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Carros | Comparativos
Chevrolet Montana x Fiat Strada x Peugeot Hoggar x Vw Saveiro
Dezembro 2010

Chevrolet Montana x Fiat Strada x Peugeot Hoggar x Vw Saveiro

Bonitas e bem equipadas, as picapinhas at pegam no pesado, mas esto cada vez mais voltadas para um social

Por Paulo Campo Grande | Fotos: Christian Castanho
Lista de matrias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Nascidas sob o signo do utilitarismo, as picapinhas, quem diria, esto cada vez mais passeadoras, flertando com o pblico que troca fcil a rea de servio da caamba por espao de lazer. Os ltimos lanamentos, com cabines estendidas, adereos aventureiros e boa oferta de equipamentos de conforto, procuram atender esse pblico jovem, que gosta da imagem de esportividade das picapinhas e de seu rodar amigvel, prximo ao de um automvel. No ltimo ano, a mdia de lanamentos no segmento de picapes leves foi de nada menos que um a cada dois meses. A Fiat engrossou a lista com o aumento das verses da veterana Strada, com a volta das verses Working e a estreia da Cabine Dupla, alm de anunciar a esportiva Sporting, que ser a 12a integrante da famlia. Mas houve tambm o ingresso da Peugeot no segmento, com a Hoggar, e a renovao da famlia VW Saveiro, em trs verses. A novidade mais recente a Chevrolet Montana, mostrada no ms passado em duas verses, com a previso de ganhar uma verso aventureira no comeo do ano que vem.

Neste comparativo, alinhamos a Montana Sport com suas rivais, na mesma faixa de preo: Hoggar Escapade, Saveiro Cross e Strada Trekking. primeira vista, a maior diferena entre as competidoras estava nas motorizaes 1.4, no caso da Montana e da Strada, e 1.6, na Hoggar e na Saveiro. Mas, ao fim do teste, o que sobressaiu foram outras caractersticas, como os compromissos de cada projeto com segurana, desempenho, espao, dirigibilidade e custo-benefcio, como voc ver a seguir.



4 Peugeot Hoggar Escapade

A Peugeot Hoggar Escapade tem um visual interessante. Pode haver quem no goste da traseira ou, com razo, reclame da quantidade exagerada de ornamentos como frisos, recortes e detalhes. Mas no h como negar que a dianteira do 207 lhe caiu bem, assim como a esportividade do design. Outra caracterstica marcante seu comportamento tpico de automvel, o que faz a gente se esquecer que est ao volante de uma picape.

Neste comparativo, o esperto motor 1.6 16V e o cmbio bem escalonado garantiram Hoggar um rendimento acima da mdia das rivais. Ela foi a mais rpida no teste de acelerao e ficou colada na Montana, a melhor nas medies de consumo. Esse desempenho encontra ainda o respaldo no comportamento esportivo da suspenso fechada, que conversa com o condutor, e da direo leve, mas precisa. Como picape, ela tem ainda outra virtude, que oferecer a maior caamba do segmento, com capacidade para 1 151 litros, enquanto na Montana Sport cabem 1 100 litros, a Strada Trekking CE leva 800 e a Saveiro Cross, 734. Apesar das qualidades, no entanto, a Hoggar no conseguiu superar as outras no comparativo.

A Hoggar perdeu terreno em diversos aspectos. Sua ergonomia ruim. Mas a maior falta est na segurana, uma vez que ela no dispe de ABS nem como equipamento opcional. Um bom desempenho nos testes de frenagem poderia atenuar essa ausncia. No entanto, a Hoggar foi a que precisou de maior espao para estancar. Vindo a 80 km/h, percorreu 31,5 metros at a parada, enquanto a Saveiro freou em 26,5 metros. Na Montana Sport, o ABS item de srie e nas demais, opcional. Outro ponto negativo so os custos. Ela vem com ar-condicionado, direo hidrulica e rodas de liga leve de srie, mas seu preo bsico alto. E, alm disso, h os custos de seguro e peas elevados, de acordo com as empresas Nova Feabri (seguros) e Audatex (peas).

Para um usurio de risco moderado, a Hoggar paga cerca de 6,2% de seu valor de seguro, enquanto a Saveiro paga 6% e a Strada, 4,4%. Para a nova Montana, que no tem histrico de sinistro, usamos o Agile como referncia, e encontramos a taxa de 2,7%. E, em relao s peas, considerando a cesta bsica que incluiu amortecedores, para-choque dianteiro, retrovisor externo, farol, jogo de pastilhas de freio e conjunto de embreagem, a Hoggar fica em 3 138 reais, contra 1 670 reais da VW, 1 955 reais da Fiat e 2 028 reais da Chevrolet.

DIREO, FREIO E SUSPENSO
Comporta-se como um 207. Mas foi mal nas provas de frenagem.
★★★

MOTOR E CMBIO
O motor esperto e o cmbio bem escalonado garantiram bons resultados na pista.
★★★★

CARROCERIA
O estilo bonito, mas h exagero na ornamentao. Tem a maior caamba.
★★★★

VIDA A BORDO
O acabamento interno simples, mas de boa qualidade.
★★★

SEGURANA
Airbag opcional, mas ABS no est disponvel.
★★★

SEU BOLSO
O custo de suas peas e de seu seguro supera o das concorrentes.
★★★



3 Fiat Strada Trekking

A Fiat Strada a lder de vendas h dez anos e seu sucesso tanto que tem at desencorajado parte da concorrncia. A Ford, por exemplo, desistiu de renovar a Courier (embora ela ainda tenha boa aceitao, vendendo mais que a Hoggar). E a Renault ainda hesita em entrar no segmento. Mas, apesar do bom desempenho no mercado, a Strada o projeto mais antigo entre as rivais que contam, e nos ltimos tempos ela tem sentido os golpes desferidos pelas outras. No fim do ano passado, ela perdeu um comparativo entre sua verso Trekking, a nova Saveiro Trooper e a antiga Montana Conquest. Em abril deste ano, com a Adventure Locker, foi superada pela Saveiro Cross.

Na pista, a Strada ficou para trs nas provas de desempenho, como a de acelerao de 0 a 100 km/h, com o tempo de 14,1 segundos. Com seu motor 1.4, pode-se dizer que isso era esperado no confronto com picapes equipadas como motores 1.6. Mas a Strada comeu poeira da Montana, que tambm tem motor 1.4, esta com o tempo de 12,8 segundos. Isso porque o motor da Strada gera 86 cv, enquanto o da Montana rende 102 cv, com lcool. O motor 1.4 Fire da Strada mais fraco que o 1.4 Fire Evo do novo Uno, que tem 88 cv. E, ao contrrio de outros modelos da Fiat, a Strada tambm no recebeu o motor E.torQ 1.6.

Nos testes de consumo urbano e rodovirio, a Strada se manteve na mdia. Mas, nas frenagens de 80 km/h a 0, superou apenas a Hoggar, parando em 29 metros. Dinamicamente, a Strada Trekking tambm no agradou em razo da dureza de sua suspenso traseira, que usa eixo rgido com feixes de molas, que pode ser mais robusto para o transporte de cargas, mas absorve menos a irregularidade do piso, quando vazia, no asfalto. A GM resolveu melhor essa misso de ter que se flexibilizar tanto para o trabalho quanto para o lazer, mantendo as molas helicoidais com maior carga nos amortecedores. Tanto assim que a Montana consegue rodar com suavidade e oferecer maior capacidade. Ela suporta 758 kg, enquanto a Strada leva 685 kg, a Saveiro, 661 e a Hoggar, 650.

A Strada j foi melhor tambm no custo-benefcio. Ao preo bsico de 39 700 reais, a Strada Trekking Cabine Estendida vem menos equipada que as rivais. Entre os itens de srie, os mais importantes so: direo hidrulica, computador de bordo e protetor de caamba. E, para chegar ao mesmo nvel de equipamento que a Montana com ar-condicionado, ABS, duplo airbag, som e vidros e travas eltricos , seu preo pula para 45 729 reais.

DIREO, FREIO E SUSPENSO
A direo rpida e suave. Mas a suspenso traseira dura. No foi bem nas frenagens.
★★★

MOTOR E CMBIO
O consumo ficou dentro do esperado, mas no desempenho deixou a desejar.
★★★

CARROCERIA
O projeto foi atualizado. Tem a segunda maior capacidade de carga.
★★★★

VIDA A BORDO
Menos equipada que as rivais, tem cabine espaosa.
★★★

SEGURANA
Airbag e ABS so opcionais, ao custo de 2 355 reais.
★★★

SEU BOLSO
Bsica, a mais barata, mas suas peas so caras. Para compensar, o seguro est entre os mais baixos.
★★★



2 Chevrolet Montana Sport

A Chevrolet Montana vai conquistar o consumidor pelo custo-benefcio. Na verso Sport, ela um pouco mais cara que a concorrncia custa 44 040 reais , mas vem completa. Ela traz como equipamentos de srie freios ABS, duplo airbag, piloto automtico, faris de neblina, sensor crepuscular, trio eltrico, ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth, rodas de liga leve, computador de bordo, direo hidrulica e protetores de caamba e de crter. Ela no tem opcionais. Itens como sensor de estacionamento, estribos laterais e capota martima so vendidos como acessrios pelas concessionrias.

Essa estratgia a mesma adotada para o Agile, modelo que serviu de base para o desenvolvimento da Montana e que o quarto carro mais vendido no segmento de hatches pequenos, segundo a Fenabrave, entidade que rene os revendedores.

A Montana herdou do Agile no s a plataforma, mas boa parte do que est por cima dela. No interior, a picape quase uma irm gmea do hatch. O painel o mesmo. Os instrumentos, com iluminao azul, tambm. Os bancos ganharam nova padronagem, mas sem abandonar as formas e o tecido de revestimento. O espao lateral igual. Mas o motorista viaja em uma posio mais alta, com a elevao do assento. Ficou bom. Agora as pernas podem ser esticadas. E a visibilidade foi ampliada. O espao para os ps no mudou, porm. Ou seja: continua ruim, com os pedais apertados entre a caixa de roda e o tnel da transmisso.

Por fora, quem no gostava do visual do Agile provavelmente tambm no aprovou a Montana. Isso ficou claro pelas manifestaes espontneas de leitores em nosso site, no ms passado, quando a Montana estreou. Mas de perto ela simptica. A grande abertura da grade dianteira combinou com a picape, que, alm disso, ganhou um para-choque mais encorpado que o do hatch. A tampa da caamba ficou mais baixa, o que ajudou a melhorar a visibilidade traseira.

Na pista, a Montana demonstrou ter equilbrio e conforto ao rodar. Sua direo leve, mas precisa. E a suspenso confortvel assegurou um bom nvel de estabilidade. No que diz respeito ao desempenho, a Montana apresentou rendimento dentro da mdia da categoria. Ela ficou em segundo lugar nos ensaios de acelerao e de frenagem e em primeiro nas medies de consumo, com ligeira vantagem em relao Peugeot.

DIREO, FREIO E SUSPENSO
A suspenso garante conforto e estabilidade. A direo leve e os freios cumprem bem seu papel.
★★★

MOTOR E CMBIO
O conjunto mecnico garantiu desempenho e consumo ligeiramente melhor que o das rivais.
★★★★

CARROCERIA
A dianteira do Agile lhe caiu bem e a Montana ficou com visual encorpado.
★★★★

VIDA A BORDO
bem equipada. Mas a posio de dirigir estranha.
★★★

SEGURANA
ABS e duplo airbag so itens de srie na verso Sport.
★★★★

SEU BOLSO
O melhor custo-benefcio. Tomando o Agile como referncia, suas peas so caras. O seguro, ao contrrio, tende a ser camarada.
★★★★



1 VW Saveiro Cross

To equipada quanto a Montana, a VW Saveiro torna-se uma picape cara. Com arcondicionado, ABS, duplo airbag e sistema de som, seu preo bsico passa de 42 380 reais a 48 280 reais, contra os 44 040 reais da Montana. Por isso, pelo ponto de vista do custo-benefcio, parece difcil justificar o primeiro lugar para ela neste comparativo. Mas sua vitria foi conquistada pelo conjunto e no apenas pelo que custa, assim como a Montana no chegou ao segundo posto s porque vem bem equipada e oferecida por um preo atraente.

A Saveiro saiu vencedora por ser a picape mais moderna e bem construda. Ela derivada do Polo, que no a plataforma mais moderna da VW no mundo, mas uma das mais novas e superior s da Montana (derivada do Corsa Classic), da Strada (vinda da Palio Weekend) e da Hoggar (que mistura a dianteira do antigo 206 com a traseira do furgo Partner, um projeto dos anos 90). A engenharia acertou a mo na calibragem da suspenso, dos freios e da direo, o que resultou em um excelente comportamento dinmico. Seu desempenho na pista de testes foi mediano, com exceo dos bons resultados nos testes de frenagens. Mas a eficincia da suspenso, por exemplo, possibilitou que a picape contornasse as curvas com maior velocidade que rivais que se saram melhor nas arrancadas em linha reta. A Saveiro fica o tempo todo na mo do motorista. Na pista, seu conjunto firme e equilibrado passou mais confiana ao piloto, que conseguia acelerar mais na entrada e na sada das curvas, por exemplo.

A posio de dirigir, nem to baixa quanto a da Hoggar nem to alta quanto a da Montana, tambm agradou. Por ser mais moderna, a Saveiro apresentou ainda a melhor ergonomia, com os comandos mo e cada componente como sadas de ar, sistema de som e comandos do ar-condicionado em seu devido lugar, sem que um atrapalhe o acesso ao outro.

O acabamento no tem luxo, mas de bom gosto e as peas so bem confeccionadas e encaixadas. Os bancos de tecido liso, fcil de limpar, tm elsticos, nas laterais. E os frisos ao redor das sadas de ar so pretos. Na verso bsica, a Saveiro Cross vem com direo hidrulica, rodas de liga leve, trio eltrico, capota martima, sensor de estacionamento, preparao para som com quatro alto-falantes e dois tweeters e protetor de caamba. Seu seguro fica entre os mais caros, mas, em compensao, na cesta bsica cotada, suas peas foram as mais baratas.

DIREO, FREIO E SUSPENSO
Foi a melhor nos testes de frenagem. confortvel e tem tima dirigibilidade.
★★★★★

MOTOR E CMBIO
O motor cumpridor, mas poderia ter mais fora. Ficou para trs nos testes de desempenho.
★★★

CARROCERIA
Visual bonito, moderno e acabamento de qualidade superior.
★★★★★

VIDA A BORDO
dona da melhor ergonomia entre as rivais. Bem acabada.
★★★★

SEGURANA
ABS e airbags so opcionais, em pacote de 2 030 reais.
★★★

SEU BOLSO
Seu seguro caro, mas as peas foram as mais baratas entre as cotadas. Na verso bsica, o preo competitivo.
★★★



VEREDICTO

Considerando a relao custobenefcio, a Montana uma tentao. Mas vale a pena pagar um pouco mais para adquirir a Saveiro, que apresenta uma construo mais robusta e dinamicamente bem acertada. A Strada sente o peso da idade.E a Peugeot paga o preo de estrear em um segmento desconhecido. Ela a nica que no dispe de ABS, nem como item opcional.


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