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Carros | Comparativos
Ranger X S10
Junho 2001

Ranger X S10

Com o motor 2.3 de ltima gerao, a Ranger desafia a histrica rival S10

Por Paulo Campo Grande / Fotos: Marcelo Spatafora
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

H muito que as picapes deixaram de ser apenas veculos destinados ao trabalho. Hoje comum v-las em contorcionismos milimtricos, disputando vagas apertadas dos estacionamentos dos shoppings com carros menores. Quase 70% das picapes mdias ostentam a gravatinha da GM ou o oval da Ford na grade. H seis anos que a Ranger e a S10 competem pela preferncia do consumidor. Ningum, at agora, teve cacife para entrar nesse jogo. Nem mesmo as nacionais L 200 e Dakota, que, at este ano, era produzida no Brasil. A S10 vende mais. Nos primeiros quatro meses de 2001, foram vendidas 9493 picapes da GM, enquanto a concorrente ficou nas 5074 unidades. Mas a Ford colocou mais fichas na mesa. A Ranger ganhou dois novos motores a gasolina: um 2.3, de quatro cilindros em linha, e outro 4.0, V6.
Alinhamos a nova Ranger 2.3 a gasolina com a sua correspondente rival, a S10 2.4 MPFI. As duas com cabine dupla, em suas verses bsicas.
O motor 2.3 da Ranger gera 137 cv de potncia e 21,2 kgfm de torque. Sua concepo bastante moderna. Com bloco, crter e cabeote feitos de alumnio, 41% mais leve que seu antecessor, o 2.5 de 121 cv. Alm disso, conta com quatro vlvulas por cilindro e duplo comando de vlvulas. Trata-se de um motor de ltima gerao, da linha Duratec HE, produzido nos Estados Unidos. O Chevrolet 2.4, por sua vez, rende 128 cv de potncia e 21,9 kfgm de torque. o filho mais novo da Famlia II, que, no final dos anos 80, equipou o Monza 1.8. Chegou S10 como 2.2 e teve sua cilindrada ampliada para 2.4, na linha 2001. Apenas o cabeote de alumnio. O bloco de ferro fundido. Tem duas vlvulas por cilindro e comando de vlvulas simples.

No mercado, a S10 ( dir.) leva vantagem sobre a Ranger ( esq.). Este ano, as vendas da GM so quase o dobro das da Ford

Feitas as apresentaes, vamos pista de testes. A Ranger saiu na frente. Nas medies de acelerao, a picape fez de 0 a 100 km/h em 13,43 s, enquanto a adversria acelerou em 15,63 s. A Chevrolet, porm, reagiu nas provas de retomada de velocidade. Em todas as passagens, a S10 foi mais rpida que a Ranger. Nas medies de 40 a 100 km/h, em 5 marcha, por exemplo, a S10 estabeleceu o tempo de 29,26 s contra 34,21 s da Ranger
A vantagem do motor Ford nas aceleraes se explica por sua maior potncia. Com 9 cv a mais, ele empurrou a picape, a partir do repouso, com mais facilidade do que a concorrente. Tambm contribuiu o fato de a Ranger ser 80 kg mais leve que a S10. O motor Chevrolet conseguiu se recuperar nas retomadas porque, nessa situao, o que vale o torque e em um motor de oito vlvulas ele aparece mais cedo. Apesar de os dois motores terem praticamente o mesmo torque, o 2.4 consegue gerar mais fora em rotaes mais baixas. Seu torque mximo atingido a 2 600 rpm, enquanto no Ford s chega a 3750 rpm.

Em relao ao consumo, a diferena pode ser medida no conta-gotas. A Ranger obteve as mdias de 8,09 km/l na cidade e 9,50 km/l na estrada. A S10 fez, respectivamente, 8,12 km/l e 9,55 km/l. Nas medies do nvel de rudo interno, de novo as picapes apresentaram praticamente os mesmos valores.
curioso notar que Ranger e S10 tm muitos pontos em comum. As relaes de 3, 4 e 5 marchas, por exemplo, so muito prximas. Nas dimenses e em ergonomia, as duas se assemelham. At os comandos de acionamento dos faris e do sistema de ventilao, por exemplo, esto na mesma posio. E o pacote de equipamentos que oferecem, nas suas verses bsicas, tambm muito parecido. As duas contam com direo hidrulica, sistema antifurto, freios ABS no eixo traseiro, vidros verdes, brake-light e preparao para som entre os principais itens de srie. Como exclusividade a Ranger traz um equipamento til, que o conta-giros. E a S10 vem com um recurso esttico: os pra-choques pintados na cor da carroceria. O acabamento da Ranger melhor, o que se evidencia na qualidade dos materiais aplicados no painel e no revestimento de portas e bancos. Mas a S10 tem uma maior lista de opcionais. Enquanto a Ranger XL s oferece ar-condicionado e volante com ajuste de altura como "2 catlogo" - como a Ford chama seu pacote mais completo de opcionais para a verso -, a S10 pode vir com duplo airbag, freios ABS nas quatro rodas, rodas de alumnio e trio eltrico, alm do ar-condicionado e do volante com ajuste de altura.
Ranger e S10 so bem diferentes na dirigibilidade. A Ranger tem a direo firme, com um volante de boa empunhadura, enquanto a S10 possui a direo leve e um volante ruim de segurar. A maior diferena entre as duas, no entanto, est no comportamento da suspenso. As duas picapes possuem sistemas semelhantes. Na dianteira, contam com barra de toro, estabilizador e amortecedores pressurizados. Na traseira, eixo rgido e feixe de molas semi-elpticas. Mas a calibragem das suspenses completamente diferente entre uma e outra. A Ranger apresenta um rodar mais duro. Sua suspenso firme e, por vezes, desconfortvel. A S10, ao contrrio, muito macia. Proporciona maior conforto, mas assusta quando deixa a carroceria balanar em demasia em curvas ou manobras rpidas.
a suspenso que, basicamente, determina o comportamento das duas. Quando desenvolvem um projeto, os tcnicos definem como a suspenso deve trabalhar. No caso das picapes, o desafio dos especialistas maior, porque as condies de uso do veculo podem variar bastante (leia texto na pgina 70). De acordo com as fbricas, cerca de 70% dos clientes usam as picapes na cidade, como transporte pessoal. Mas os restantes 30% rodam em outros tipos de piso e tambm no transporte de cargas. Portanto, as picapes devem atender s duas expectativas.
Pelo que apresentou durante o teste, a Ranger demonstrou ser a opo mais acertada para quem aprecia o carter aventureiro e esportivo das picapes. Mesmo que seja para rodar no asfalto. A S10, por outro lado, revelou-se ideal para os que no abrem mo do conforto. No trnsito, ela mais fcil de dirigir e exige menos fora do motorista. No que diz respeito segurana, no entanto, a Ranger superior. Em uma prova de slalom, em que ocorrem mudanas sucessivas de direo, a Ranger se mostrou mais fcil de ser controlada. A S10, ao contrrio, oscilava a carroceria lateralmente, sendo mais difcil mant-la na trajetria desejada pelo motorista.
Ao final do teste, a Ranger fez valer sua artilharia. Seu motor de concepo mais moderna, mais o equilbrio da suspenso e a direo precisa, fazem o conjunto vencedor. Tambm no design e no acabamento a picape Ford conseguiu maior nmero de pontos na avaliao. Apesar do preo mais alto, a Ranger mostrou que tem boas cartas na mo para enfrentar a lder S10. A Ford no divulgou a sua tabela de preos. Mas fontes da empresa estimam que a Ranger 2.3 XL cabine dupla dever custar cerca de 5% a mais que a sua verso atual. Ou seja, em torno de 40500 reais, na verso bsica. A S10, tambm cabine dupla e bsica, vendida por 33892 reais.
Nas provas de frenagem, a S10 tambm se destacou. A verso testada era equipada com freios ABS nas quatro rodas, enquanto a Ranger s contava com o apoio eletrnico no eixo traseiro. Assim, a S10 parou de forma mais equilibrada e em menor espao. Vindo a 80 km/h, precisou de 33,7 m para frear. E a Ranger percorreu 35,9 m. Parece pouco, mas dois metros fazem toda a diferena numa parada de emergncia.

> Avaliao

FICHA TCNICA

Ranger 2.3 16V XL S10 2.4 MPFI STD
Principais equipamentos de srie
Sistema antifurto PATS, brake-light, vidros verdes, tomada de 12 volts, janela traseira corredia, conta-giros e preparao para som
Principais equipamentos opcionais
Ar-condicionado e volante com ajuste de altura
Preo (bsico estimado)
40500 reais
Principais equipamentos de srie
Barras de proteo laterais, brake-light, travas de segurana para crianas, pra-choques na cor da carroceria, vidros verdes, pra-brisas degrad e preparao para som
Principais equipamentos opcionais
Duplo air-bag, ar-condicionado, freios ABS nas 4 rodas, rodas de alumnio, trio eltrico, controle remoto de alarme e travas das portas
Preo (bsico)
33892 reais
Motor e cmbio
Motor dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 16 vlvulas, duplo comando de vlvulas
Cilindrada
2 260 cm3
Dimetro x Curso
87,5 mm x 94,0 mm
Taxa de compresso
9,7:1
Potncia
137 cv a 5 050 rpm
Potncia especfica
60,62 cv/litro
Torque
21,2 kgfm a 3 750 rpm
Cmbio
Manual, 5 marchas, trao traseira
1 3,71:1
2 2,20:1
3 1,49:1
4 1,00:1
5 0,79:1
R 3,40:1
Diferencial 4,56:1
Rotaes a 100 km/h em 5 2 900 rpm

Motor dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 8 vlvulas, comando de vlvulas simples
Cilindrada
2 405 cm3
Dimetro x Curso
87,5 mm x 100 mm
Taxa de compresso
9,6:1
Potncia
128 cv a 4 800 rpm
Potncia especfica
53,22 cv/litro
Torque
21,9 kgfm a 2 600 rpm
Cmbio
Manual, de 5 marchas, trao dianteira
1 4,65:1
2 2,42:1
3 1,49:1
4 1,00:1
5 0,80:1
R 3,79:1
Diferencial 4,78:1
Rotaes a 100 km/h em 5 2 500 rpm

Suspenso e freios

Amortecedores
pressurizados a gs
Dianteira
Independente, com barra de toro e barra estabilizadora
Traseira
Feixe de molas semi-elpticas
Freios
Discos, na dianteira, e tambores, na traseira, com ABS
Direo
Hidrulica, tipo pinho e cremalheira, dimetro de giro: 11,50 m
Rodas e Pneus
Ao estampado Pirelli 235/75 R15

Amortecedores
a gs
Dianteira
Independente, braos desiguais, barra de toro e estabilizador
Traseira
Eixo rgido, feixe de molas semi-elpticas
Freios
Discos, na dianteira, e tambores, na traseira, com ABS
Direo
Hidrulica, tipo setor e sem-fim com esferas recirculantes, dimetro de giro: 11,50 m
Rodas e pneus
Ao estampado Firestone 225/75 R15

Dimenses
Carroceria
Picape, cabine dupla, 4 portas, 5 lugares
Tanque
60 l
Carga til
730 kg
Peso
1 560 kg
Peso x Potncia
11,38 kg/cv
Carroceria
Picape, cabine dupla, 4 portas, 5 lugares
Tanque
67 l
Carga til
810 kg
Peso
1640 kg
Peso x Potncia
12,81 kg/cv





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