Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
5º- Focus GLX 1.6
Julho 2006

5º- Focus GLX 1.6

Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

No ano passado, a Ford investiu no Focus. Deu-lhe novos ares com um leve face-lift - envolvendo a grade dianteira, faróis e pára-choque - e o motor 1.6 do Fiesta para as versões de entrada. A julgar pela resposta do mercado, o efeito foi revigorante. Suas vendas cresceram, mas dentro do universo do segmento, que comercializa cerca de 5000 unidades mensais, os 758 carros vendidos nos dois primeiros meses deste ano representam uma marca discreta, ainda que melhor que as de Marea e Bora.

No entanto, suas qualidades permanecem. Dirigibilidade é seu tradicional ponto alto. Sobra carro para o motor 1.6 de 103 cavalos. Ele foi o mais lento no teste de aceleração, levando 14,4 segundos para chegar aos 100 km/h, mas sua suspensão é referência e torna o Focus campeão no quesito diversão ao volante. Também o manejo suave da alavanca de câmbio e a direção firme, que se traduz em sensação de controle em manobras mais ariscas, fazem dele um conjunto dos mais acertados. Os freios também merecem destaque. Os 66,6 metros que o Ford levou para parar, vindo de 120 km/h, só não ganham de Bora e Mégane, que contaram com a ajuda do ABS.

Merecedor de elogios durante anos, o projeto do painel do Focus, que data de 1998, já não passa a idéia original de modernidade. Ok, cansou. E até a montadora sabe disso, tanto é que, na Europa, a segunda geração do modelo estreou no ano passado, com linhas mais conservadoras no interior - a exemplo do que pode ser visto no Ford Mondeo. Por aqui, ou melhor, na Argentina, de onde é importado, as mudanças são esperadas para meados de 2007.

Assim como o Marea, o Focus sai de fábrica com os tradicionais itens de conforto que um carro em sua faixa de preço deve ter. E a vantagem do Ford também está no preço mais baixo. A versão 1.6 GLX custa 47550 reais. Assim como o rival, em termos de segurança, ele só tem o duplo airbag, por mais 4000 reais. O ABS só existe na versão Ghia, a top de linha, que começa em 64.500 reais.

FOCUS
R$ 47.550 - Recebeu um face-lift na dianteira e motor 1.6 Rocam no ano passado

SUSPENSÃO
excelente - É referência. Tem o melhor acerto entre estabilidade e conforto.

AO VOLANTE
bom - A direção é firme e o câmbio, amigável. Mas falta potência para ultrapassagens.

CARROCERIA
bom - O face-lift deu ares novos à dianteira. Ainda assim, o interior já mostra estar cansado.

MOTOR E CÂMBIO
bom - Para o câmbio, nota 10. Para o motor, 5. No fim, foi o mais lento dos carros avaliados aqui.

MERCADO
bom - O Focus Sedan só vende menos que Astra, Civic e Corolla - ainda assim, meras 380 unidades mensais. Seu seguro está na média dos rivais: 2.300 reais.

1º - Toyota Corolla XLi 1.6 16V
2º - Renault Mégane 1.6 16V
3º - Volkswagen Bora 2.0
4º - Chevrolet Astra 2.0
5º - Ford Focus GLX 1.6
6º - Fiat Marea SX 1.6
página de abertura
tabela comparativa





» FOTOS

Publicidade