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Carros | Comparativos
Comparativo Montana 1.8 Conquest x Strada 1.4 Trekking
Fevereiro 2006

Comparativo Montana 1.8 Conquest x Strada 1.4 Trekking

Disputa de territrio: a nova Strada 1.4 quer desalojar a Montana do nico front em que a Chevrolet domina. Ser que tem bala?

Por Marcelo Moura / fotos: Marco de Bari
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

A Fiat Strada ganhou com folga a guerra pela preferncia do pblico em 2005, com 39% do mercado de picapes leves. Ganhou a guerra, mas perdeu uma importante batalha. Na casa dos 30000 reais, quem manda a Montana Conquest. Ali, a picape da Chevrolet vende cerca de trs vezes mais que a Trekking, somadas as opes simples e estendida. "A gente vai bem nos modelos mais caros e nos mais baratos, mas faltava reforar o meio", reconhece Carlos Eugnio Dutra, diretor de marketing da Fiat. O reforo chegou com a Trekking 1.4, que tem as mesmas armas do modelo 1.8 (que continua na luta), mas 4,3% mais barata. hora de ver se menos - preo e motor - mais - combatividade.

A nova Trekking comea em 32100 reais e traz, de srie, direo hidrulica e protetor de caamba. A Montana Conquest no tem nada disso, mas custa menos (30400 reais) e j vem com ar quente. Igualando a artilharia das duas, a Strada cabine simples vai a 32589 reais, contra 32190 da Montana nas mesmas condies. Como de hbito, a Fiat atende aos seus desejos mais exticos, como ter, num carro que no vem nem com janela corredia, freios ABS (2652 reais) e o rdio com MP3 que se v na pgina 61 (1858 reais). A Fiat tambm melhor nos equipamentos que interessam: para ter ar-condicionado, o dono da Montana precisa levar direo hidrulica e deixar 4630 reais no guich. J a turma da Strada se refresca por 3644 reais. Tantas opes no cardpio e o leitor se pergunta: onde estar a Strada cabine estendida? Ela est 2400 reais acima da irm, distante da adversria.

Melhor para a Montana, que tem cabine, digamos... meio estendida. H espao para empilhar bolsas de viagem atrs dos bancos, mesmo que eles estejam totalmente recuados. Ou seja, na viagem do feriado ou nas compras do ms, dois passageiros no passam aperto. O estepe vai embaixo do carro, o que pode ser bom ou ruim: no rouba espao na cabine nem na caamba, mas pode ser roubado. Na Strada, d para prender atrs do carona, mas isso j obriga o banco a ficar para a frente. Atrs do motorista, vai uma mochila magra e olhe l. Prioridade o espao l fora.

De fato, a caamba da Strada 9 centmetros mais longa e 3 mais larga. No deixa de ser uma vantagem, mas fato que a Montana acolheu nossa moto com a mesma boa vontade. Os estribos laterais da Chevrolet ajudam na hora de organizar a carga (mais que os da Fiat, no pra-choque traseiro), alm de serem um charme. O santantnio da Strada melhor que o da Montana para amarrar cordas, apoiar tbuas ou escadas mas, ora, se eu quisesse trabalhar, no pensaria em comprar uma Strada Trekking. Partiria para a verso Fire, 2930 reais mais barata.

Pelo dinheiro que custam, as duas picapes devem satisfaes ao motorista. A Montana entrega conta-giros no painel e capricho de acabamento, com plsticos bem cortados no lado de fora e nenhum sinal de parafuso ou metal exposto do lado de dentro. Por outro lado, quem no comprar o santantnio levar imperdoveis tampinhas de borracha cravadas na lataria. Se alguma escapar, teremos goteira a bordo. A Strada no faz isso mas, em compensao, fica devendo qualidade na cabine. O painel da porta mistura peas mal encaixadas e uma forrao de curvim que pode rasgar se topar com algo pontiagudo. A borracha da bola de cmbio nem esperou pelo "se" e durante o teste j estava descascando. uma antiga reclamao dos clientes da Fiat. A seu favor, a Strada tem bancos de tecido preto, mais resistentes sujeira, e bastante espao nas portas para guardar objetos. Os dois carros carecem de forrao acstica, mas isso fica mais evidente na Montana.

O motor 1.8 Flex Power da Chevrolet nem precisava levantar a voz para se fazer notar. Com a reforma sofrida em setembro passado, ganhou coletor de admisso de plstico (finalmente) e balancins roletados, passando a render 114 cavalos com lcool e 112 com gasolina. A vantagem sobre o 1.4 Fire expressiva: temos cerca de 40% mais torque e potncia.

Tudo ou nada Com o 1.8, a Montana chega aos 100 km/h 3,7 segundos mais cedo que a Strada (ambas com lcool). Os nmeros mais importantes esto na prova de retomada, que do idia da disposio delas quando estiverem carregadas. De 60 a 100 km/h, 2 segundos de vantagem para a Chevrolet. Uma coisa fique clara: a Strada no fraca. apenas comportada, altura do seu cmbio de engates imprecisos e do pedal de freio no estilo tudo-ou-nada, sem meio-termo. Ande com calma e nada disso representar problema. Pedais e cmbio tambm no so o forte da Montana testada, mas aqui diferente: se a Strada adora frear, a Montana reluta em desacelerar. Voc alivia o p e o giro demora a cair. Pena. Motor bravo e suspenso firme mereciam conjunto mais afinado.

O baile da Montana nas provas de desempenho voc j esperava, afinal o motor 1.8 bem maior. Mas no consumo, surpresa, a Montana arrancou um quase-empate com a Strada no ciclo rodovirio. Na cidade, aconteceu o esperado: vitria do mais fraco, por 7,2 a 6 km/l. Diferena razovel, que poderia ser definitiva num carro de servio. Mas, de volta quele ponto: picape de trabalho, mesmo, a tima Strada Fire. Entre as picapes de passeio, nesta faixa de preo, ainda a Montana que est por cima.

MONTANA 1.8
R$ 30.400
Versatilidade e estilo de sempre, com motor h pouco aprimorado
SUSPENSO
muito bom - a mesma da Meriva, com outra calibrao. Dura, boa de estrada e incmoda na terra.
AO VOLANTE
muito bom - Os bancos com ajuste de altura mudam bastante a posio de dirigir e a caixa de roda oferece apoio razovel. Mas a alavanca de cmbio tem curso longo e o acelerador custa a responder. Os plsticos so de boa qualidade.
CARROCERIA
muito bom - Perde um pouco na caamba para ganhar atrs do banco: contra a Strada cabine simples, valeu a pena.
MOTOR E CMBIO
muito bom - Nunca este motor 1.8 pareceu to suave. O torque continua farto, e o cmbio longo tira proveito disso para deixar a Montana silenciosa e at econmica na estrada.
MERCADO
muito bom - Se voc no consegue ver a Strada Fire como carro de lazer, v em frente, a picape
esta aqui.


STRADA 1.4
R$ 32.100
O motor mais barato chega, enfim, carroceria mais recente
SUSPENSO
muito bom - Com feixe de molas na traseira, agenta melhor o tranco e mais macia.
AO VOLANTE
bom - Banco elevado demais - e o ajuste de altura do volante, opcional, far pouco para ajudar. Os botes do ar-condicionado riscam as unhas e so difceis de ler, e as sadas de ar so baixas demais. Pedal de freio e cmbio ruins de manejo.
CARROCERIA
muito bom - Com duas opes de carroceria, o cliente leva o que quer. Mas a Montana consegue oferecer mais cabine neste preo.
MOTOR E CMBIO
muito bom - O motor 1.4 surpreende pela valentia e suavidade, mas a Montana 1.8 tem cerca de 40% mais torque e potncia.
MERCADO
bom - Para o mercado, as irms Adventure e Fire valem mais a pena que a Trekking. Por ora, a verso 1.4 no parece mudar essa imagem.


Teste QUATRORODAS

Bolso
Consumo e autonomia, as grandes vantagens da Strada

carros MONTANA 1.8 STRADA 1.4
Preo do carro bsico R$ 30.400
R$ 32.100
Garantia 1 ano s/ limite de km 1 ano s/ limite de km
Nmero de concessionrias 535 600
Consumo cidade/estrada (km/l) (A/G) 6/ 8,5/9,2 / 12,3 7,2 / 9,3 / 9,3 / 12,2
Tanque de combustvel/autonomia (l)/(km) (A/G) 52,5 / 483 / 646 58 / 539 / 708
Conforto
A Fiat vende opcionais separadamente, mas alguns so micos. Com a GM o contrrio: equipamentos racionais, mas amarrados uns aos outros

carros MONTANA 1.8 STRADA 1.4
Ar-condicionado/direo hidrulica o / o o / s
Pra-choques na cor do veculo/vidros verdes - / s - / s
Vidros eltricos/espelhos eltricos o / o o / -
Volante regulvel em altura/brake-light - / o o / o
Banco do motorista regulvel em altura/rodas aro 14 o / s - / s
Desembaador/limpador traseiro - / - - / -
Banco traseiro rebatvel 1/3 / 2/3 - -
Computador de bordo/bancos de couro - / - - / -
Display digital/CD player/comandos do rdio no volante - / - / - - / o / -
Cmbio automtico/cruise-control - / - - / -
Segurana
S a Fiat oferece ABS e airbag duplo como opcionais. Alarme, nas duas, acessrio

carros MONTANA 1.8 STRADA 1.4
ABS/BAS/EBD/ASR/ESP - / - / - / - / - o / - / - / - / -
Cinto de trs pontos traseiro/central - / - - / -
Airbags (frontais/laterais/cabea) - / - / - o / - / -
Alarme/travamento automtico das portas o / o - / o
Desempenho
Na pista, baile da Montana, um carro mais divertido e preparado para levar peso

carros MONTANA 1.8 STRADA 1.4
0-100 km/h (s) (A/G) 12 / 12,6
15,7 / 16,5
0-1000 m (s) (A/G) 34,2 / 34,5 37 / 38,2
3 40 a 80 km/h (s) (A/G) 6,9 / 7,2 8,4 / 8,8
4 60 a 100 km/h (s) (A/G) 10,9 / 11,1 12,9 / 13,6
5 80 a 120 km/h (s) (A/G) 15,1 / 15,9 22,4 / 24,5
Velocidade mxima (km/h) (A) (dado de fbrica) 182 162
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m) 71,6 / 31,6 / 18,1 64,4 / 27,8 / 16,2
Rudo interno PM/RPM mx. (dBA) 43,8 / 72 41,1 / 70
Rudo interno 80/120 km/h (dBA) 63,1 / 70,3 64,3 / 68,9
Velocidade real a 100 km/h (km/h) 95,7 92,3
Ficha tcnica
carros MONTANA 1.8 STRADA 1.4
Motor/posio dianteiro / transversal
dianteiro / transversal
Construo/cilindrada (cm3) 4 cil. em linha / 1796 4 cil. em linha / 1368
Dimetro/curso (mm) 80,5 / 88,2 72 / 84
Taxa de compresso 10,5:1 10,4:1
Potncia (cv a rpm) (A/G) 114 / 112 a 5600 81 / 80 a 5500
Torque (mkgf a rpm) (A/G) 17,7 a 2800 12,4 / 12,2 a 2250
Cmbio (tipo/marchas/trao) manual / 5 / dianteira manual / 5 / dianteira
Direo (tipo/n voltas) mecnica / 3 voltas hidrulica / 3 voltas
Suspenso dianteira McPherson McPherson
Suspenso traseira barra de toro eixo rgido
Freios (tipo/dianteiro/traseiro) hidr. / disco / tambor hidr. / disco / tambor
Pneus 175/70 R14 175/70 R14
Dimenses
carros MONTANA 1.8 STRADA 1.4
Comprimento/entreeixos (cm) 444 / 271
444 / 272
Altura/largura (cm) 146 / 165 153 / 166
Caamba (L) 1143 1100
Peso (kg) 1150 1031
Peso do veculo testado (kg) n/d n/d
Peso/potncia (kg/cv) (A/G) 10,1 / 10,3 12,7 / 12,7
Peso/torque (kg/mkgf) (A/G) 65 / 65 84,5 / 83,2
Dimetro de giro (m) 10,8 11
condies do teste
Temperatura: 25 C
Presso atmosfrica: 760 mmHg
Altitude: 660 m
Umidade relativa: 55%
veredicto
A nova Strada Trekking com motor 1.4 custa menos - e oferece menos, na mesma medida. Pelo mesmo valor, a Montana consegue oferecer motor 1.8 e mais espao na cabine. Perde-se espao na caamba mas, para uso misto, acaba compensando. A Trekking cabine estendida seria adversria mais difcil, mas est custando caro.





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