Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
Palio Young x Gol Special
Julho 2006

Palio Young x Gol Special

O Palio Young e o Gol Special são sobreviventes das linhas anteriores. O painel do Fiat tem formas mais atuais, enquanto o Gol tem hodômetro digital

Por Adriano Griecco
Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Depois do Fiat Mille Smart, o Fiat Palio Young e o Volkswagen Gol Special são os carros mais baratos à venda no Brasil. Ambos são remanescentes das antigas linhas e foram mantidos como modelos de entrada ­ aqueles em que o grande apelo é o preço. Para os fabricantes, mantê-los em linha é um bom negócio porque são veículos de volume de venda e, principalmente, fazem parte de um projeto amortizado. Para o comprador, é a chance de contar com um zero-quilômetro mais acessível. E, somando todos os prós e contras, na ponta do lápis o modelo da Volkswagen é o melhor negócio.
O Young custa 343 reais a menos que o Special mas, em contrapartida, o Volkswagen oferece alguns itens a mais de série ­ nada de requinte, mas acessórios como acendedor de cigarros e hodômetro digital. No fim, esses penduricalhos acabam anulando essa diferença. A lista de opcionais do Palio é mais completa: por 22650 reais, é possível transformar a versão básica em um popular de luxo. Completo, o Fiat tem direção hidráulica, ar-condicionado, ABS, duplo airbag, vidros elétricos, pintura metálica e embreagem automática (que equipava a antiga versão Citymatic e permite a troca de marchas sem a necessidade de pisar na embreagem), além da opção de carroceria com cinco portas. O Gol Special, vendido apenas na configuração três portas, só oferece pintura metálica como opcional.
Equipamentos à parte, quem procura esse tipo de carro vai encontrar um acabamento condizente com seu preço. Ou seja: só o essencial. Tanto o painel do Young quanto o do Special são feitos de plástico, mas o desenho do modelo da Fiat é mais moderno. No modelo da Volks, as bolsas laterais nas portas são de grande utilidade, item não encontrado no Palio.
Em uma faixa de mercado onde o bolso é decisivo, o consumo de combustível também ganha peso na hora da compra. Neste caso, o Gol ganha fácil, mais econômico tanto na cidade quanto na estrada. O Special fez 12,25 km/l na cidade e 15,77 km/l na estrada, contra 9,51 km/l na cidade e 12,35 km/l na estrada do rival. Além de ser mais econômico, o Gol também apresentou melhor desempenho, vencendo os testes de retomada e aceleração, mesmo sendo menos potente, já que vem equipado com motor de 54 cavalos, contra os 61 cavalos do Palio Young. O modelo da Fiat só foi melhor no teste de frenagem, mas é necessário ressaltar que a versão avaliada estava equipada com ABS.
Resumindo a história: o Gol Special mostrou-se mais ágil no trânsito urbano, além de pesar menos no bolso, na hora de reabastecer. Para completar, a média do custo de manutenção do Gol Special (veja quadro completo no final da matéria) é inferior à do Palio Young ­ outro aspecto que, nessa categoria, é decisivo no teste da calculadora.

dadosbásicos
  PALIO
YOUNG
GOL
SPECIAL
Preço mínimo R$ 13 887 R$ 14 230
Preço máximo R$ 22 650 R$ 14 743
Consumo Urbano 9,51 km/l 12.25 km/l
Aceleração 0 a 100 km/h 20,32s 17,44s
Retomada (3a) 40 a 80 km/h 11,76s 9,40 s
Velocidade máxima 141 km/h 140 km/h
Principais equipamentos série:
calotas integrais, vidros verdes.
opcionais:
ABS, ar-condicionado, duplo airbag, direção hidráulica, embreagem automática, travas e vidros elétricos.
série:
acendedor de cigarros, hodômetro digital, rodas de aço aro 13 e ventilação com 3 velocidades.
opcionais:
pintura metálica.
 
 
PONTOS FORTES
PALIO
opcionais
GOL
consumo
PONTOS FRACOS
PALIO
desempenho
GOL
opcionais
 
 
 




» FOTOS

Publicidade