Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Corolla
  • Up
  • Logan
  • HB 20
  • Prisma
  • Novo Ka
  • Golf VII
  • Focus
  • Tracker
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
Idea HLX x Idea Adventure
Maro 2007

Idea HLX x Idea Adventure

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Na essncia, Idea HLX e Idea Adventure compartilham carroceria, motor 1.8 e a maioria dos componentes. Mas surpreendente como, na prtica, eles se diferenciam tanto. A comear pelo estilo. Os designers da Fiat conseguiram desenvolver um visual completamente novo ao criar a verso Adventure. O maior diferencial, o pneu instalado na tampa traseira, deixou o carro mais longo. Enquanto o HLX mede 3,93 metros, o Adventure tem 4,14. As protees laterais tornaram a carroceria visualmente mais encorpada e com ares de robustez. Internamente, o grafismo do painel, a padronagem dos bancos e os instrumentos no alto do console (a bssola e os dois inclinmetros) ajudam a criar o clima de aventura e fazem o interior do HLX - com estilo mais bem comportado e sem os instrumentos de navegao - parecer sem sal.

O que mais surpreende na comparao do Idea HLX com o Idea Adventure, no entanto, o comportamento. O primeiro um carro macio, para ser guiado sem pressa. O aventureiro foi projetado para quem gosta de "dialogar" mais com o carro, explorando mais os limites, que no HLX chegam bem mais cedo. Isso se deve, principalmente, ao ajuste da suspenso. Enquanto no HLX o conforto foi privilegiado, opo que deixou a carroceria mais solta (com maior rolling), no Adventure o foco foi a dirigibilidade, com a suspenso um pouco mais firme. Na pista de teste, o HLX se saiu melhor, no entanto. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos, enquanto o Adventure gastou 14,4 segundos - sempre rodando com lcool.

Em relao ao seguro, o Adventure d mais despesa que o HLX, algo razovel, tendo em vista que os caros adereos estticos sejam os primeiros a serem trocados no caso de um esbarro. Segundo cotao da corretora Nova Feabri (novafeabri. com.br) o seguro de um Idea Adventure custa em mdia 3 300 reais, enquanto o do HLX sai por 3 000 reais, para um mesmo perfil de condutor (de risco moderado). No mercado de usados, o Adventure no possui histrico de vendas porque ainda muito jovem. Mas pode-se esperar um valor bem prximo ao do Idea HLX (que hoje desvaloriza 7,5% aps o primeiro ano de vida). O mesmo comportamento encontrado hoje com a Palio Adventure, quando comparada Weekend.

Apesar das desvantagens financeiras, no entanto, o Idea Adventure entrega mais benefcios que o HLX, ao longo da vida. Por isso, em nossa opinio, a melhor escolha o Adventure. Recomendamos a instalao do ABS, que opcional. Esse item vai encarecer a conta, mas, como se sabe, segurana no tem preo.


AVALIAO DE CSAR

- Idea HLX
macio e tem comportamento previsvel. A carroceria rola, passando a sensao de impreciso. Com o tempo, a gente percebe que isso serve para advertir o motorista sobre os limites. Ele no inseguro porque se mantm sob controle. Os avisos comeam cedo, ainda em velocidades baixas.

- Idea Adventure
o mais esportivo dos dois. Apresenta respostas rpidas e limites maiores de aderncia. Perde um pouco de conforto, mas continua seguro e previsvel. A carroceria rola menos. Enquanto o HLX um veculo familiar, para motoristas tranqilos, este para quem gosta de interagir com o carro.


AVALIAO DE CAC

- Idea HLX
A suspenso macia, o que o torna mais instvel que o Adventure. D para notar a diferena que fazem os pneus duros, que diminuem a trao do carro. Em compensao, ele mais rpido nas retomadas. Mesmo sendo mais baixo que o Adventure, ainda mais alto que a maioria dos carros.

- Idea Adventure
A suspenso firme chega a ser dura. A altura em relao ao solo e os ngulos de entrada e sada so bem propcios ao uso do carro na terra, assim como os pneus de uso misto. O volante, um pouco mais grosso por causa da forrao de couro, permite uma pega mais firme.


>> Pgina inicial
>> VW Fox x CrossFox
>> Peugeot 206 SW x 206 Escapade


Ficha tcnica Idea HLX

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1 796 cm
Potncia: 114/112 cv a 5 500 rpm
Torque: 17,8/18,5 mkgf a 2 800 rpm
Cmbio: manual de 5 marchas, trao dianteira
Dimenses: comprimento, 393 cm; largura, 170 cm; altura, 169 cm; entreeixos, 251 cm; peso, 1 230 kg
Principais equipamentos de srie: ar-condicionado, barras longitudinais no teto, Follow me Home, preparao para som, lavador e limpador do vidro traseiro, My Car, pra-brisa degrad, trio eltrico e vidros das portas laterais laminados

Desempenho
0-100 km/h (s) (A/G): 12,6/13,2
60-100 km/h (s) (A/G): 10,7/11,2
80-0 km/h (m): 27,2
Consumo urbano (km/l) (A/G): 7/9,4
Consumo estrada (km/l) (A/G): 10,1/13,3

Sinais
Comprimento: 393 cm
Vo livre: 15 cm
ngulo de ataque: 21
ngulo de sada: 45

Ficha tcnica Idea Adventure

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1 796 cm
Potncia: 114/112 cv a 5 500 rpm
Torque: 17,8/18,5 mkgf a 2 800 rpm
Cmbio: manual de 5 marchas, trao dianteira
Dimenses: comprimento, 414 cm; largura, 171 cm; altura, 181 cm; entreeixos, 251 cm; peso, 1 305 kg
Principais equipamentos de srie: protetor de crter, arcondicionado, My Car, computador de bordo, Follow me Home, barras longitudinais no teto, bssola e inclinmetros, CD/MP3 player, trio eltrico, rodas de liga leve, vidros das portas laterais laminados

Desempenho
0-100 km/h (s) (A/G): 14,4/15,3
60-100 km/h (s) (A/G): 12,3/13,2
80-0 km/h (m): 28,6
Consumo urbano (km/l) (A/G): 6,2/8,5
Consumo estrada (km/l) (A/G): 8,2/11,5

Sinais
Comprimento: 414 cm
Vo livre: 18,5 cm
ngulo de ataque: 29
ngulo de sada: 48





» FOTOS

Publicidade