Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Carros | Comparativos
Honda Fit LX x VW Fox Sportline 1.6 totalflex
Novembro 2004

Honda Fit LX x VW Fox Sportline 1.6 totalflex

Quem v cara no v espao interno. E no imagina o quanto Fit e Fox tm em comum, como ficou claro nesta disputa apertada

Por Adriano Griecco / fotos Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Se voc est pensando em comprar um Fox, provvel que um Fit nem lhe tenha passado pela cabea. E a recproca tem igual chance de ser verdadeira. Nesse caso, esta matria foi feita sob medida para voc. Honda Fit e VW Fox tm mais em comum do que as aparncias mostram. Em primeiro lugar, vem sua proposta. So carros compactos, com vocao urbana e dotados de motores de mdia cilindrada. Seus projetos privilegiam o uso do espao interno, ambos com a opo pela cabine mais alta. E as duas verses confrontadas neste comparativo custam quase a mesma coisa.

O valor da verso de entrada do Fox comea numa faixa bem inferior do Honda Fit. Na verso 1.6 Sportline, a top de linha, a Volkswagen pede 33795 reais. J o Honda Fit LX sai por 38160 reais. uma diferena razovel. Mas quem vai querer um Fox Sportline sem ar-condicionado? Ento pode acrescentar mais 3990 reais ao preo do VW, que salta para os 37785 reais. So 375 reais a favor do Fox, mas o Fit na verso LX j sai de fbrica com direo hidrulica, ar-condicionado, trio eltrico e airbag para motorista - equipamento que no existe nem como opcional no Fox. Em compensao, o Volks tem a mais a abertura eltrica do porta-malas (de srie) e o ABS, como opcional - item que s existe no Fit LXL, cujo preo comea em 41500 reais. Se o Fit agrada mais pela lista de itens de srie, a de opcionais apresenta um bom argumento para quem enfrenta congestionamentos: o cmbio automtico CVT

Na anlise interna, o Fit leva vantagem. Seu acabamento de qualidade superior ao da Volks pela escolha de materiais mais refinados, como se pode ver no revestimento das portas e no painel - que feito em duas tonalidades, detalhe que d a impresso de se estar em um carro de segmento superior. Ainda que os dois exibam formas atuais, os mostradores do Fit tm melhor leitura por serem maiores que os do rival - que ficam reunidos numa nica pea, dificultando a observao do conta-giros.

No restante, os dois carros esto prximos. A posio de dirigir em ambos, mesmo mais alta que os compactos "normais", no chega a causar incmodo, como ocorre em uma minivan. Assim como em um Classe A, o volante fica mais vertical, paralelo ao corpo. E as regulagens de altura do banco do motorista e da direo (esta disponvel apenas no Fit) facilitam na hora de se acertar ao volante. Os comandos so de fcil manuseio - embora alguns aqui achem exagerado o tamanho dos botes do ar-condicionado do Fit - e esto bem localizados. O Fox ainda tem como opcional o controle do rdio na direo, item no oferecido no Fit. Mas os dois modelos apresentam porta-trecos no atacado. No espao interno, eles empatam, j que o Fox tem 1 centmetro a mais de entreeixos, ainda que seja 2,6 centmetros mais curto que o rival. Mas, se os passageiros andam com o mesmo conforto nos dois carros - uma vez que os modelos oferecem praticamente o mesmo nvel de rudo interno, segundo nossas medies -, a bagagem vai melhor no Fit. So 380 litros contra os 260 do Fox. Est certo que o Volks tem o sistema de banco traseiro mvel, que corre 15 centmetros para a frente, aumentando a capacidade do porta-malas em mais 100 litros. Mas a quem sofre so os passageiros de trs, que ficam sem espao para as pernas. No d para conciliar as duas coisas no Fox. No Fit, isso possvel. O banco traseiro bipartido (na proporo 40/60), e quando um deles rebatido, formando um assoalho plano com o porta-malas, fica fcil colocar bagagem extra no compartimento, alm de um ocupante na parte no rebaixada do banco traseiro. Alm dessa facilidade, o Fit traz melhor acabamento tambm no porta-malas, com revestimento de plstico duro nas paredes. Nas laterais do bagageiro do Fox, a lataria fica exposta.

Os dois carros tm um jeito monovolume de ser e so mais altos que os compactos que esto no mercado. Para os acostumados desde criancinhas com o universo de hatches, peruas e seds, a empatia pode no ser imediata. Esportividade nenhum deles tem, mas o Fit parece chamar mais ateno nas ruas. No d para dizer se porque o carro traz algum status ou se pelos arregalados faris dianteiros, de formas abauladas e que destoam do visual mais comportado do modelo. O Fox parece ter linhas mais harmnicas e a verso Sportline agrada por vir de srie com rodas de aro 15 de liga leve - mais atraentes que as de ao com calota do Fit - e faris de neblina, detalhe que enriquece a dianteira. Na traseira, o inverso. Com a luz de r e o pisca em refletores circulares, as lanternas do Fit so mais chamativas, se comparadas s do Fox. Feitos os clculos, um honroso empate nesse quesito.

Se at aqui o Fit parece levar alguma vantagem, o Fox se aproxima quando o assunto desempenho. Seu motor 1.6 bicombustvel levou o VW vitria em todos os testes dinmicos, rodando com gasolina ou com lcool. Na prova de acelerao, o Fox abastecido com lcool foi 2,4 segundos mais rpido que o Fit e precisou de 11,8 segundos para chegar aos 100 km/h. Na mesma prova, levou 12,4 segundos abastecido com gasolina. O Fox tambm papou todas as provas de retomada, mostrando que tem mais disposio para as solicitaes do dia- a-dia. O motor do Fox mais gil no trnsito e nas ultrapassagens durante uma viagem e conta com o auxlio de um adequado escalonamento de marchas e alavanca de cmbio com engates irrepreensveis. O acerto de suspenso voltado para a esportividade - sensao reforada pelas rodas de aro 15 - traz mais estabilidade nas curvas, mas no impede que as trepidaes cheguem ao volante.

Mas, se o motor 1.4 de 80 cavalos do Fit no preo para o Fox, a conduo do Honda to amigvel quanto a do VW. Seu cmbio apresenta engates precisos e o bom comportamento nas curvas faz esquecer sua compleio de monovolume - ainda que, comparado ao Volks, seu acerto de suspenso perca pontos em termos de esportividade. Sua direo, leve e com respostas rpidas, ligeiramente superior na absoro das irregularidades de nossas ruas. Os passageiros tambm sentem menos os buracos a bordo do Fit que no Fox.

derrapada
Fica na coluna dos dbitos da verso LX a ausncia do ABS (opcional no Fox, ao preo de 2503 reais). Sem a ajuda eletrnica, o Honda precisou de alguns metros a mais para estancar em todas as provas de frenagem (a maior diferena foi no teste de 120 km/h a 0, em que o Honda parou 13,3 metros adiante do rival) e ainda apresentou uma certa facilidade para travar as rodas. O VW, alm de freio mais eficientes, mostrou-se mais equilibrado na hora de parar.

A briga esquenta quando o assunto o bolso do proprietrio. No round do consumo de combustvel, o Fit conseguiu excelentes marcas: fez 9,9 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. O Volks percorreu 9,1 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Se abastecido com lcool, o Fox vai fazer voc bater carto no posto: no uso urbano so apenas 6,4 km/l e, no rodovirio, 10,4 km/l. Outro item em que o Fit ganha por pontos na hora de fazer o seguro. Segundo as cotaes apuradas por ns, seu seguro cerca de 200 reais mais barato, ficando em torno dos 2400 reais. O Fox contra-ataca, com o menor preo para o pacote de peas, garantia de trs anos para motor e cmbio, desvalorizao de 5,5% no primeiro ano de uso - a do Fit tambm boa e est em 6,5% - e uma rede de assistncia tcnica com 538 pontos, contra apenas 67 do rival. Analisados os concorrentes ponto por ponto, o Fit saiu-se vencedor de um bom combate com um adversrio literalmente sua altura.

> Ficha comparativa

Ficha tcnica

Honda Fit LX

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 vlvulas
Cilindrada: 1339 cm3
Dimetro x curso: 73 x 80 mm
Taxa de compresso: 10,4:1
Potncia: 80 cv a 5700 rpm
Torque: 11,8 mkgf a 2800 rpm

Cmbio
Manual de 5 marchas, trao dianteira;
I. 3,14; II. 1,75; III. 1,16; IV. 0,91; V. 0,75; R 3,23; Diferencial 4,40;
Rotao do motor a 100 km/h em 5 marcha - 3100 rpm

Carroceria
Dimenses:
Comprimento, 383 cm; largura, 167 cm; altura, 152 cm; entreeixos, 245 cm
Peso: 1070 kg
Peso/potncia: 13,4 kg/cv
Peso/torque: 90,7 kg/mkgf
Volumes:
Porta-malas, 380 l; tanque de combustvel, 42 l

Suspenso
Molas helicoidais e amortecedores hidrulicos
Dianteira: McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Barra de toro

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direo
Eltrica, do tipo pinho e cremalheira;
3,5 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Ao, aro 14; Bridgestone Potenza 175/65 R14

Principais itens de srie
Airbag para motorista, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, limpador, lavador e desembaador do vidro traseiro, vidros, espelhos e travas eltricos, volante com regulagem de altura

Principais itens opcionais
Cmbio CVT

garantia
2 anos sem limite de quilometragem

Preo
38160 reais

Ficha tcnica

VW Fox Sportline 1.6 Flex

Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 vlvulas
Cilindrada: 1599 cm3
Dimetro x curso: 76,5 x 87 mm
Taxa de compresso: 10,5:1 Potncia: 101 cv (G)/ 103 cv (A) a 5750 rpm
Torque: 14,3 mkgf (G)/ 14,5 mkgf (A) a 3250 rpm

Cmbio
Manual de 5 marchas, trao dianteira;
I. 3,45; II. 1,95; III. 1,28; IV. 0,93; V. 0,74; R 3,18; Diferencial 4,53;
Rotao do motor a 100 km/h em 5 - 3000 rpm

Carroceria
Dimenses:
Comprimento, 380 cm; largura, 164 cm; altura, 154 cm; entreeixos, 246 cm
Peso: 1024 kg
Peso/potncia: 10,1 kg/cv (G)/ 9,9 kg/cv (A)
Peso/torque: 71,6 kg/mkgf (G)/ 70,6 kg/mkgf (A)
Volumes:
Porta-malas, 260 l; tanque de combustvel, 50 l

Suspenso
Molas helicoidais e amortecedores hidrulicos
Dianteira: McPherson, com braos oscilantes
Traseira: Interdependente, com braos longitudinais

Freios
Disco ventilado na dianteira, tambor na traseira e ABS (opcional)

Direo
Hidrulica, tipo pinho e cremalheira;
3 voltas entre batentes

Rodas e pneus
Liga leve, aro 15; Firestone Firehawk 195/55 R15

Principais itens de srie
Abertura eltrica do porta-malas, direo hidrulica, lavador, limpador e desembaador do vidro traseiro, rodas de liga leve

Principais itens opcionais
Ar-condicionado, ABS, CD player com teclas no volante, vidros, espelhos e retrovisores eltricos

garantia
1 ano sem limite de quilometragem

Preo
33795 reais





» FOTOS


Publicidade