Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
4º Kia Sportage
Abril 2007

4º Kia Sportage

Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

O Sportage e o Tucson são como irmãos separados no nascimento. Um deles foi criado pela família Kia, outro pela Hyundai. Mas, quando se cruzam na rua, eles não se olham (assim como Peugeot e Citroën e VW e Audi, Kia e Hyundai são concorrentes declarados). No fundo, Sportage e Tucson têm muitas semelhanças. Eles têm mesmos motores e arquitetura básica - incluindo direção, suspensão e dispositivos de controle eletrônico. O que muda é fruto de um ajuste aqui, uma troca de componente ali e nada mais.

Eles têm a mesma idade, mas o Sportage ficou com um visual mais previsível, com superfícies abauladas e a vigia traseira lateral bem destacada dos vidros, como se o porta-malas fosse uma extensão da carroceria. Internamente, o cockpit é dividido em células: instrumentos, console e o lado do passageiro (onde existe uma alça de apoio). Em relação aos materiais, o alumínio que reveste o console e o tecido dos bancos (que parece um veludo cotelê) não causam boa impressão visual.

O espaço interno é amplo para todos os ocupantes. Os bancos dianteiros são confortáveis e apóiam bem o corpo, mas atrás as pessoas ficam com o quadril em posição mais baixa que os joelhos. O banco traseiro é bipartido, o que ajuda na modularidade do porta-malas, e o acesso à bagagem pode ser interno ou feito apenas pelo vidro traseiro bascu lante, sem a necessidade de abrir a tampa.

Entre os itens de série, o Sportage 2.7 EX - que tem apenas uma configuração de equipamentos - traz ar-condicionado manual, preparação para som, ABS, controle de tração e duplo airbag frontal.

Equipado com motor V6 de 175 cv (que no Tucson entrega 180 cv), o Sportage teve um desempenho muito semelhante ao do rival. Se os dois disputassem uma corrida, venceria aquele que fosse dirigido pelo melhor piloto. Em relação ao consumo, houve empate técnico, nas ruas e nas estradas.

Seu preço é o mais baixo dos modelos mostrados aqui e, para quem abre mão do motor V6, a Kia (assim como a Hyundai) dispõe das versões 2.0 de quatro cilindros, que saem mais em conta. Em relação ao seguro, o V6 paga em média 7% de seu valor na apólice, índice cobrado na maioria dos outros jipinhos. Mas perde para o X-Trail, o mais barato, e para o Tucson, com seguro na faixa de 6%.


SPORTAGE - R$ 114 990
Oferecido com apenas um pacote de equipamentos, na versão V6, é o único com cinco anos de garantia.

Suspensão
Independente nos dois eixos, garantiu o conforto e o silêncio ao rodar.
Avaliação: bom

Ao volante
A posição de dirigir é correta e o banco apóia bem o corpo do motorista. A visibilidade é boa em todas as direções.
Avaliação: muito bom

Carroceria
O estilo é conservador, mas a estrutura tem boa rigidez e, na cabine, há espaço para todos. O acesso ao portamalas pode ser pelo vidro basculante.
Avaliação: muito bom

Motor e câmbio
O motor e o câmbio se entendem bem. Não são ruidosos e garantem um bom desempenho.
Avaliação: muito bom

Mercado
Custa o mesmo que o Tucson, mas é menos equipado. Paga mais pelo seguro que o rival.
Avaliação: bom


>> Página inicial

>> 1º Honda CR-V

>> 2º Toyota RAV4

>> 3º Hyundai Tucson

>> 4º Kia Sportage

>> 5º Nissan X-Trail

>> 6º Land Rover Freelander

>> Tabela comparativa e veredicto






» FOTOS

Publicidade