente

Carroceria
O projeto mais antigo. Mas a carroceria bem construda. Resta saber se o visual vai cair no gosto do povo.
Avaliao: muito bom

Vida a bordo
O painel do GTI est um pouco cansado. Mas a ergonomia e o bom acabamento continuam sendo pontos fortes.
Avaliao: muito bom

Segurana
Traz airbags frontais e laterais de srie, assim como o ABS.
Avaliao: muito bom

Seu bolso
Se vendido a 90 000 reais, o GTI leva uma pequena vantagem na relao custo/benefcio. Ainda assim, um carro para poucos.
Avaliao: bom


CIVIC SI - R$ 99 500
O esportivo da Honda chega apostando em tecnologia e em um projeto mais moderno.

Suspenso, direo e freio
to estvel quanto o rival e tem direo mais firme, eltrica. Alm disso, foi melhor nos testes de frenagem.
Avaliao: excelente

Motor e cmbio
Foi bem nos testes. Com relaes de marcha encurtadas, a conduo esportiva fica mais fcil. A alavanca de cmbio tem engates curtos e precisos.
Avaliao: excelente

Carroceria
O projeto novo e mais avanado que o do GTI. Assim como o Golf, o visual discreto - isto , se voc fugir do vermelho e optar pelo preto ou prata.
Avaliao: muito bom

Vida a bordo
melhor que no Golf por ser maior e mais atual em termos de design e por ter o assoalho traseiro plano. A boa ergonomia tambm est l.
Avaliao: muito bom

Segurana
Aqui, fica devendo os airbags laterais. No restante, vai bem.
Avaliao: muito bom

Seu bolso
A Honda pede 99 500 reais pelo Si. Mas em algumas revendas paulistanas o carro era encontrado a 107 000 reais em meados de maro.
Avaliao: bom


>> Tabela comparativa e veredicto





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