Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
VW Fox x CrossFox
Maro 2007

VW Fox x CrossFox

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Cada fabricante tem sua receita de projeto. Por isso, as diferenas entre a verso com esprito esportivo e seu par no se reproduzem necessariamente em uma dupla de outra marca. Se na Fiat o Idea Adventure conseguiu agradar nossos dois pilotos convidados, na linha Volks as opinies se dividiram, Cac Clauset preferiu o aventureiro CrossFox e Csar Urnhani ficou com o Fox. Para o consumidor comum, o caso de levar em conta o que ele valoriza mais e em que condies vai usar o carro na maior parte do tempo, antes de se decidir por um ou pelo outro.

As diferenas de estilo que existem entre Fox e CrossFox aparecem mais na parte externa: so os adereos off-road do CrossFox - quebra-mato, saias no pra-lamas, estribos laterais e estepe na traseira. Os dois tm aeroflios e rodas de liga leve com desenhos distintos. Internamente, a verso aventureira to discreta quanto a standard. O motorista s se lembra que est ao volante de um CrossFox quando olha pelo retrovisor e v a parte superior do estepe no vidro traseiro. sua volta, os sinais exclusivos se resumem aos bancos com um revestimento mais descolado e a um friso claro no console central.

Fox e CrossFox tm pacotes bsicos simples, que incluem banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro deslizante e bipartido e imobilizador, entre outros itens. Com a diferena de preo que existe entre os dois nas verses bsicas, possvel comprar um Fox equipado com freios ABS e rdio com CD e MP3. A comparao sempre com a verso Sportline do Fox.

Com um pouco mais de tempo de mercado que as outras duplas apresentadas aqui, Fox e Cross- Fox ilustram o que George Chahade, presidente da Assovesp, afirma sobre a desvalorizao dessas verses. A depreciao do CrossFox chega a 8,3% no primeiro ano, enquanto a do Fox de 6,9%, segundo a AutoInforme. Na hora de fazer seguro, o Fox novamente mais vantajoso para o bolso. Para um mesmo cliente, com perfil de risco moderado, o seguro de um Fox 1.6 Sportline zero-quilmetro custa em mdia 3 500 reais, enquanto o de um CrossFox 1.6 sai em mdia por 5 500 reais, de acordo com a corretora Nova Feabri. O primeiro preo equivale a 8,5% de 40 790 reais (tabela Fipe) e o segundo, a 11,5% dos 48 110 reais.

Considerando a relao custo-benefcio, nossa escolha recai sobre o Fox Sportline. Ele mais discreto, mas consegue satisfazer o motorista no diaa- dia, custa menos, paga menos seguro e tem menor desvalorizao.


AVALIAO DE CSAR

- Fox
Tem comportamento preciso, no que diz respeito estabilidade e s respostas do volante. Roda com maciez, mas a suspenso mexe em excesso. A embreagem leve e progressiva, mas os engates do cmbio so imprecisos. Voc move a alavanca e no sabe se a marcha engatou.

- CrossFox
A carroceria desta verso rola mais, apesar da sensao de a suspenso ser mais dura. Nas manobras de desvio, ele apresenta maior dificuldade para retornar ao equilbrio, em comparao com o Fox. O rack, no teto, provoca um rudo incmodo a bordo, quando o carro roda acima de 90 km/h.


AVALIAO DE CAC

- Fox
Os pneus de perfil baixo transmitem as irregularidades do solo para a direo. A dirigibilidade fica prejudicada por culpa dos pneus. A suspenso tambm no ajuda, deixando o carro balanar. De todos os veculos testados, o que tem menos aptido para aventuras.

- CrossFox
A suspenso firme, mas transmite vibrao. Os pneus so urbanos para um modelo que pretende andar em trilhas. O interior pobre. Fora os bancos anatmicos, no h diferena em relao ao Fox. Voc s nota que est em um crossover quando olha no retrovisor e v o estepe.


>> Pgina inicial
>> Idea HLX x Idea Adventure
>> Peugeot 206 SW x 206 Escapade


Ficha tcnica Fox

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1 599 cm
Potncia: 103/101 cv a 5 750 rpm
Torque: 14,5/14,3 mkgf a 3 250 rpm
Cmbio: manual de 5 marchas, trao dianteira
Dimenses: comprimento, 380 cm; largura, 164 cm; altura, 154 cm; entreeixos, 246 cm; peso, 1 040 kg
Principais equipamentos de srie: aeroflio e spoiler traseiro da cor do veculo, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido longitudinal, imobilizador eletrnico, Isofix e rodas de liga leve

Desempenho
0-100 km/h (s) (A/G): 11,8/12,4
60-100 km/h (s) (A/G): 10,8/11,4
80-0 km/h (m): 28,7
Consumo urbano (km/l) (A/G): 6,4/9,1
Consumo estrada (km/l) (A/G): 10,4/14,3

Sinais
Peso: 1 040 kg
Pneus: 195/55 R15
Posio do estepe: porta-malas
Altura: 164 cm

Ficha tcnica CrossFox

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1 599 cm
Potncia: 103/101 cv a 5 750 rpm
Torque: 14,5/14,3 mkgf a 3 250 rpm
Cmbio: manual de 5 marchas, trao dianteira
Dimenses: comprimento, 408 cm; largura, 168 cm; altura, 163 cm; entreeixos, 246 cm; peso, 1129 kg
Principais equipamentos de srie: aeroflio traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, alto-falantes, antena no pra-brisa, barras transversais no teto, estribos, imobilizador eletrnico, vidros verdes, rodas de liga leve

Desempenho
0-100 km/h (s) (A/G): 13/14,5
60-100 km/h (s) (A/G): 18,3/21,8
80-0 km/h (m): 27
Consumo urbano (km/l) (A/G): 6,4/9,5
Consumo estrada (km/l) (A/G): 8,5/12,

Sinais
Peso: 1 115 kg
Pneus: 205/60 R15
Posio do estepe: tampa traseira
Altura: 169 cm





» FOTOS

Publicidade