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Carros | Comparativos
Parati x Palio Weekend
Outubro 2001

Parati x Palio Weekend

Equipadas com a ltima palavra em motores 1.0, as peruas mais vendidas fazem o tira-teima na pista.

Por Adriano Griecco / Fotos: Marcelo Spatafora
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Nem parece, mas a jovial Parati j est com 19 anos, em sua terceira gerao. Tem uma legio de fs conquistados pela funcionalidade e boa mecnica. A Palio Weekend bem mais nova, foi lanada no final de1997.

Antes da chegada da segunda gerao, em novembro do ano passado, com visual remodelado e novos motores 1.0, com oito e dezesseis vlvulas, a Weekend j incomodava a Parati. Mas, desde ento, o jogo virou. A Weekend da Fiat vendeu 45% de unidades a mais que a Parati, no acumulado de vendas de janeiro at agosto. A Volkswagen quer reverter este quadro com a ajuda do novo motor 1.0 16V, de 76 cavalos. Vai conseguir? Deixemos as especulaes de lado e vamos aos fatos.

Na pista, a receita deu certo e a Parati fez bonito nos testes de desempenho. Mas o bom comportamento no foi suficiente para garantir a vitria nesse comparativo. O melhor preo e o fato de vir mais bem equipada pesaram para decidir, por poucos pontos, o duelo a favor da Weekend.

Na Parati, o motor EA 111, que tambm equipa o Gol e est desde agosto nas revendas, traz inovaes tecnolgicas que foram desenvolvidas e aplicadas no 1.6 do Golf e no 1.0 16V Turbo. Deste ltimo, o EA 111 recebeu o bloco, que tem reforos estruturais e um novo sistema de lubrificao, que permitiu Volkswagen aumentar a taxa de compresso de 10,8:1 para 11,5:1. Essa alterao trouxe os sete cavalos a mais em relao ao motor anterior, que desenvolvia 69 cavalos. Do Golf, o EA 111 recebeu o acelerador eletrnico, os balancins roletados no cabeote e a nova tampa plstica do motor, que incorpora o filtro de ar. Alm da melhora no aspecto do motor, elimina uma potencial fonte de rudo: antes o filtro de ar era acondicionado em uma caixa plstica e ligado ao motor por um coletor do mesmo material. O acelerador eletrnico trouxe respostas mais rpidas do motor.

A Weekend tem o motor 1.0 16V Fire, que at o lanamento do EA 111, da Volks, era o 1.0 mais potente da categoria, com 70 cavalos. A linha de motores Fire segue a filosofia de ser leve emagreceu 20 quilos em relao gerao anterior , com potncia e fora em baixas rotaes, como o caso deste 1.0 16V: 82,5% do torque j esto disponveis nas 1500 rpm. A Weekend tambm tem o acelerador eletrnico, que diminui os trancos, por mover a borboleta da admisso de ar de maneira mais suave.

Feitas as apresentaes, vamos para a pista. Aqui a Parati levou em todas as provas de desempenho. A maior margem foram os 2 segundos do teste de acelerao. Para fazer de 0 a 100 km/h a Parati precisou de 17,5 segundos, enquanto a Weekend levou 19,7 segundos. Uma diferena surpreendente, j que no ltimo teste realizado com a Palio Weekend, em dezembro de 2000, a perua cravou 17,8 segundos nessa mesma prova. Nos testes de frenagem e rudo interno, as duas peruas ficaram muito prximas. E, na hora de reabastecer, elas praticamente empatam, j que na cidade fizeram 8,2 km/l. Na estrada, a Weekend foi 0,5 km/l mais econmica do que a Parati, que roda 14,4 km/litro.

Por fora, a segunda gerao da Palio Weekend, com seu desenho de linhas arredondadas assinado por Giugiaro, se impe ao projeto mais conservador da Parati, que, em compensao, tem o interior mais amigvel. Para comear, o revestimento do banco agrada mais ao toque e o emprego de cores mais claras transmite uma sensao de aconchego. As cores internas mais escuras da Palio Weekend criam um ambiente mais "frio", que o plstico, utilizado no painel e em parte do acabamento das portas, no ajuda a esquentar.

Dirigir a Parati d mais prazer: o volante tem melhor pega, o cmbio, engates curtos e precisos, e a suspenso mostrou um bom acerto para cidade e estrada, absorvendo as irregularidades do asfalto e mostrando firmeza nas curvas mais rpidas. Na Weekend, o cmbio bem escalonado, mas as marchas apresentam alguma resistncia para engatar. O motor tem fora em baixas rotaes, dando agilidade no trnsito. Em compensao, torna-se spero e ruidoso em rotaes mais elevadas. A suspenso privilegia o conforto, denotando um aspecto familiar perua Palio. E, por falar em conforto, a direo hidrulica, que de srie na Weekend, opcional na Parati e requer o desembolso de 1090 reais.

No espao interno, ponto vital em se tratando de peruas, as duas empatam. Oferecem conforto para quatro passageiros um quinto adulto admitido nas duas com um pouco de boa vontade dos que vo atrs. J a bagagem viaja com mais folga na Palio. Seu porta-malas acomoda 25 litros a mais do que o da Parati, que tem capacidade para 360 litros diferena que equivale a uma mala de tamanho mdio. Alm da maior capacidade de carga, a Fiat ganha tambm em praticidade, j que oferece, de srie, abertura interna do porta-malas. Na Parati, este item s existe no modelo 1.0 16V Plus Comfortline, tambm de srie. Mas vale ressaltar que esta verso custa 780 reais a mais do que a 1.0 16V Plus, a mais barata da linha.

Um dos maiores atrativos da Palio Weekend est na sua relao custo/benefcio. Alm de custar 22473 reais, cerca de 2300 reais a menos do que a Parati 1.0 16V Plus, a perua da Fiat vem mais bem equipada de srie. Alm da direo hidrulica, ela j vem com vidros dianteiros e travas eltricas; na Parati, esses dois itens, juntos, custam 2320 reais a explicao para o alto custo que esses equipamentos s esto disponveis em um pacote que inclui alarme e travamento a distncia das portas. A perua da Volks traz somente o brake light a mais do que a Palio. Esse opcional custa 259 reais na Weekend e faz parte do pacote com faris de neblina.

> Fichacomparativa

Ficha tcnica

Parati 1.0 16V

Motor
Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 16V, injeo eletrnica multiponto
Cilindrada - 999 cm3
Dimetro x curso - 67,1 mm x 70,6mm
Taxa de compreso - 11,5:1
Potncia - 76 cv a 6 000 rpm
Potncia especfica - 76,1 cv/litro
Torque - 9,7 kgfm a 4 500 rpm

Cmbio
Manual de 5 marchas, trao dianteira
1a : 3,90:1

2a : 2,11:1
3a : 1,37:1
4a : 1,03:1
5a : 0,82:1
R : 3,16:1
Diferencial : 4,77:1
Rpm a 100 km/h em
5a: 3 800 rpm

Carroceria
Perua, 5 portas, 5 lugares
Tanque - 51 litros
Porta-malas - 360 litros
Peso - 1 005 kg
Peso x potncia - 13,2 kg/cv

Suspenso
Independente nas quatro rodas, molas helicoidais e amortecedores
Dianteira - Tipo Mc Pherson, com braos transversais e barra estabilizadora
Traseira - Braos longitudinais com corpo auto-estabilizante


Freios
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira


Direo
Pinho e cremalheira, hidrulica, dimetro de giro: 10,9 m


Rodas e pneus
Liga leve (opc), aro 14, Pirelli P4000 195/60 R14

Principais equipamentos de srie
Banco do motorista com regulagem de altura, brake light, lavador, limpador e desembaador do vidro traseiro e preparao para som


Principais equipamentos opcionais
Aquecimento, ar-condicionado, direo hidrulica, airbag duplo, rodas de liga leve, CD player, vidros, travas e retrovisores eltricos

Preo
24 814 reais

Ficha tcnica

Palio Weekend

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, injeo eletrnica multiponto
Cilindrada - 999,1 cm3
Dimetro x curso - 70,0 mm x 64,9 mm
Taxa de compreso - 10,2:1
Potncia - 70 cv a 5 750 rpm
Potncia especfica - 70,1 cv/litro
Torque - 9,6 kgfm a 4 000 rpm

Cmbio
Manual de 5 marchas, trao dianteira
1a : 4,27:1

2a : 2,23:1
3a : 1,52:1
4a : 1,15:1
5a : 0,83:1
R : 3,90:1
Diferencial : 4,35:1
Rpm a 100 km/h em
5a: 2 750 rpm

Carroceria
Perua, 5 portas, 5 lugares
Tanque - 51 litros
Porta-malas - 3895 kg
Peso - 1 070 kg
Peso x potncia - 15,3 kg/cv

Suspenso
Independente nas quatro rodas, molas helicoidais e amortecedores pressurizados
Dianteira - Tipo Mc Pherson, com braos oscilantes e barra estabilizadora
Traseira - Braos longitudinais e barra estabilizadora


Freios
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira


Direo
Pinho e cremalheira, hidrulica, dimetro de giro: 10,5 m


Rodas e pneus
Liga leve (opc), aro 13, Pirelli P3000 175/70 R13

Principais equipamentos de srie
Abertura interna do porta-malas, barras de proteo nas portas, direo hidrulica, travas e vidros eltricos e ventilao com trs velocidades


Principais equipamentos opcionais
ABS, ar-condicionado, airbag motorista e passageiro, brake light, faris de neblina, CD player e rodas de liga leve

Preo
22 473reais




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