ALTERAR O TAMANHO DA LETRA
O fenômeno tuning popularizou-se e fez surgir um mercado de preparadores, designers e fabricantes de acessórios dedicados às transformações. Até as montadoras, quem diria, querem aproveitar os bons ventos desse furacão - o que de certo modo é uma contradição, uma vez que a produção em série é a antítese da personalização, viga-mestra do movimento original.
Orbitando em torno desse conceito, surgiram os hatches esportivos - Astra SS, Focus ST e Stilo Schumacher. "Quem compra um Astra SS busca a diferenciação, como o pessoal do tuning", diz o gerente de marketing da GM, César Cordeiro. "Com o Focus ST a Ford pode atender o cliente que tuna seu carro pensando em performance", afirma o gerente de produto da Ford, Antonio Baltar Jr. "O Stilo Schumacher é para quem quer um modelo completo e exclusivo", diz Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da Fiat.Visual diferenciado eles têm. Mas, quando o duelo é marcado para a pista, carinha bonita não é suficiente.
| Olho clínico |
Convidamos o piloto Luciano Burti para analisar o comportamento de cada carro. Piloto de testes da Scuderia Ferrari de 2002 a 2004, Burti dirigiu os hatches no Campo de Provas da GM, em Indaiatuba (SP), na área denominada "Driving", onde ele pôde avaliar o comportamento dos veículos em diferentes situações. |
> Voltar à página principal
> Astra SS
> Stilo Schumacher
> Focus ST
> Ficha comparativa