Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
Fiesta x Corsa x Gol x Palio x Peugeot 206
Julho 2006

Fiesta x Corsa x Gol x Palio x Peugeot 206

4º lugar: Ford Fiesta

Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

O conjunto suspensão/direção é um dos pontos altos do novo carro da Ford. O bom balanço conseguido pela engenharia entre conforto e estabilidade justifica a nota máxima. A facilidade com que encara curvas é reforçada pelo aumento das bitolas em relação à versão anterior do Fiesta, o atual Street. Ao volante, a sensação é a de um carro bem acertado, que responde prontamente às solicitações, inclinando pouco e saindo de frente quando exigido no limite. Os passageiros, por sua vez, tiram partido do subchassi, que tem a função de poupar a cabine de parte das vibrações, e usufruem dos 4,2 centímetros a mais no entre-eixos. Parece um mísero número, mas basta imaginar a diferença que faz não ter o encosto do banco da frente encostado no joelho do passageiro de trás. No entre-eixos ele só perde para o Corsa, e apenas por 1 centímetro.

O Fiesta ganhou pneus sob medida, os Cinturato P4, da Pirelli, e em breve terá também uma opção da concorrente Goodyear. Esse cuidado, que permitiu um ajuste fino da suspensão, pede atenção na hora de trocar os pneus: o proprietário deve procurar o mesmo tipo específico, se quiser manter as boas características de estabilidade e conforto.

Até aqui, o Fiesta foi só alegria. Mas na hora das medições de pista o Ford não sobressaiu entre os demais. Equipado com motor 1.0 Zetec Rocam, com 66 cavalos, o Fiesta ficou na lanterninha nos quesitos aceleração e retomada.

Em compensação, só o Fiesta alcança o 206 em estilo. Seu nova aparência deve ganhar um bom fã-clube. Pode não transpirar esportividade como o Peugeot, mas tem linhas que agradam aos olhos e é mais sóbrio que seus irmãos Focus e Ka, perfeitas traduções do estilo New Edge. Pena que o interior não esteja à altura das formas externas. Os materiais do painel têm toque áspero e não escondem a opção pelo baixo custo de produção. Os instrumentos carecem de legibilidade devido à falta de contraste do cinza sobre cinza. E os dados fornecidos pelo conjunto digital dos marcadores de temperatura e combustível não são fáceis de decifrar.

A melhor notícia vem agora: o Fiesta é o mais barato entre os modelos avaliados. Em meados de maio podia ser comprado por 19700 reais, somente pela internet. Nas lojas, deve ser comercializado a partir do começo de junho. De série, traz lavador, limpador e desembaçador traseiros, brake-light e preparação para som.

 

> 1º lugar: Fiat Palio

> 2º lugar: VW Gol

> 3º lugar: GM Corsa

> 5º lugar: Peugeot 206

> Ficha comparativa

> Voltar para a página inicial

 

Ficha técnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8V
Cilindrada - 999 cm3
Diâmetro x curso - 68,7 x 67,4 mm
Taxa de compressão - 9,8:1
Potência - 66 cv a 5750 rpm
Potência específica - 66,1 cv/l
Torque - 8,9 kgfm a 2750 rpm


Câmbio
Manual de 5 marchas, tração dianteira
1», 3,85;
2», 2,04;
3», 1,41;
4», 1,11;
5», 0,88;
Ré, 3,31;
Diferencial, 4,56:1
Rotações a 100 km/h em 5» marcha - 3750 rpm


Carroceria
Comprimento, 391 cm;
altura, 145 cm;
largura, 167 cm;
entre-eixos, 248 cm
Tanque - 45 litros
Porta-malas - 217 litros
Peso - 980 kg
Peso/potência - 14,8 kg/cv


Suspensão
Molas helicoidais e amortecedores
Dianteira - Tipo McPherson
Traseira - Semi Independente


Freios
Disco na dianteira e tambor na traseira


Direção
Pinhão e cremalheira


Rodas e pneus
Aço, aro 14; Pirelli Cinturato P4 175/65 R14

Principais equipamentos de série
Brake-light, barras de proteção lateral, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, preparação para som com 4 alto-falantes, calotas integrais, pára-choques na cor da carroceria


Principais equipamentos opcionais
Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, pinturta metálica

Preço
19 700 reais

 





» FOTOS

Publicidade