Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
Picapes: Diesel X Gasolina
Julho 2006

Picapes: Diesel X Gasolina

Ford Ranger

Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Ao volante da Ranger, o motorista se sente o dono da rua. A cabine elevada d imponncia picape, para quem est de fora, e ponto de vista de posto de controle para quem dirige. A ampla rea envidraada lembra o enquadramento de uma lente grande angular. E todos os instrumentos, assim como na S10, esto bem visveis. Ao virar a chave e acelerar, o ronco grave de seus motores, diesel ou gasolina, insinua que as picapes tm energia para arrancar forte. Como j se pode deduzir, o pega entre as duas Ranger foi bem equilibrado.

Se, por um lado, o motor 2.3 a gasolina atual e potente, com 137 cavalos, a verso 2.8 a diesel turbo no fica atrs. Na verdade, no teste ela ficou ligeiramente frente, tanto nas aceleraes quanto nas retomadas e velocidade mxima. Desenvolvido pela International (ex-Maxion), o motor Power Stroke foi no apenas o mais rpido das Ranger, mas tambm levou a melhor sobre as outras picapes movidas a diesel. Tem 135 cavalos de potncia, torque de 38,2 kgfm a apenas 1400 rpm e incorpora avanos incomuns para motores diesel, como cabeote e pistes de liga de alumnio.

Outro ponto forte o turbocompressor Garrett, que possui palhetas localizadas ao redor do rotor. A funo dessas palhetas liberar maior ou menor vazo de ar, de acordo com a rotao do motor, o que melhora o desempenho. As iniciais do equipamento (TGV, de turbocompressor de geometria varivel) so as mesmas do trem de grande velocidade, que cruza a Frana a cerca de 300 km/h. Mas, no se anime tanto, s uma coincidncia. A Ranger diesel foi a mais veloz entre as picapes deste teste, embora no tenha passado dos 163 km/h.

A verso 2.3 a gasolina tambm tem seus encantos. Como a verso a diesel, tem respostas imediatas e, de brinde, um ronquinho nervoso. Possui bloco, crter e cabeote de alumnio, alm de comando duplo e 16 vlvulas. No teste, fez de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos (13,6 segundos na diesel).

Como na S10, o motor a gasolina da Ranger est disponvel apenas na verso bsica (XL) e somente com trao 4x2. Tem preo a partir de 42955 reais e, como na unidade testada, vem pouco equipada: apenas ar-condicionado, direo hidrulica e coluna regulvel. Os pra-choques no tm pintura e a capacidade de carga de 730 quilos, contra 810 quilos na S10.

Sem console central, o modelo oferece um banco dianteiro maior, que passa a falsa idia de ser inteirio, para, em tese, acomodar um sexto passageiro. O infeliz que tiver de viajar ali, no entanto, alm de dispor de pouco espao no assento e para as pernas, por causa do tnel da transmisso, no ter tambm apoio de cabea.

J a verso XLT 2.8 a diesel tem pra-choques cromados, pode ter trao integral e vem bem nutrida de equipamentos, como dois airbags, CD player, trio eltrico, ABS etc. Porm seu preo salta para 65000 reais.

Como na S10, o ABS atua apenas nas rodas de trs. melhor que nada, mas pior que ABS nas quatro rodas, como na Hilux. A capacidade de carga de 1040 quilos, que a mesma da S10 e 20 quilos maior que na Toyota. E somente a Ranger dispe da caamba com iluminao, acoplada lente do brake-light. O sistema de som da Ford o de mais fcil manuseio entre as concorrentes: tem botes grandes e controle de volume rotativo.

Mesmo a verso XLT veio com manivela para acionamento das janelas traseiras. Em compensao, a Ranger a dona do maior espao para quem vai atrs. No balano, as duas Ranger se saram melhor que suas rivais. A verso a diesel, com boa margem de folga sobre as concorrentes. E a gasolina, numa disputa apertada com a Hilux. Entre as Ranger, a diesel quem manda.

> Toyota Hilux

> GM S10

> Voltar para a pgina inicial

Ficha tcnica

Ford Ranger 2.8 TD XLT 4X4

Motor
Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 8 vlvulas
Potncia - 135 cv a 3800 rpm
Torque - 38,2 kgfm a 1400 rpm

0 - 100 km/h
13,6 s

Retomada em 5 marcha
40 a 100 km/h - 21,5 s

Velocidade Mxima
159 km/h


Frenagem
120 km/h a 0 - 79,0 m


Preo (estimado)
R$ 65 000,00

Ficha tcnica

Ford Ranger 2.3 16V XL 4X2

Motor
Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16 vlvulas
Potncia - 137 cv a 5050 rpm
Torque - 21,2 kgfm a 3 750rpm

0 - 100 km/h
13,7 s

Retomada em 5 marcha
40 a 100 km/h - 32,9 s

Velocidade Mxima
150 km/h


Frenagem
120 km/h a 0 - 83,4 m


Preo (estimado)
R$ 42 955,00





» FOTOS

Publicidade