Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Corolla
  • Up
  • Logan
  • HB 20
  • Prisma
  • Novo Ka
  • Golf VII
  • Focus
  • Tracker
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
Honda Fit X Ford EcoSport
Agosto 2003

Honda Fit X Ford EcoSport

Se voc faz parte da legio que tem queda por um deles e no cogitou o outro, devia.

Por Adrino Griecco / Fotos: Srgio Chvaicer / Way of Light
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Antes mesmo de ler esta reportagem, voc deve estar se perguntando de onde tiramos a idia de juntar carros de categorias distintas como o Honda Fit e o Ford EcoSport. O primeiro uma minivan compacta. O outro, um utilitrio esportivo. Mas, na vida real, os dois tm mais pontos em comum (alm do preo, de aproximadamente 37000 reais) do que voc imagina. A comear pelo desempenho de ambos nos respectivos concessionrios. Em trs meses de venda, o modelo da Ford j ocupa a terceira posio no segmento dos comerciais leves no ano. E caminha a passos largos para ser o primeiro, j que no ms de junho superou a lder Strada, da Fiat, em 1200 unidades. O Fit tambm tem nmeros expressivos. Vendeu 2600 unidades em dois meses e se aproxima da Meriva, lder do segmento das minivans: apenas 200 unidades separaram o Honda da minivan Chevrolet, em junho passado.

Se os nmeros de venda servem de parmetro, ambos so os novos objetos de desejo do mercado. E, segundo seus fabricantes, eles disputam o mesmo pblico: jovens, solteiros e que gostem de viajar. Mas basta observar as ruas para concluir que boa parte dos Fit e Eco foi adotada por jovens famlias. No por acaso os dois foram escolhidos como "Melhor Compra" por QUATRO RODAS (junho 2003) em suas respectivas categorias - o Eco ainda foi eleito a "Melhor Compra do Ano". Se o seu corao bate mais rpido ao pensar numa dessas estrelas, bom ver como elas so na intimidade. Afinal, nada como um bom conhecimento antes de iniciar um relacionamento srio.

Boa parte do meterico sucesso do EcoSport se deve a seu estilo. Em todos os lugares em que estacionei - inclusive no estdio onde foram feitas as fotos que voc v - as pessoas no se cansavam de elogiar o visual do jipe. Adjetivos como bonito e moderno no faltaram para qualificar as linhas retas e simples do jipe, que traz traos dos utilitrios esportivos americanos. A lateral, por exemplo, lembra a do Ford Escape. Mas seu ponto alto est mesmo na frente. O pra-choque saliente, de plstico preto, com duas aletas verticais, d um ar de robustez e integra a grade dianteira. Para completar, vem o formato quadrado dos faris, com o grande refletor cromado no meio. A traseira tem o charme do estepe exposto na tampa do porta-malas, que se abre lateralmente, garantindo um bom acesso.

O Fit mais discreto. Seu estilo "meio minivan, meio hatch" menos arrebatador, mas vai conquistando aos poucos. O que brilha primeira vista no modelo so seus faris, dois olhos puxados que ocupam boa parte da dianteira e combinam com as lanternas traseiras, que tambm possuem um desenho diferente - so quase triangulares e tm as luzes direcional e de r no meio do conjunto, com refletores redondos. A linha de cintura alta d um ar mais robusto minivan.

Espao no falta. Mesmo sendo menor - so 3,83 metros de comprimento do Fit contra 4,23 do EcoSport -, a Honda conseguiu melhor aproveitamento no interior. No existe mgica. O segredo est na distncia entre-eixos do modelo, que apenas 4 centmetros menor que a do EcoSport, que tem 2,49 metros. Alm disso, o fato de o tanque de combustvel ter sido deslocado para a frente permitiu modular os bancos traseiros, que podem variar conforme o volume e o tamanho da carga a ser levada (veja as fotos na pgina ao lado). Este artifcio d ao motorista a opo de carregar objetos mais longos, como uma prancha de surfe, mas ao mesmo tempo limita o nmero de passageiros. Alm dessa facilidade, o Fit oferece maior porta-malas. So 85 litros a mais de bagagem em relao ao EcoSport, que carrega apenas 295 litros. No Eco, alguma bagagem pode ser acomodada no bagageiro externo. Esse recurso, se por um lado possibilita maior ocupao interna, por outro traz implicaes aerodinmicas e elevao do consumo.

Lugar para a tralha os dois tm. Ambos oferecem uma profuso de porta-trecos. O Fit tem duas "prateleiras" abaixo da coluna de direo e do porta-luvas, alm dos porta-objetos nas portas, no console central e no console traseiro, para quem anda l atrs. A Ford achou um pouco mais de espao para seus pequenos compartimentos. Eles esto nas portas, nas laterais dos bancos, na tampa e dentro do porta-malas, no console central e "dentro" do banco do passageiro, que se abre. No total, so 13 cavidades onde se pode colocar o que quiser.

Se o espao interno dos dois parecido, j no se pode dizer isso do acabamento. Nesse aspecto o Fit abre distncia. O painel tem linhas mais ousadas - o que se pode perceber pelos botes do ar-condicionado, redondos e saltados em relao ao painel - e combina plstico com um material emborrachado, que tambm reveste o volante. Os aros cromados dos mostradores denotam mais cuidado, se comparados aos marcadores de fundo cinza do EcoSport. O painel do Ford, assim como o revestimento das portas, de plstico injetado, que no combina com um carro de 37530 reais.

Imbatvel mesmo no Eco sua posio de dirigir elevada, altura de utilitrios maiores, como a Chevrolet Blazer. De carona, os passageiros ganham aquela sensao de "poder", olhando de cima os outros mortais, um benefcio secundrio dos 20 centmetros que o jipe tem de altura em relao ao solo. O que ajuda na sensao de bem-estar na direo do jipe a alavanca de cmbio, que, assim como no Fiesta, mais alta e fica mais prxima do volante, se comparada do Fit.

Mesmo com boa altura em relao ao solo - caracterstica que permite a prtica do fora-de-estrada leve, modalidade no indicada para o proprietrio de um Honda Fit -, a estabilidade do Ford surpreende quando se toma como referncia a maioria dos utilitrios esportivos. Nada de moleza que faa a carroceria balanar em curvas fechadas. Os tcnicos da Ford acertaram a mo na suspenso. O Eco tem direo direta e seu comportamento firme atende os comandos do motorista sem sustos durante o percurso. O Fit, se comparado ao "rival", tem um temperamento mais familiar, trazido em parte pela suspenso macia, que assimila os desnveis do asfalto, sem transmitir vibraes para o volante. Em outras palavras, ele mais indicado para a cidade. As reaes ao volante so rpidas e estacionar em vagas apertadas torna-se brincadeira, graas a suas pequenas dimenses.

Alm do tamanho, o Fit tambm agrada por oferecer cmbio com engates mais macios e que no precisam ser conduzidos como os do Ford. Em compensao, o motor 1.6 de 98 cavalos do EcoSport presenteia o motorista com mais desempenho. O utilitrio atinge os 100 km/h com oito dcimos de vantagem sobre o Fit: 13,6 contra 14,4 segundos. Nas outras provas, os 140 quilos a menos da minivan fizeram a diferena e a margem de vitria caiu. Com 80 cavalos, o motor 1.4 do Fit mostrou-se aguerrido na mxima, em que cravou 165,2 km/h, contra 160,2 km/h do EcoSport - o trunfo a aerodinmica do Fit. Mas em ambos, quando precisar de urgncia na entrega de fora, o motorista vai se lembrar de que existem motores com cilindrada maior.

A vantagem em desempenho que o Ford tem paga no caixa do posto. Na cidade o Honda faz 10,0 km/l, enquanto o Ford ingere 1 litro a cada 8,7 quilmetros. Na estrada, a diferena entre as mdias de consumo ainda maior: so 15,5 km/l do Fit contra 13,3 km/l do EcoSport. Outro ponto em que o Fit supera o utilitrio no tratamento aos ouvidos dos passageiros. O Honda foi mais silencioso em todas as medies de rudo interno, graas ao melhor tratamento acstico e ao discreto funcionamento do motor.

Na hora de comparar as listas de equipamentos, o Fit chega com um pacote difcil de ser superado - at mesmo por seus concorrentes diretos, como a Chevrolet Meriva. Em relao ao EcoSport, a diferena ainda maior. A verso LXL da minivan da Honda custa 36600 reais e a mais completa da gama. Por 37530 reais compra-se a verso mais barata do EcoSport, equipada com motor 1.6. O Fit traz de srie na verso LXL direo eletricamente assistida, ar-condicionado, bancos traseiros modulares, vidros eltricos, duplo airbag e ABS - sendo que estes trs ltimos itens no existem nem como opcional no EcoSport XL.

Os dois carros comportam uma famlia de quatro pessoas e agradam em quase todos os aspectos. O Fit tem um lado mais comportado e entrega melhor acabamento e mais conforto para os ocupantes, sem falar na modularidade dos bancos, que aceita objetos naturalmente indigestos para um carro de configurao tradicional. O EcoSport tem visual mais atraente, capaz de encarar um fora-de-estrada leve, oferece melhor desempenho e ainda tem posio mais alta de dirigir.

Sabemos que paixo no se discute. por isso que nos limitamos a contar tudo o que sabemos sobre Eco e Fit, suas qualidades e seus defeitos. Mas, para quem acha que tudo se resolve na ponta do lpis, que tal uma olhada na pontuao da avaliao nos links da pgina anterior?

principais equipamentos de srie:
FIT
ECO
Airbag duplo
Ar-condicionado
ABS
Direo assistida
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos traseiros flexveis
CD player
Conta-giros
Limpador, lavador e desembaador do vidro traseiro
Vidros, travas e espelhos eltricos
Rodas de liga leve
Volante com regulagem de altura





» FOTOS


Publicidade