Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Corolla
  • Up
  • Logan
  • HB 20
  • Prisma
  • Novo Ka
  • Golf VII
  • Focus
  • Tracker
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
Auto-serviço | Autodefesa
Barulhos e desgaste dos pneus no Sandero
Abril 2012

Barulhos e desgaste dos pneus no Sandero

Proprietários reclamam dos problemas no modelo da Renault

Por Waldez Carmo Amorim
Lista de matÉrias por data:

TAMANHO DA LETRA  

Barulho estranho num automóvel nunca é bom sinal. Porém, quando ele vem de um componente ligado a um item de segurança do veículo, a irritação costuma se transformar em preocupação. Proprietários de Sandero que o digam, depois de descobrir que há vários casos de excesso de ruídos na caixa de direção do modelo da Renault.

Entre eles está o profissional de educação física Christiano Veneroso, de Belo Horizonte (MG). Ele conta que os primeiros barulhos surgiram aos 15000 km. "Aparecem sempre que eu esterço a direção, como se fossem estalos. Na concessionária, disseram para eu não me preocupar, pois se trata de uma característica do carro", afirma Christiano, proprietário de um Sandero Expression 1.6 2009. "Percebi também que os pneus dianteiros estão mais gastos na parte interna que na externa. Como os barulhos estão aumentando tanto na intensidade como na frequência com que ocorrem, já estou com receio de que a direção quebre ou trave de repente quando eu estiver dirigindo."

A bancária Gislene Monteiro Quintão, de Nova Era (MG), também está enfrentando os mesmos problemas de Christiano, depois que comprou seu Sandero Privilège 1.6 2011. "A direção do meu carro está fazendo barulho quando eu viro o volante, e os pneus dianteiros já apresentam desgaste irregular", diz Gislene.

Em algumas situações, essas duas características podem estar acompanhadas de uma terceira: a dificuldade em fazer corretamente o alinhamento de direção, como ocorreu com o administrador de empresas Rodrigo Soares, de Guaratinguetá (SP), proprietário de um Sandero Privilège 1.6 2010. "Tentei várias vezes alinhar meu carro na própria concessionária e nunca consegui", afirma Rodrigo. "Em uma das vezes, a autorizada garantiu que meu carro estava alinhado. Levei-o mais tarde a duas revendedoras de pneus e ambas constataram que o serviço não tinha sido realizado de forma correta."

Segundo Carlos Dias, gerente da oficina Power Car, de Belo Horizonte (MG), o problema ocorre por causa de uma folga dentro da carcaça da caixa de direção do modelo da Renault. "Eu já troquei mais de dez caixas. Esse problema é antigo, começou nos Mégane e permanece nos Sandero, que utilizam uma caixa semelhante." O mecânico explica que o primeiro sinal do defeito é um barulho que parece vir da suspensão dianteira quando se esterça a direção. "O ruído pode ser reduzido colocando-se graxa nas duas coifas laterais. Mas isso geralmente dura no máximo seis meses. Quando o barulho volta, é preciso trocar toda a caixa, que fica em 1800 reais", diz Carlos.



O POVO RECLAMA

"Fico receoso de usar meu carro por causa dos barulhos na direção. Quem me garante que ela não vai quebrar ou travar?"
Christiano Veneroso, Belo Horizonte (MG)

"A direção está fazendo barulho quando eu viro o volante, e os pneus dianteiros apresentam desgaste irregular."
Gislene Monteiro Quintão, Nova Era (MG)

RESPOSTA


Até o fechamento desta edição, a Renault não se pronunciou oficialmente sobre o caso.



CONTE-NOS SEU PROBLEMA


Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados?
Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br





» FOTOS


Publicidade