
Se a luz da injeção está acesa no painel, já é razão para o dono do carro se preocupar. É hora de ir correndo para a concessionária, a fim de descobrir o que está havendo com o motor. O problema maior é quando a autorizada diz que não foi nada e a luz volta a acender depois, como tem ocorrido com compradores do JAC J3 e J3 Turin, que veem o aviso amarelo EPC (Engine Power Control) teimar em não se apagar.
"Saindo da revenda na primeira vez, a luz EPC acendeu antes que o carro completasse 8 km", diz o advogado Bruno Miguel Carvalho, de Belo Horizonte (MG), dono de um J3 2011. Ele explica que acessou o site da marca e, apenas duas horas depois de deixar sua reclamação, o gerente de pós-venda da concessionária onde comprou o veículo foi a sua casa, acompanhado de um mecânico. "Eles fizeram um reset no módulo da injeção e o aviso se apagou. Mas no dia seguinte, antes de completar 20 km, a luz voltou a acender." Só após uma nova visita à autorizada é que a luz se apagou de vez.
Várias tentativas de resolver o problema são comuns, como conta o analista de negócios Carol Thiago Costa, de Curitiba (PR). "Foram tantas vezes que nem lembro direito quando resolveram. Acho que foi na quarta vez, mas aí eles não souberam explicar o que aconteceu", afirma Thiago. Em geral, as concessionárias já têm um discurso pronto, pedindo que o cliente não se preocupe, pois não seria algo grave, o que faz com que muitos proprietários dirijam muito tempo com a luz acesa. A própria JAC (leia ao lado) diz que a falha é algo simples e que não oferece risco para o motor.
"Duas semanas após eu pegar meu J3 zero-quilômetro, a luz acendeu. Como a autorizada disse que não havia problema, deixei assim até a revisão de 2 500 km", diz o advogado Fábio Vianna Velloso, de Brasília (DF). "Ao pegar o veículo, garantiram que haviam resolvido o defeito. Só que, ainda no pátio da autorizada, a luz voltou a acender depois de terem reprogramado o módulo." Fábio explica que o defeito só foi resolvido na terceira visita, após substituírem o módulo da injeção. Segundo Henrique Morishita, especialista em injeção eletrônica e dono da oficina Power Car, de Belo Horizonte, o acendimento de qualquer luz de advertência deve ser levado em consideração. "Essas luzes identificam alguma anomalia em partes essenciais do veículo. Se acendeu, é fundamental que a falha seja resolvida o mais rápido possível, para que a situação não se agrave no futuro", diz.
O POVO RECLAMA
"Com 100 km, a luz acendeu pela primeira vez. Só consertaram na quarta vez."
Gustavo Monteiro de Godoy, São Bernardo do Campo (SP), dono de um Jac J3.
"Desde a primeira vez a autorizada dizia para não me preocupar, pois não era grave. Mas não esclareciam o que era."
Fábio Vianna Velloso, Brasília (DF), dono de um J3.
RESPOSTA
A JAC diz que, dos 12 000 J3 vendidos, só 18 tiveram a luz EpC acesa sem causa aparente, e que em todos os casos o motorista dirigia com o pé encostado na embreagem, o que acionava o sensor daquele pedal frequentemente. "A resolução é muito simples e não causa qualquer transtorno ao veículo ou ao condutor: basta atualizar o software na rede autorizada."
CONTE-NOS SEU PROBLEMA
Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br




