Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
Parati Crossover X Palio Adventure
Abril 2003

Parati Crossover X Palio Adventure

Na trilha aberta pela Palio Adventure, chega a Parati Crossover. Adaptadas para o fora-de-estrada leve, elas tm personalidades bem distintas

Por Adriano Griecco / Fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Com bom porta-malas, cavalos bem dispostos para o trabalho sob o cap e algum preparo fsico para enfrentar pequenos obstculos no trajeto, elas foram feitas para no deixar ningum com o controle remoto da TV na mo durante o fim de semana. A recm-lanada Parati Crossover 2.0 chega para tentar jogar areia no caminho da j conhecida Palio Adventure, pioneira no estilo "radical light", uma contradio em termos. A Adventure mais voltada para o fora-de-estrada.Nada de lamaais ou subidas muito ngremes - os ngulos de entrada e sada so 22 e 29 graus, respectivamente. Seus principais predicados so a suspenso reforada ( a mesma da picape Strada, com braos mais largos), os 17 centmetros de altura em relao ao solo, os pneus Pirelli Citynet All Weather de uso misto e o quebra-mato na dianteira. Para completar, os pra-choques so de plstico preto, dando um ar mais robusto e despojado perua.

O visual da Crossover segue por outro caminho. A generosidade dos cromados chama a ateno no exterior. Eles esto no spoiler e na grade dianteira, nas saias laterais e no pra-choque traseiro. Originalmente os retrovisores tambm eram cromados, mas uma clnica com os clientes da marca indicou o exagero e a Volks optou por deix-los na cor da carroceria. Mas a vocao aventureira da Crossover no se mede pelo visual. A medida est na suspenso, que 2,7 centmetros mais alta se comparada s outras verses da perua, que tm 12 centmetros em relao ao solo. Apesar de usar rodas de liga leve aro 15, os pneus tm perfil 55 para filtrar melhor os buracos que ela vai encarar.

A Adventure mais barata - custa 35700 reais - e tem de srie o ar-condicionado, equipamento opcional na Parati, que cerca de 1000 reais mais cara. J a Crossover oferece ajuste de altura do banco do motorista, brake-light e vidros traseiros eltricos. Para facilitar a comparao, o ar-condicionado da Crossover sai por 2000 reais. Nesse terreno, a Fiat deixa a VW para trs.

Em compensao, a Crossover conta com os prstimos do motor 2.0 de 112 cavalos, que ajudou a perua a vencer todos os testes de desempenho. A Adventure bem que resistiu, graas ao novo motor 1.8 de 103 cavalos, produzido pela GM Fiat Powertrain, substituto do antigo 1.6 16V Torque. Na acelerao, a Crossover precisou de 12,6 segundos para atingir os 100 km/h, com uma vantagem de cinco dcimos sobre a rival. Nas retomadas, apesar dos valores bem prximos (as duas empataram com 11,3 segundos na medio de 60 a 100 km/h em quarta marcha), a Crossover tambm levou a melhor. Ela s perdeu no teste de rudo interno - bem mais barulhenta em ponto-morto e a 120 km/h.

Diferenas de desempenho parte, no uso cotidiano no h motivos para reclamar das duas. O manuseio do cmbio continua com os engates mais curtos na Parati e menos precisos na Adventure - que mantm a mesma caixa, apenas com as relaes de marchas reescalonadas, adequadas ao novo motor. No entanto, se o assunto consumo de combustvel, a Adventure mostra-se menos voraz. Ela mais econmica tanto na cidade - onde faz 7,6 km/l, contra 6,9 - quanto na estrada - ela percorreu 14,7 km/l, contra os 12,6 da rival.

As duas se distanciam quando o assunto estabilidade. A Parati leva vantagem no asfalto. Mesmo mais alta, a suspenso continua firme, alm de mostrar-se com bom preparo para encarar pequenos buracos - e esse outro item que demonstra a vocao mais urbana da Crossover. No que o conjunto da Adventure seja mole e no transmita confiana nas curvas. O que pega so os pneus que aumentam a tendncia do carro a sair de frente em curvas mais acentuadas. Por outro lado, o desempenho da Adventure em estradas de terra superior. Mas calma l: antes de afundar o p no atoleiro, saiba que esses pneus no fazem milagres. Se voc errar a dose no acelerador, a perua tende a escorregar e, dessa vez, nas quatro rodas. Tambm na hora de parar a Adventure foi melhor. Em duas das trs medies ela percorreu a menor distncia. A maior margem ficou para a frenagem que parte dos 120 km/h, na qual ela parou em 63,9 metros, quatro a menos que a rival.

Ao dirigir, voc vai se sentir bem em qualquer uma das peruas. A Volks agrada por oferecer o ajuste de altura do banco de srie, item opcional na Adventure. Em contrapartida, esta oferece, tambm opcionalmente, a regulagem de altura do volante. Eu recomendo: nem pense duas vezes e pague os 46 reais cobrados pela Fiat. Em ambas, a disposio dos comandos boa, mas a Parati peca por levar os botes que acionam o vidro no console central. Ainda na Volks, o interior recebeu um pouco mais de ateno que na Adventure, j que a perua tem seu nome gravado na soleira da porta, alm dos detalhes cromados nos mostradores, no boto do freio de mo e nas maanetas. Na Fiat, s os mostradores passaram a ser amarelos - nas outras verses eles so brancos - e vm acompanhados pela grafia do nome da perua.

Como voc pde ver, a briga foi das boas. Mas a vitria da Adventure. Alm do melhor preo, ela indicada para passeios um pouco mais radicais, o que , afinal, o esprito dos dois modelos. A Crossover tem a seu favor o desempenho no asfalto, coerente com seu visual mais sofisticado. Esto l os bancos de couro sinttico - opcionais, est certo - que do requinte ao ambiente interno. Mas, seja qual for o revestimento dos bancos, uma coisa eu garanto: com qualquer uma das duas peruas, voc no vai ficar com saudades do sofazo da sala durante o fim de semana.

> Fichacomparativa

Ficha tcnica

Volkswagen Parati Crossover 2.0

Motor
Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 8 vlvulas
Cilindrada: 1985 cm3
Dimetro x curso: 82,5 x 92,8 mm
Taxa de compresso: 10,0:1
Potncia: 112 cv a 5250 rpm
Torque: 17,3 kgfm a 3000 rpm

Cmbio
Mecnico de 5 marchas, trao dianteira;
I. 3,45;
II. 1,93;
III. 1,28;
IV. 0,96;
V. 0,75;
R 3,16;
Diferencial 4,11;
Rotao do diferencial a 100 km/h em 5 marcha - 2700 rpm

Carroceria
Dimenses:
comprimento, 413 cm;
largura, 162 cm;
altura, 141 cm;
entre-eixos, 246 cm
Peso: 1490 kg
Peso x potncia: 13,3 kg/cv
Peso x torque: 86,1 kg/kgfm
Volumes:
Porta-malas, 437 l;
tanque de combustvel, 51 l

Suspenso
Molas helicoidais e amortecedores hidrulicos Dianteira: Independente do tipo McPherson; Traseira: braos longotudinais e barra estabilizadora

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS (opcional)

Direo
Hidrulica do tipo pinho e cremalheira;
dimetro de giro 10,3 metros,
3 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Liga leve, aro 15; Firestone Firehawk 195/55 R15

Principais equipamentos de srie
Aeroflio traseiro, alarme com acionamento a distncia, banco do motorista com regulagem de altura, brake-light, direo hidrulica, faris de neblina, espelho retrovisor dia e noite, lavador, limpador e desembaador do vidro traseiro, rodas de liga leve, pra-choque na cor da carroceria, travas e vidros eltricos, ventilao forada

Principais equipamentos opcionais
ABS, ar-condicionado, CD player com comandos no volante, duplo airbag, bancos de couro

garantia
1 ano sem limite de quilometragem. Socorro 24 horas com cobertura em todo o Brasil

Preo
36660 reais

Ficha tcnica

Fiat Palio Adventure 1.8

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 vlvulas
Cilindrada: 1796 cm3
Dimetro x curso: 80,5 x 88,2 mm
Taxa de compresso: 9,4:1
Potncia: 103 cv a 5400 rpm
Torque: 17,0 kgfm a 2800 rpm

Cmbio
Mecnico de 5 marchas, trao dianteira;
I. 3,91;
II. 2,24;
III. 1,52;
IV. 1,15;
V. 0,87;
R 3,91;
Diferencial 3,87;
Rotao do diferencial a 100 km/h em 5 marcha - 2700 rpm

Carroceria
Dimenses:
Comprimento, 425 cm;
largura, 165 cm;
altura, 159 cm;
entre-eixos, 246 cm
Peso: 1128 kg
Peso x potncia: 10,9 kg/cv
Peso x torque: 66,4 kg/kgfm
Volumes:
Porta-malas, 460 l;
tanque de combustvel, 51 l

Suspenso
Molas helicoidais e amortecedores hidrulicos
Dianteira: Independente, do tipo McPherson;
Traseira: Independente, com braos oscilantes

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS (opcional)

Direo
Hidrulica do tipo pinho e cremalheira; dimetro de giro 10,5 metros, 3 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Liga leve, aro 14; Pirelli All Weather 175/80 R14

Principais equipamentos de srie
Ar-condicionado, acendedor de cigarros, conta-giros, direo hidrulica, faris de neblina, limpador, lavador e desembaador do vidro traseiro, predisposio para alarme, preparao para som, quebra-mato, travas e vidros dianteiros eltricos

Principais equipamentos opcionais
ABS, duplo airbag, CD player, brake-light, banco do motorista com regulagem de altura e lombar, CD changer, retrovisores e vidros traseiros eltricos, volante com regulagem de altura


garantia:
1 ano sem limite de quilometragem. Garantia estendida por mais um ano pelo Confiat. Socorro 24 horas para todo o Brasil

Preo Bsico
35 700 reais





» FOTOS


Publicidade