Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
Courier x Montana x Saveiro x Strada
Julho 2006

Courier x Montana x Saveiro x Strada

4º lugar: Ford Courier

Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

 

preço base: 24 230 reais

Quando foi lançada, em 1998, a picape da Ford alardeava ter a maior capacidade de carga da categoria, levando 700 quilos. Com o passar do tempo, a vantagem da caçamba foi sendo esvaziada e hoje ela perde nesse quesito para as suas concorrentes. Mas é bom registrar que ela ainda tem a mais comprida plataforma de carga.

No desempenho e no visual, a Courier ficou para trás. Mas há alguns pontos em que a picape é difícil de ser superada. Como no bom acerto de
direção e suspensão. Na versão L, a Courier vem sem direção hidráulica de série, mas nem por isso o mecanismo demanda força. Pelo contrário, é leve e agrada pela rapidez nas respostas. E, em conjunto com a suspensão tipo McPherson na dianteira e lâmina de mola parabólica na traseira, proporciona curvas mais rápidas que as rivais. Um handling que faz jus à tradição do irmão Fiesta.

A esperteza nas curvas não foi acompanhada pelos números de desempenho, como você poderá conferir no quadro de avaliação, no final da reportagem. Impulsionada pelo motor 1.6 de 95 cavalos - a Ford teria que alterar os sistemas de admissão e de escape para que a Courier pudesse receber a versão de 98 cavalos deste motor -, a picape tem a qualidade de oferecer o torque de 14,2 mkgf a partir das 2250 rotações, característica que ajuda a picape a fazer boa figura nas subidas.

Já o visual não tem o mesmo brilho de outrora. Com as linhas derivadas da geração anterior do Fiesta, comercializado como modelo Street, ela apenas se defende. É fato que está no forno uma nova picape derivada do EcoSport. Mas isso é assunto para o ano que vem, quando o utilitário deverá ser apresentado no Salão do Automóvel.

A Courier tem no preço um de seus maiores atrativos. Com 24230 reais você tira da loja a versão L. Mas nas concessionárias, em meados de outubro, o preço praticado estava em 20800 reais - as rivais também tinham desconto, mas ficavam na faixa de 23600 reais. Na versão L, a picape vem pelada. De série mesmo só a grade protetora do vidro traseiro, os vidros verdes, o protetor de caçamba e o brake-light.

 

> 1º lugar GM Montana

> 2º lugar Fiat Strada

> 3º lugar VW Saveiro

> Ficha comparativa

> Voltar para a página inicial

 

Ficha técnica

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 válvulas
Cilindrada: 1 598 cm_
Diâmetro x curso: 82,1 x 75,5 mm
Taxa de compressão: 9,5:1
Potência: 95 cv a 5 500 rpm
Torque: 14,2 kgfm a 2 250 rpm

Câmbio
Manual de 5 marchas, tração dianteira;
I. 3,58; II. 1,93; III. 1,28: IV. 0,95; V. 0.76; Ré 3,62;
Diferencial 4,06;
Rotação do motor a 100 km/h em 5ª - 2 700 rpm

Carroceria
Dimensões: Comprimento, 445 cm; largura, 179 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 263 cm
Peso:1 095 kg
Peso/potência: 11,5 kg/cv
Peso/torque: 77,1 kg/mkgf
Volumes: Caçamba, 1031 l: tanque de combustível, 65 l

Suspensão
Dianteira: Tipo McPherson
Traseira: Eixo rigido

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica (opcional): diâmetro de giro 11 metros, 2,7 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Liga leve, aro 14; Pirelli Citynet 175/70 R14

Principais equipamentos de série
Barra de proteção lateral

Principais equipamentos opcionais
Direção hidráulica

Garantia
1 ano sem limite de quilometragem

Preço
24 230 reais

 





» FOTOS

Publicidade