Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Auto-serviço | Autodefesa
Nova troca de peça no Gol, Fox e Voyage
Outubro 2009

Nova troca de peça no Gol, Fox e Voyage

Após mais um recall, a VW aproveita a volta às revendas para trocar peças do freio

Por Waldez Carmo Amorim
Lista de matérias por data:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Proprietários de Fox, Gol e Voyage já devem estar cansados das visitas às autorizadas. Em pouco mais de um ano já foram quatro, entre recalls e atualizações do software do motor. A mais recente convocação foi em agosto, para sanar a falta de sincronismo na partida a frio nos modelos com motor 1.0, que em último caso poderia provocar um incêndio. No entanto, segundo funcionários de concessionárias, a Volkswagen está aproveitando o último chamado para resolver outros problemas, geralmente sem que o proprietário do carro saiba.

Chefes de oficina confirmam que alguns carros que voltam às autorizadas para o recall também estão passando por reparos no sistema de ar-condicionado (que deixa de resfriar), na central elétrica que comanda vidros e travas elétricas (as portas ou vidros abrem ou fecham sozinhos), no motor (funcionamento irregular) e, o mais importante deles, nos freios, que podem endurecer repentinamente, dificultando a frenagem.

Neste último caso, técnicos das concessionárias explicam que a orientação da Volkswagen é aproveitar o recall para também trocar a mangueira que liga o servofreio ao coletor de admissão e a válvula de retenção, quando esta peça for da marca ATE.

Porém nem isso resolveu o caso do advogado Rafael Latorre Lorbitzki, de Porto Alegre (RS), proprietário de um Voyage 1.0 2009. Ele conta que seu carro passou por todos os recalls, inclusive o realizado em maio, este justamente para sanar o endurecimento dos freios, mas que nada adiantou. “Logo depois que saí da concessionária, o freio começou a endurecer novamente. Continua igual. Quando descobri que estavam consertando os freios da ATE, eu até perguntei de que marca é o meu freio. Mas disseram que não podem dar essa informação”, afirma Rafael.

Curiosamente, desde o anúncio do recall do freio, em maio, recebemos mais de 40 reclamações de donos dos três modelos VW, relatando não só que os problemas do freio ainda persistiam, como ainda os do ar-condicionado, da central elétrica e do motor. Cansado de ouvir tantas críticas, um chefe de oficina de uma autorizada de Contagem (MG) já vai logo dizendo quando ouve um caso como esses: “Pode trazer o carro. Fomos orientados pela fábrica a fazer todos os outros reparos que forem necessários, além do recall”.



O POVO RECLAMA

“Após três batidas em 20 000 km, o freio ainda falha e preciso utilizar o freio de mão quando quero frear.” Osvaldo Maclínio,
São Lourenço da Mata (PE), dono de um Gol 1.0 2008

“Quando estou num sinal, escuto o ar-condicionado ligando e desligando sozinho. Já levei mais de dez vezes à autorizada para consertar esse problema, o do freio e o do motor, mas não conseguem.”
Irving Vieira Pimentel, Aracaju (SE), dono de um Gol 1.0 2009



RESPOSTA

A Volkswagen diz que a empresa, “por liberalidade, disponibiliza gratuitamente a substituição de componentes que eventualmente tenham sofrido desgaste inesperado, ou que de alguma forma possam contribuir para o eventual descontentamento dos consumidores”.



CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br






Publicidade