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Carros | Comparativos
Comparativo aventureiros urbanos - Idea Adventure
Dezembro 2006

Comparativo aventureiros urbanos - Idea Adventure

2º Idea 1.8 Adventure

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Marco de Bari
Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Ao contrário da Peugeot, que optou pela discrição, a Fiat usou e abusou de adereços para caracterizar o Idea Adventure. Trocou a grade e o pára-choque dianteiros, instalou protetores e estribos laterais e mandou o estepe para a tampa traseira. A versão aventureira ficou bem diferente das convencionais ELX e HLX. Por fora, o Idea Adventure parece mais encorpado, graças aos protetores dos pára-lamas, e espichado, pelo pneu na traseira. Em relação às versões comuns, o Idea Adventure é 12 centímetros mais alto. Internamente, os mostradores ganharam novo grafismo e, no alto do console, foram instalados dois inclinômetros e uma bússola. Precisar não precisa, mas é bonito e dá ares esportivos.

A versão mostrada aqui é completa. Tem ABS, airbags, bancos de couro e teto solar panorâmico. Seu preço: 74 782 reais. Mas a básica, vendida a 52 900 reais, já vem bem equipada. Tem ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, CD player, rodas de liga leve, repetidores das luzes de direção nos retrovisores e trio elétrico, entre outros itens. Seu acabamento é bem cuidado, superando todos os rivais deste comparativo.

Ao volante, o Idea Adventure oferece espaço típico de minivan, com diversos porta-objetos espalhados pela cabine e posição de dirigir elevada. Sua suspensão é mais firme que a encontrada nos Idea ELX e HLX, mas ainda assim é confortável e permite até certo rolling da carroceria nas curvas. Os pneus de uso misto Pirelli Scorpion, que também equipam a Peugeot, transmitem segurança tanto na terra quanto no asfalto. Na pista, o desempenho do Adventure foi modesto - assim como o do EcoSport -, apesar de ser equipado com motor 1.8, enquanto os outros têm motores 1.6. Nas medições de consumo, o Idea ficou com as piores médias, fazendo 6,2 km/l, com álcool, na cidade, e 11,5 km/l, com gasolina, na estrada. Pelo conjunto da obra, mereceu o segundo lugar.


Idea Adventure - R$ 52.900
Tem CD player, ar-condicionado e computador. ABS e airbag são opcionais.

SUSPENSÃO
A suspensão da Adventure é mais firme que a das versões ELX e HLX, mas ainda deixa a carroceria oscilar nas curvas.
Avaliação: bom

AO VOLANTE
A direção é um pouco mais direta que a dos rivais. O motorista dirige em posição elevada.
Avaliação: muito bom

CARROCERIA
O estilo Adventure caiu muito bem ao Idea. O suporte do estepe, além de ser discreto, também é o mais seguro contra furtos de roda.
Avaliação: muito bom

MOTOR E CÂMBIO
O motor do Idea é o mais potente do comparativo, mas teve que empurrar o carro mais pesado. Daí o Idea ter ficado para trás na pista de testes. O câmbio, por sua vez, é bem escalonado.
Avaliação: muito bom

MERCADO
A versão mais cara do Idea Adventure é realmente bem completa. Mas por pouco menos é possível comprar um Mitsubishi TR4 que é um off-road de fato.
Avaliação: bom


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>> 2º lugar: Idea Adventure

>> 3º lugar: Escapade

>> 4º lugar: EcoSport

>> Tabela comparativa e veredicto





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