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Carros | Comparativos
Dodge RAM X Ford F-250 XLT 4x4
Abril 2006

Dodge RAM X Ford F-250 XLT 4x4

Monstros S/A - Estas picapes passam das medidas quando o assunto tamanho e fora

Por Marcelo Moura / fotos: Christian Castanho
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Qualquer nmero surpreendente na nova Ford F-250, que chega s lojas com motor a diesel eletrnico e trao 4x4, como modelo 2007. Ou na Dodge RAM 2500, sua rival direta. Do tamanho da vareta de leo do crter (1,14 metro, na RAM) posio do banco (1 metro acima da rua na F-250, suficiente para pr o motorista no ltimo andar entre os carros de passeio, o bastante para enxergar o teto de um VW Fox, que tem 1,54 metro de altura). O motor Cummins 3.9 que passa a equipar a F-250 entrega, na roda, 2235,4 mkgf de torque. No fosse a falta de aderncia, as duas poderiam, literalmente, subir paredes - ou derrub-las.

Surpreendentes tambm so os nmeros da Fenabrave: em janeiro e fevereiro, foram emplacadas 248 unidades da F-250 e 139 da RAM. Parece pouco, mas lembre que estamos falando de carros com mais de 5,4 metros de comprimento e 2 de largura, que exigem carteira de habilitao tipo C, de caminhoneiro. E saiba que 65% destas picapes usam tanto espao (onde caberiam sete motos CG 125) para levar apenas trs passageiros: so verses cabine simples. Segundo a Ford, a chegada das F-250 4x4 (antes, limitadas ao 4x2) deve mudar o panorama.

A briga est acirrada. A Dodge oferece desconto de 9% na verso cabine simples e a Ford no fechou o preo de sua novidade: 110000 ou 115000 reais, dependendo da continuidade da promoo da RAM. O normal seria a lder ditar o preo, mas o fato que a rival est barata. A picape Dodge isenta de impostos de importao (por ser fabricada no Mxico) e favorecida pelo dlar em baixa e pela economia de escala. vendida nos Estados Unidos (51677 unidades em janeiro e fevereiro, mais que Celta, Palio e Fox somados). Na realidade brasileira, a RAM poderia custar mais que a F-250, pois entrega mais.

Usina de fora Mas, primeiro, a grande novidade: a Ford passou do MWM 4.2, de seis cilindros, para o Cummins 3.9 MaxPower, de quatro cilindros. menor, s que mais moderno: injeo common-rail, acelerador eletrnico e quatro vlvulas por cilindro. "De 1200 a 3000 rpm, o MaxPower tem mais torque que o mximo atingido pelo MWM. A nova F-250 poderia subir a Rodovia dos Imigrantes (que tem inclinao de 6%) a 135 km/h, contra 115 km/h da outra", diz Gilberto Geri, engenheiro da Ford. Uma bela evoluo, mas os 203 cavalos (e 56 mkgf de torque) parecem pouco, comparados aos 330 cavalos (e 81,4 mkgf) a servio da RAM.

O motor usado pela Dodge um seis-cilindros de 5,9 litros, tambm eletrnico. Foi escolhido pela WardsAuto (publicao americana especializada em automveis h 82 anos) como um dos dez melhores do ano, em 2004, e consegue ser querido nos Estados Unidos, o pas do V8 a gasolina. Com essa usina de fora (capaz de iluminar centenas de casas, se fosse usada como gerador), a RAM vai aos 100 km/h em 9,9 segundos, rpida como um Peugeot 407 V6. A F-250 leva 15,6 segundos - bem mais lenta, mas de bom tamanho para uma picape de 3 toneladas, com centro de gravidade alto e suspenses rudimentares. A Ford tem molas mais firmes e amortecedores traseiros montados para fora das longarinas, distantes um do outro, dando maior controle ao carro. Na trilha esburacada, a RAM pula muito (desculpe o trocadilho), mas um nibus executivo em estrada lisa.

S a Dodge tem cmbio automtico (e, por outro lado, a Dodge s tem cmbio automtico). uma caixa de apenas quatro marchas, um tanto indecisa sobre qual delas usar. Nenhuma maravilha, mas ainda assim mais cmoda que o cmbio manual de cinco marchas da adversria. Com a alavanca em Drive e o piloto automtico acionado, o motorista da RAM s precisa virar o volante, trocar os CDs do rdio (no h MP3), acompanhar os nmeros do computador de bordo (um visor azul, no teto, como no Del Rey) e apreciar a vista. O banco do motorista tem ajustes de distncia, altura e inclinao do assento eltricos e o mais largo descansa-brao do mundo. o banco do meio, que tem cinto de trs pontos e, nas horas vagas, pode ser abaixado. Ah, ia esquecendo: ele ainda se desdobra em dois porta-objetos, com direito a divisrias e tomada de 12 volts. E, se os objetos forem grandes, atrs dos bancos h uma larga plataforma de plstico.

Escalada A F-250 o contrrio de tudo isso. A bagagem de mo vai no colo, nos ps ou na caamba, pois a cabine mais apertada. O terceiro passageiro cidado de terceira categoria, com a alavanca de cmbio lhe tomando espao e protegido por cinto abdominal. O motorista tem banco com ajuste manual de altura (o volante tambm, mas a articulao na coluna de direo fica to prxima do motorista que o efeito mnimo). Computador de bordo? Piloto automtico? Nem como opcional. E, se o motorista quiser escalar os 70 centmetros que separam o piso da cabine e o cho, que suba o estribo com as prprias pernas, porque a ala na coluna do pra-brisa privilgio do carona. Como novidades, a Ford acena com rdio MP3, tecido aveludado e seletor de roda-livre no cubo da roda. til no fora-de-estrada, permite descer ladeiras usando freio motor tambm nas rodas dianteiras, quando a trao 4x4 com acionamento eltrico (presente nas duas picapes) atuaria apenas no eixo traseiro. A caamba cresceu 41 centmetros em relao usada nas verses cabine dupla e na cabine simples 4x2, mas ainda assim 10 centmetros mais curta que a da RAM e 6 centmetros mais estreita (empata em altura).

Como defender a F-250 diante da RAM? Na apresentao imprensa, a Ford ressaltou o fato de montar o carro aqui, com peas nacionais, livre de uma possvel reviravolta na cotao do dlar, e de ter rede autorizada maior. tudo verdade - e, diante disso, o comprador da Dodge RAM s tem a agradecer. O motor da picape mexicana da mesma famlia deste agora usado pela F-250. Muda o nmero de cilindros, mas boa parte das peas comum - como nos Opala de quatro e seis "bocas". Quer dizer que, graas Ford, o cliente da Dodge ter mais lugares a que recorrer em caso de emergncia. Poder procurar ainda a assistncia das divises de caminhes da Ford e da Volkswagen: elas usam o Interact, verso do MaxPower adaptada ao trabalho pesado. Nem mesmo uma crise cambial haver de parar a gigante RAM.

Comparativo Dodge RAM x F-250

s : Item de srie
o : Opcional
- : No-disponvel
Bolso
O preo da F-250 estimado. O valor definitivo depende do fim (ou no) da promoo de RAM

carros RAM F-250
Preo do carro bsico R$ 105.000
R$ 110.000
Garantia 2 anos ou 50.000 km 2 anos ou 250.000 km
Nmero de concessionrias 43 450
Consumo estrada (km/l) 7,1 7,8
Consumo cidade (km/l) 8,6 9,3
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km) 128 / 1.100 110 / 1023
Conforto
carros RAM F-250
Ar-condicionado/direo hidrulica s / s s / s
Rodas de liga leve/pintura metlica s / o s / o
CD player/comandos no volante s / - s / -
Vidros/travas eltricos s / s s / s
Espelhos/teto solar eltrico s / - s / -
Janela traseira basculante - s
Cmbio automtico/cruise-control s / s - / -
Computador de bordo/bancos de couro s / - - / -
Segurana
A F-250 tem ABS apenas nas rodas traseiras e freio a disco apenas nas dianteiras. A RAM tem discos e ABS nas quatro rodas

carros RAM F-250
ABS/ABS-t/BAS/EBD s / - / - / s - /s / - / -
Controle de trao/estabilidade - / - - / -
Airbags (motorista/carona) s / s s / -
Encosto de cabea/cinto de 3 pontos para 3 passageiro - / s s / -
Alarme/imobilizador/controle de abertura s / s / s s / s / s
Desempenho
Cmbio automtico explica em parte a enorme vantagem da RAM nas retomadas.
Vindo a 120 km/h, o Mgane da edio passada parou 21,4 metros antes desta F-250.

carros RAM F-250
0-100 km/h (s) 9,9
15,6
0-1000 m (s) 31,7 36,6
D/3 40 a 80 km/h (s) 4,3 6,8
D/4 60 a 100 km/h (s) 5,5 10,3
D/5 80 a 120 km/h (s) 7 15
Velocidade mxima (km/h) 157 159
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m) 74,3 / 34,4 / 19,4 80,2 / 32,4 / 18,8
Rudo interno PM/RPM mx (dB) 36,6 / 66,6 50,6 / 70,8
Rudo interno 80/120 km/h (dB) 61,4 / 66,2 63,2 / 68,3
Velocidade real a 100 km/h (km/h) 95,8 94,6
Ficha tcnica
Os dois motores Cummins tm mesmo dimetro e curso, sendo que o da RAM 50% maior. Cada cilindro tem quase 1 litro.

carros RAM F-250
Motor/posio dianteiro/ longitudinal
dianteiro/ longitudinal
Construo/cilindrada (cm3) 6 cil. em linha / 5883 4 cil. em linha / 3920
Dimetro/curso (mm) 102 / 120 102 / 120
Taxa de compresso 17,2:1 17,3:1
Potncia (cv a rpm) (A/G) 330 a 2900 203 a 2900
Torque (mkgf a rpm) 81,4 a 1600 56 a 1500
Cmbio (tipo/marchas/trao) autom. / 4 / 4x4 manual / 5 / 4x4
Direo (tipo/n voltas) hidrulica / 2,8 voltas hidrulica / 3,8 voltas
Suspenso dianteira eixo rgido eixo rgido
Suspenso traseira eixo rgido eixo rgido
Freios (tipo/dianteiro/traseiro) hid. / disco / disco hid. / disco / tambor
Pneus 265/70 R17 265/75 R16
Dimenses
Mais longa que elas, s a F-250 cabine dupla, com 624 cm.

carros RAM F-250
Comprimento/entreeixos (cm) 583 / 357
576 / 348
Altura/largura (cm) 202 / 198 200 / 207
Caamba (comprimento/largura/altura) (cm) 261 / 167 / 51 250 / 161 /51
Peso (vazio/carga til/capac. de trao) (kg) 3073 / 1009 / 5591 2825 / 1165 / 5500
Peso/potncia (kg/mkgf) 9,3 13,9
Peso/torque (kg/mkgf) 37,8 50,5
Dimetro de giro (m) 14,9 15,7
condies do teste
Temperatura: 25 C
Presso atmosfrica: 758 mmHg
Altitude: 660 m
Umidade relativa: 53%
veredicto
A Dodge RAM mais estradeira e a Ford F-250, mais lameira. Talvez voc no precise do motor de 330 cavalos e do cmbio automtico oferecidos pela RAM. Mas ela custa o mesmo que a F-250 e traz, a mais, airbag do carona, ABS e freio a disco nas quatro rodas, computador de bordo e rodas aro 17.

F-250
R$ 110.000
Novidades: motor, grade, trao 4x4, caamba, faris, grafismo no painel e estofamento. E a mesma cara desde que foi lanada, em 1998.
SUSPENSO
bom - Melhor que a da RAM, mas no a ponto de ganhar uma estrela a mais. Receita antiga, com eixo rgido e feixe de molas, mas com calibragem firme.
AO VOLANTE
razovel- Bancos confortveis. A regulagem do volante interfere pouco em altura e muito na inclinao: na prtica, escolhe-se entre os modos "normal" e "Kombi". Gasta mais espao para manobrar que a rival: 15,7 metros.
CARROCERIA
bom - dura a vida do terceiro passageiro, com o tnel central alto, inclinado nas beiradas, e com a alavanca de cmbio no meio. Como falta espao atrs dos bancos, a bolsa de viagem precisa ir no colo ou na caamba.
MOTOR E CMBIO
excelente - Belo conjunto, finalmente com trao 4x4. A derrota na pista foi contundente, mas a F-250 no fraca. A RAM que exagera.
MERCADO
bom - No mercado h oito anos, tem valor de revenda e pblico cativo. Mas est cara, comparada rival. No assine o cheque antes de saber quanto custa o seguro na sua cidade.

RAM
R$ 105.000
Feita no Mxico, a terceira gerao da RAM estreou em 2002. Foi lanada aqui em 2005, com cabine dupla. A simples veio este ano.
SUSPENSO
bom - Confortvel na estrada, enjoativa em caminhos esburacados. Com eixo rgido na frente e atrs, abre mo da eficincia em prol da resistncia.
AO VOLANTE
bom - A direo precisa, apesar do sistema de esferas recirculantes. O banco do motorista tem ajustes de altura e inclinao do assento eltricos, e o volante tem regulagem de inclinao e distncia. Manobrar que difcil: o dimetro de giro de 14,9 metros.
CARROCERIA
excelente - Caamba maior, cabine mais espaosa e visual de torcer o pescoo.
MOTOR E CMBIO
muito bom - Cmbio automtico indeciso, de reaes lentas e com poucas marchas. Mas o motor de seis cilindros
to bom que, no fim das contas, a picape Dodge anda agradavelmente bem.
MERCADO
muito bom - Bons ventos do dlar barato trazem a RAM por menos que a F-250, mesmo tendo cmbio automtico. O motor tem primos feitos no Brasil, mas no podemos esquecer que a RAM sempre ser um carro importado de baixo volume, com peas de acabamento que jamais sero nacionalizadas.





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