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Auto-serviço | Autodefesa
Problemas no motor da Mitsubishi L200
Setembro 2008

Problemas no motor da Mitsubishi L200

Proprietários reclamam de superaquecimento e quebras de pistão

Por WALDEZ CARMO AMORIM
Lista de matérias por data:

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Alguns donos de Mitsubishi L200 andam esquentando a cabeça, tanto quanto os motores 2.5 turbodiesel a diesel de suas picapes. Não são raros os casos das versões Sport, Outdoor e GL produzidas depois de 2003 apresentarem superaquecimento, que pode chegar a fundir o motor e furar a cabeça do pistão.

É por essa razão que há nove meses o pecuarista Rogério Nazar, de Batatais (SP), não consegue dirigir sua L200 Sport HPE 2003. “Durante uma viagem o motor fundiu. Quando a levei à concessionária de Itumbiara (GO), onde havia duas picapes com o mesmo problema, disseram que o conserto custaria 12800 reais”, diz Rogério. Depois de muito brigar, ele conseguiu um novo motor, mas teve de pagar 3000 reais pela mão-de-obra.

Porém o motor começou a apresentar barulho em excesso, o que fez Rogério procurar uma oficina independente. “O mecânico mostrou que o novo cabeçote estava trincado e que haviam retirado a válvula termostática, deixando a ventoinha ligada direto.” De volta à concessionária, soube que não trocariam o cabeçote e que teria de pagar mais 4300 reais pelo conserto. Agora o carro está parado e Rogério está brigando na Justiça.

Segundo alguns proprietários de L200 e mecânicos especializados, o superaquecimento ocorre porque os bicos injetores apresentam defeito e acabam encharcando a câmara, provocando prédetonação e, em último caso, a ruptura da cabeça do pistão. Curiosamente, a Mitsubishi enviou um boletim técnico a sua rede para que fossem trocadas as bronzinas das L200 Sport, Outdoor e GL fabricadas de agosto de 2003 a abril de 2005 que entrassem nas suas oficinas autorizadas.

No meio desse “recall branco” estava a L200 Sport HPE 2004 do empresário Eder Gonçalves Pereira, de Campo Mourão (PR). “Os problemas começaram após me chamarem para trocar as bronzinas, em dezembro de 2006. Depois rodei 60000 quilômetros até que o motor travou. Colocaram um novo motor, mas após 20000 ele ferveu. Foi preciso aplainar o cabeçote e trocar a junta”, diz Eder. Porém nem isso resolveu. “Após rodar 4000 quilômetros com o motor refeito, o pistão furou e eu parei de levar à autorizada. Fui para um mecânico de confiança. Espero que não quebre mais.”

Segundo o mecânico especializado em diesel Reginaldo Bonvini, os problemas nas L200 aumentaram após o motor 2.5 da Mitsubishi receber em 2003 um intercooler. “A principal causa do defeito está no fato de desde 1997 esses motores 4D56 e 4M40 terem recebido melhorias para aumentar a potência sem a mesma preocupação de melhorar a refrigeração. Com o intercooler, o problema se agravou”, afirma Reginaldo. “E, como os novos motores 3.0 e 3.5 [usados a partir de 2007] foram projetados para ter potência maior e melhor refrigeração, os relatos de problemas são bem mais baixos.”

Conte-nos seu problema

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br






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