Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Up
  • Onix
  • Duster
  • HB 20
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Golf
  • Focus
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Auto-serviço | Autodefesa
Problemas no motor e suspensão do Focus
Setembro 2009

Problemas no motor e suspensão do Focus

Empresa distribui comunicado à rede para resolver problemas do modelo

Por Waldez Carmo Amorim
Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Para alguns donos de Focus, a experiência de viver o novo, proposta pelos anúncios da Ford, tem sido um bom motivo para se lembrar da versão anterior, cujas reclamações de perda de potência ou barulhos na suspensão eram menos frequentes. Neste ano, a Ford já distribuiu pelo menos três boletins para suas concessionárias tentarem solucionar os dois problemas que vêm afetando o novo Focus, lançado em setembro de 2008.

O primeiro comunicado distribuído à rede foi o Boletim 61/29, em 30 de julho deste ano, que tinha o objetivo de solucionar os casos de motor que apresentavam falhas ou perda súbita de potência em subidas de morro ou ultrapassagens, mas apenas para os Focus com câmbio manual, sedã e hatch. Dias depois, em 3 de agosto, a Ford enviou às concessionárias em segundo comunicado, o Boletim 64/29, agora para os Focus automáticos. Os dois possuem basicamente o mesmo texto, mudando apenas os códigos usados no momento de fazer o download da nova calibração para a central eletrônica, a fim de retardar a explosão na câmara de combustão para eliminar a falta de potência.

Os comunicados internos, porém, não pararam por aí. No dia 17 de julho, a Ford distribuiu o Boletim 55/15, para acabar com os ruídos metálicos vindos da suspensão traseira ou dianteira, que lembram algo solto, como se fosse uma folga no conjunto. O documento ensina a ajustar uma borracha do cabo do freio de mão, posicionada junto à carroceria, que pode ser um dos causadores do barulho. Se isso não for suficiente, o texto manda trocar os amortecedores traseiros e/ou instalar uma manta asfáltica – recurso usado em 2008 no novo Ford Ka para reduzir os ruídos vindos do tanque de combustível.

Proprietários com um dos problemas ou até os dois no mesmo carro não faltam, conforme relata o empresário paulista Alberto Jae-Hong Lee, dono de um Focus Sedan Ghia 2009 manual. “Com 1200 km apareceu o aviso ‘avaria no motor’ no painel. Desliguei o carro e o alerta sumiu. Só que depois começaram as falhas no motor, e agora só consigo subir morros em primeira marcha. Quanto à suspensão, já trocaram os amortecedores traseiros, mas os barulhos continuam”, diz o empresário.

O barulhos variam de intensidade conforme o piso em que se trafega, explica o engenheiro Plínio Santos Lawinsky, de Contagem (MG), dono de um Focus Hatch GLX 2009 automático. “Mas mesmo dentro do estacionamento de um shopping, onde o piso é liso e nivelado, dá para ouvir alguns ruídos. Já o motor, nas arrancadas, descidas ou em marcha-àré, faz o carro responder com saltos, engasgando. Na rodovia, sinto dificuldade em aumentar a velocidade ou fazer ultrapassagens. Nas subidas, tenho a sensação de estar rebocando um trailer.”

 



O POVO RECLAMA

“Quando o motor falha, parece que acabou a gasolina. No dia em que eu levei o carro para a primeira atualização, apareceu no painel o aviso de avaria no motor. A autorizada disse que era normal isso acontecer.”
Carlos Antônio de Araújo, bancário, Maceió (AL)

“Com 1 000 km começou o barulho na suspensão. Trocaram os amortecedores, mas continuou. Agora vão trocá-los de novo.”
Lucas Zibetti Loss, gerente financeiro, Canoas (RS)

 

 



RESPOSTA

Segundo a Ford, os boletins enviados à rede são um “guia de instrução de calibração” para quem deseja um modo de condução mais esportivo. “Os clientes que dirigem seu veículo em condições normais de conforto e de economia não precisam realizar esse tipo calibração, uma vez que não sentirão alteração na performance do veículo.”

 

 



CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

 






Publicidade