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Carros | Comparativos
Fiat Stilo X VW Golf
Setembro 2002

Fiat Stilo X VW Golf

O Fiat Stilo nasceu para tentar desbancar o VW Golf como referncia na categoria. Na sua estria no Brasil, ele j pega o rival para um tira-teima.

Por Adriano Griecco / Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

No incio de setembro, as primeiras unidades do Stilo chegaram s revendas da Fiat, iniciando a etapa brasileira de uma briga que comeou em 1999, quando o carro era s uma idia na mente dos executivos da matriz. Uma idia fixa, no caso. Os engenheiros de Turim receberam a ordem de criar um modelo que rivalizasse de verdade com o lder da categoria na Europa e em todos os outros mercados em que ele estivesse. O Brava, lanado no Brasil h trs anos, nunca chegou perto de sua misso, a mesma do Stilo agora: bater o VW Golf.

Voc j conheceu o modelo em primeira mo, em outubro de 2001, quando fizemos sua apresentao. Na estria da verso nacional, que tem novo motor e suspenso recalibrada entre suas maiores adaptaes ao Brasil, decidimos coloc-lo de cara contra seu rival.

No contato inicial com o Stilo, o que chama a ateno seu porte. Ele guarda um jeito de monovolume, lembrando o Peugeot 307. E no por acaso. Enquanto o atual Golf um projeto de 1998, o Stilo incorpora as novas tendncias do mercado de ampliar o espao interno e cercar os passageiros de mais itens de conforto ou comodidade. A posio de dirigir um exemplo. No Stilo, o motorista fica 7 centmetros mais alto do que no Golf - ainda que ambos ofeream regulagem de altura do banco de srie. No comeo voc vai estranhar a posio no Stilo. Em pouco tempo, se acostuma e percebe a maior visibilidade que a colocao traz. Pode-se ver o cap inteiro, o que facilita as manobras.

Antes de entrar nos carros, vou passar por um assunto que interessa a todos: o preo. Sempre com a misso de perseguir o Golf, a Fiat alinhou os preos com o concorrente. Mas se os preos esto prximos, o mesmo no vale para a lista de equipamentos de srie. O Stilo 1.8 melhor. Ele faz a estria da direo eltrica num carro nacional. Vem tambm com vidros dianteiros eltricos, regulagem de altura e profundidade no volante, check-control e computador de bordo. O Golf traz apenas direo hidrulica e regulagem em altura e profundidade do volante de fbrica. Nos dois, o ar-condicionado opcional.

Pronto, voc j sabe o quanto vai gastar para ter um deles. S falta saber qual deve ir para sua garagem. Eu rodei com ambos pelas ruas de So Paulo. O Stilo chamou ateno. E olha que j andei com muito carro indito por a. O povo encostava, emparelhava e, finalmente, entrava na minha frente, para contemplar o Stilo. O Golf mais discreto. Por outro lado, formou uma legio de fs - principalmente os mais jovens - que acham o desenho do carro bem resolvido.

No interior, a Fiat largou mo das ousadias da dupla Brava e Marea. At parece que voc est em um carro alemo. Os materiais adotados esto acima da mdia da Fiat, sendo menos speros ao toque. Mas as cores escolhidas para a iluminao dos marcadores - laranja no Stilo, azul e vermelho no Golf - deixam o VW com aspecto mais amigvel (sou um dos poucos aqui na redao que gosta da soluo da Volks). A disposio dos comandos nos dois parecida. Nesse aspecto, o Stilo vence pelo tamanho dos botes. O rdio do Golf exige pacincia para achar a tecla certa.

A preocupao com quem vai atrs maior no Stilo. Primeiro, por oferecer 5 centmetros a mais para as pernas dos ocupantes. Depois, pela mesa retrtil atrs do banco do passageiro. Atrs, ele oferece um descansa-brao central, com um engenhoso porta-trecos e um porta-copos embutido. Para completar, o Stilo traz um opcional batizado de NGI (sigla em ingls para "interior da prxima gerao"). um conceito que nasceu nos monovolumes e que permite rearranjar os bancos traseiros, divididos na base de um tero e dois teros. Voc puxa uma alavanca e o banco vem para a frente at 8 centmetros. Com isso, possvel reclinar o encosto. Quem pega carona atrs agradece. O Stilo tambm oferece 38 litros a mais no porta-malas que os 235 do Golf.

Esse o primeiro carro da Fiat que usa um produto da Powertrain, associao mundial da GM e da prpria Fiat para desenvolver motores e cmbios. O Stilo deixou o motor 1.6 16V a gasolina que adota na Europa - e que equipa o Brava por aqui - e ficou com o 1.8 8V encontrado nos Chevrolet Corsa e Meriva. A verso do Stilo tem 1 cavalo a mais e chega a 103. Segundo a Fiat, o ganho veio do melhor fluxo de ar no sistema de admisso, base de filtro e coletores maiores. Na comparao com o 1.6 do Golf, a diferena estreita, tambm. So 2 cavalos a mais para o Stilo. Na prova de acelerao de 0 a 100 km/h, o Stilo bateu nos 13,6 segundos, 1 dcimo a menos que o rival. Uma surpresa para ns, pois o Golf 70 quilos mais leve. Na mxima, outro empate: os dois bateram na casa dos 173 km/h. De desempenho, ningum pode reclamar.

Isso foi na pista. Dificilmente algum vai encarar situao assim. No dia-a-dia, o Golf se saiu melhor. Apesar de ser uma evoluo, se comparado ao Brava, o cmbio do Stilo ainda no chegou ao nvel de preciso e maciez que o Golf entrega. A direo leve mas, outra vez, no tem as respostas rpidas e diretas do Golf. Em compensao, o Stilo tem o Dual Drive. O que isso? Um sistema, acionado por boto no console, que faz um motor eltrico deixar a direo assistida mais leve ainda. Com o perdo do trocadilho, uma mo na roda na hora de estacionar. E pode esquecer o boto ligado. Acima de 36 km/h, ela volta ao normal.

O Stilo mostrou que a suspenso foi calibrada de olho no conforto. No modelo europeu, o acerto era at mais evidente, a ponto de inclinar demais o carro em curvas rpidas. Por aqui , a suspenso ficou mais rgida, com ajuste de molas e amortecedores. O Stilo absorve bem as vibraes que surgem quando atropelamos algum buraco. Quer saber? Acabou parecido com o Golf. Mas ele fica para trs no consumo. Na cidade, o Golf obteve mdia de 8,3 km/l. O Stilo foi a 7,6 km/l. No consumo em estradas, a histria se repetiu: 13,9 km/l do Golf contra 12,5 km/l do Stilo.

Algum falou em estradas? Daquelas cheias de curvas fechadas? Essa a parte dos testes que eu gosto. Principalmente se acrescentarem boas frenagens. Vitria para o Golf, melhor em todas as baterias. Os dois carros avaliados estavam equipados com ABS, opcional, e mostraram tendncia neutra, sem sustos. O Golf levou 61 metros para ir dos 120 km/h at a imobilidade, 8 metros a menos que o Stilo. E, nas curvas, o Golf oferece mais firmeza na conduo. Em alguns momentos, a direo do Stilo parece meio leve, o que traz um pouco de insegurana. Ambos inclinam pouco a carroceria e ameaam escapar de frente. O Golf um pouco mais no cho que o Stilo. Pouca coisa. Mas para mim, que valorizo o prazer ao dirigir, isso pesa. E muito.

No que diz respeito ao seguro, o Golf leva a pior. Para as seguradoras, ele tem uma imagem de carro visado pelos ladres, por isso o valor da aplice alto e gira em torno de 3000 reais. O Stilo, que mal chegou s concessionrias, vive de estimativas. Pelo Brava, as seguradoras pediam cerca de 1700 reais. Os corretores acreditam que o Stilo deve ficar com valor um pouco acima disso, pelo menos no incio.

As duas fbricas tm grandes redes de assistncia tcnica, ainda que a Volks supere em 50 os 542 pontos da Fiat. A montadora no havia divulgado os valores exatos das peas de reposio do Stilo, mas pretende deix-las no mesmo patamar do Brava e, conseqentemente, do Golf. Periga at ficar abaixo, pois o Stilo tem maior ndice de nacionalizao que o irmo mais velho: 85% contra 75%, diferena que mora no motor, importado da Itlia, que equipa o Brava.

Voc chegou at aqui na reportagem e eu no disse qual dos dois o melhor... No teria dvida entre Stilo e Brava. Alis, os dois vo conviver lado a lado nas concessionrias por algum tempo. Outro fato incontestvel que a Fiat conseguiu, enfim, produzir um carro do nvel do Golf. Se voc usa mais a razo, d mais importncia vida a bordo compre o Stilo. Agora, a concorrncia vai correr atrs para oferecer um pacote de srie a esse preo. Na soma das notas, ele venceu por 1 ponto. Mas, se fosse para investir meu dinheiro, levaria o Golf. No pela boa fama no mercado (se bem que ela ajuda com as garotas) ou pelo bom valor de revenda. Como j disse, prefiro me divertir nas curvas da vida. E a, meu amigo, o lder ainda o Golf.

> Fichacomparativa

Ficha tcnica

Fiat Stilo 1.8

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 vlvulas
Cilindrada - 1795 cm3
Dimetro x curso - 80,5 x 88,2 mm
Taxa de compresso - 9,4:1
Potncia - 103 cv a 5250 rpm
Potncia especfica - 57,4 cv/litro
Torque - 17,0 kgfm a 3200 rpm


Cmbio
Manual de 5 marchas, trao dianteira
1 3,91:1
2 2,24:1
3 1,52:1
4 1,16:1
5 0,92:1
R 3,91:1
Diferencial - 3,87:1
Rotaes a 100 km/h em 5 - 2800 rpm


Carroceria
Hatchback, 5 portas, 5 lugares
Tanque - 58 litros
Porta-malas - 273 litros
Peso - 1195 kg
Peso x Potncia - 11,6 kg/cv


Suspenso
Molas helicoidais e amortecedores hidrulicos
Dianteira - Tipo McPherson, braos oscilantes e barra estabilizadora
Traseira - Rodas semi-independentes e barra estabilizadora


Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira


Direo
Pinho e cremalheira, com assistncia eltrica


Rodas e pneus
Liga leve, aro 15 (opcional); Firestone Firehawk 195/65 R15


Principais equipamentos de srie
Abertura interna do porta-malas, direo eltrica, banco do motorista e volante com regulagem de altura, computador de bordo, check control, limpador e lavador do vidro traseiro, travas e vidros dianteiros eltricos.



Principais equipamentos de srie
Ar-condicionado, ABS, airbag duplo, CD changer, espelhos e vidros traseiros eltricos.


Preo bsico
$ 30 000 reais (estimado)

Ficha tcnica

VW Golf 1.6

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 vlvulas
Cilindrada - 1599 cm3
Dimetro x curso - 76,5 x 87,0 mm
Taxa de compresso - 10,8:1
Potncia - 101 cv a 5500 rpm
Potncia especfica - 63,2 cv/litro
Torque - 14,3 kgfm a 3250 rpm


Cmbio

Manual de 5 marchas, trao dianteira
1 3,45:1
2 2,09:1
3 1,39:1
4 1,03:1
5 0,81:1
R 3,18:1
Diferencial - 4,53:1
Rotaes a 100 km/h em 5 - 3000 rpm


Carroceria
Hatchback, 5 portas, 5 lugares
Tanque - 55 litros
Porta-malas - 235 litros
Peso - 1127 kg
Peso x Potncia - 11,2 kg/cv


Suspenso
Independente nas quatro rodas, molas helicoidais, amortecedores pressurizados
Dianteira - Tipo McPherson, com braos triangulares transversais
Traseira - Braos longitudinais


Freios
Disco ventilado na dianteira e rgido na traseira


Direo
Pinho e cremalheira, com assistncia hidrulica


Rodas e pneus
Liga leve, aro 15 (opcional); Michelin Pilot HX 195/65 R15


Principais equipamentos de srie
Abertura interna do porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, direo hidrulica, volante com ajuste de profundidade e altura

Principais equipamentos opcionais
Ar-condicionado, ABS, alarme com acionamento a distncia, duplo airbag, pintura metlica, pintura perolizada, rodas em liga leve, vidros, travas e espelhos retrovisores eltricos


Preo bsico
$ 30 226 reais





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