Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
Peugeot 206 SW x 206 Escapade
Maro 2007

Peugeot 206 SW x 206 Escapade

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Enquanto a Fiat e a VW buscam inspirao nos jipes 4x4, a Peugeot se aproximou dos carros de rali. O resultado: 206 SW e Escapade ficaram com comportamentos diversos entre si e em relao aos carros das outras marcas. "A suspenso da Escapade parece ter sido calibrada de acordo com a dos carros da Copa Peugeot de Rally", disse Cac Clauset. A 206 SW, por sua vez, ficou mais adaptada ao asfalto. Tanto que, para Csar Urnhani, nesse tipo de piso a 206 SW apresentou comportamento mais agressivo. O consumidor comum nota pouca diferena entre um e outro carro, inteno declarada pela fbrica quando apresentou a Escapade.

Na pista, as duas andaram prximas, com ligeira vantagem para a 206 SW. Na hora de parar, a Escapade foi melhor. Vindo a 80 km/h, parou em 28,1 metros, enquanto a 206 SW levou 29,4 metros.

Visualmente, os Peugeot se diferenciam pouco, por fora, e quase nada por dentro. Extraindo-se os protetores das saias dianteira, traseira e laterais e os pneus, as duas carrocerias so idnticas. Internamente, muda o revestimento dos bancos e... s. Os bancos da Escapade so mais bonitos e parecem mais fceis de limpar. Os pedais metlicos, que com alguma ateno podem ser vistos nas fotos da Escapade, esto disponveis para as duas verses.

Os pacotes de equipamentos so bem completos nos dois modelos, por isso o preo prximo. Mas h diferenas de contedo importantes entre a Escapade e a verso Feline da SW. A 206 SW traz como diferencial itens de conforto, como acendimento automtico de faris e sensor de chuva. A Escapade vem com ABS, opcional na 206 SW.

Assim como as outras marcas, a rede Peugeot no tem tabelas de preos de servio especficas para cada verso do 206. Mas a manuteno da Escapade pode custar mais em funo dos equipamentos exclusivos que ela possui. Um exemplo disso so seus amortecedores mais robustos e mais caros. Segundo a fbrica, a troca dos dois amortecedores dianteiros da Escapade fica em 548 reais, enquanto para a verso SW eles saem por 448 reais.

Caula do mercado, a Escapade ainda no tem repertrio de desvalorizao. E, em relao ao seguro, a diferena de preos no foge muito da prtica do mercado. A corretora Nova Feabri calcula que o seguro de uma 206 SW nova custe em mdia 3 600 reais, contra 3 700 reais para o da Escapade. A diferena varia (e pode ser maior) dependendo seguradora.

Tudo na balana - preo de tabela, custo de manuteno e pacote de equipamentos -, a disputa entre 206 SW e Escapade nos pareceu bem equilibrada. No fim, ficamos com a Escapade pelo comportamento ao rodar mais previsvel e confortvel e tambm por seu visual, mais esportivo.


AVALIAO DE CSAR

- 206 SW
a mais esportiva das duas. Apesar de ser uma perua com visual comportado, ele um carro o tempo todo nervoso. A direo tem respostas rpidas e a suspenso sensvel ao relevo e irregularidade do piso. O motorista dirige o tempo todo desperto. Tem bom equilbrio entre os eixos.

- 206 Escapade
Esta verso est mais bem adaptada para o uso dirio. O motorista comum consegue uma convivncia agradvel ao volante da Escapade, que tem comportamento previsvel e reaes mais progressivas, o que proporciona tempo maior para eventuais correes na conduo.


AVALIAO DE CAC

- 206 SW
A suspenso mais macia que a da Escapade. Alis, esta a dupla que apresenta maior diferena na suspenso entre as verses. A SW tem menos trao que a Escapade. No interior, so pouqussimas as diferenas. A Peugeot conseguiu ser mais discreta que a Volks, nesse aspecto.

- 206 Escapade
O acerto da suspenso foi surpresa. Me deu a sensao de estar calibrada como os carros da Copa Peugeot de Rally. O carro tem boa trao e frenagem, por ter freio a disco tambm nas rodas traseiras. Senti vibrao no volante, mas tive a impresso de que vinha da caixa de direo.


>> Pgina inicial
>> Idea HLX x Idea Adventure
>> VW Fox x CrossFox


Ficha tcnica 206 SW

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, 1 587 cm
Potncia: 113/110 cv a 5 600 rpm
Torque: 15,5/14,2 mkgf a 4000 rpm
Cmbio: manual de 5 marchas, trao dianteira
Dimenses: comprimento, 402 cm; largura, 165 cm; altura, 146 cm; entreeixos, 244 cm; peso, 1 148 kg
Principais equipamentos de srie: faris de neblina, protetor de crter, arcondicionado, trio eltrico, computador de bordo, faris com acendimento automtico, preparao para som, sensor de chuva, vidro da tampa do porta-malas com abertura independente e rodas de liga leve

Desempenho
0-100 km/h (s) (A/G): 11,7/12,3
60-100 km/h (s) (A/G): 11,5/12,4
80-0 km/h (m): 29,4
Consumo urbano (km/l) (A/G): 7,5/10,3
Consumo estrada (km/l) (A/G): 10,5/13,7

Sinais
Equipamentos de conforto: sensores de chuva e crepuscular
Pneus: 185/65 R14 (asfalto)
ngulo de ataque: 17
ngulo de sada: 25

Ficha tcnica 206 Escapade

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, 1 587 cm
Potncia: 113/110 cv a 5600 rpm
Torque: 15,5/14,25 mkgf a 4 000 rpm
Cmbio: manual de 5 marchas, trao dianteira
Dimenses: comprimento, 403 cm; largura, 165 cm; altura, 150 cm; entreeixos, 244 cm; peso, 1 160 kg
Principais equipamentos de srie: ABS, faris de neblina, protetor de crter, arcondicionado, Follow me Home, preparao para som, barras longitudinais no teto, pedaleiras de alumnio, rodas de liga leve, banco do motorista e volante com ajuste de altura e indicador de manuteno

Desempenho
0-100 km/h (s) (A/G): 11,8/12,7
60-100 km/h (s) (A/G): 12,4/13,1
80-0 km/h (m): 28,1
Consumo urbano (km/l) (A/G): 7,1/9,6
Consumo estrada (km/l) (A/G): 9,4/12,4

Sinais
Equipamentos de conforto: freios ABS
Pneus: 175/70 R14 (uso misto)
ngulo de ataque: 20
ngulo de sada: 30





» FOTOS

Publicidade