Por Péricles Malheiros
58 626 km
O HB20 de Longa Duração se aproxima dos 60 000 km e, antes do teste final na pista de Limeira (SP), nosso estagiário André Paixão fez a simulação de intenção de venda em lojas e concessionárias de São Paulo para aferir a “saúde mercadológica” do hatch.
A primeira parada foi na loja independente ComfortCar, em São Paulo, onde o HB foi comprado, em dezembro de 2012, por 48 900 reais. Lá a oferta foi de 32 000 reais. Na PlayAuto, também na capital paulista, o lance subiu para 35 000 reais. Segundo a Fipe, um HB semelhante ao nosso, Premium 1.6, vale 42 150 reais. Ao seguirmos para concessionárias concorrentes, boas surpresas, mas também decepções. Na Chevrolet Granleste, 33 000 reais na troca por um Onix, enquanto a Peugeot Paris ofereceu 32 000 reais condicionados à compra de um 208. Na Ford Mix, a decepção. Pior que a fila de espera de um mês e sobrepreço de 1 000 reais por um New Fiesta automático, só a avaliação do nosso HB: 28 000 reais – em outras palavras, 40,9% de depreciação em relação aos 48 900 reais pagos pelo carro menos de um ano atrás.
Partimos então para a rede Hyundai. Na Nobre, em Mogi das Cruzes (SP), 35 000 reais na troca por um HB novo idêntico ao nosso. “Os pneus estão muito gastos. Se estivessem novos, pagaria 37 000 reais”, disse o avaliador. Em São Paulo, consultamos a Caoa Ipiranga. Sem olhar nosso HB, o vendedor disparou: “O carro está muito rodado, te aconselho a vender para particular”. Insistimos, mas sem sucesso. A loja não ficaria com nosso carro.
Simulando interesse na compra de um Etios novo, concorrente direto do HB, visitamos duas lojas Toyota. Na Tsusho, oferta de 35 000 reais na troca por um Etios XLS, de 36 500 reais. Na T-Drive, a melhor proposta: “Baixo o preço do Etios XLS de 41 490 reais para 39 500 e só trocamos as chaves. Ou seja, pago os mesmos 39 500 reais no seu HB20”, disse o vendedor.
Consumo
No mês (19,4% na cidade) – Etanol 8,9 km/l
Desde dez/12 (19,5% na cidade) – Etanol 8,9 km/l
Principais ocorrências
8 597 km Trepidação da palheta do limpador esquerdo do para-brisa
10 067 km Pneu com banda de rodagem cortada por linha de pipa com cerol
28 954 km Vidro da porta traseira direita com movimentação lenta
47 827 km Falha no motor. Troca da válvula controladora do sistema de partida a frio
52 915 km Sintonia do rádio difícil e ruído no interior do painel, acima do console central
Diário
Na reta final, HB faz um passeio até Resende (RJ) | Dupla fonte de ruído: rádio tem sintonia difícil e um barulho entre ele e o painel