Teste do Especialista: subwoofers autônomos

Para quem quer força nos graves sem mandar a bagagem para o espaço

Teste do especialista: subwoofers ativos

Da esquerda para a direita: Focal Bus 20, Hurricane PS-8, Booster BW-400AMP e Fusion CP-AS1080

Quem gosta de som automotivo sabe que um bom subwoofer é o primeiro passo para transformar seu sistema de áudio em algo digno de nota. O problema é que as caixas desenvolvidas para acomodar esse altofalante, além do espaço que tomam no porta-malas, precisam estar ligadas a um amplificador.

Para economizar espaço, surgiu a caixa ativa, que é um subwoofer autônomo. Claudio Homero Rodrigues, especialista em som automotivo, explica que ela tem amplificador próprio, é mais barata, simples de instalar e ocupa um espaço menor, podendo ser colocada até sob o banco dianteiro, por exemplo.

Para esse comparativo, avaliamos quatro dos modelos nacionais mais vendidos nas lojas: PS-8 da Hurricane, BUS 20 da Focal, CP-AS1080 da Fusion e BW-400AMP da Booster. O teste foi às cegas: os avaliadores só ouviam o som que vinha das caixas, sem ter contato com o produto.

“Eu sempre gostei de som automotivo, mas agora tenho filhos e esposa, infelizmente não é possível instalar mais nada no porta-malas. Confesso que me espantei com essas caixas ativas e já comecei a enxergar a possibilidade de ter um belo sistema de áudio no meu carro”, afirma o usuário Alexandre Simioni.

O ESPECIALISTA

Nome: Claudio Homero Rodrigues

Profissão: consultor técnico de áudio

Experiência: ex-juiz da Iasca (Associação Internacional de Campeonatos de Som) e dono da loja especializada em som automotivo Smero Car Audio há 20 anos.

O USUÁRIO

Nome: Alexandre Simioni

Idade: 42 anos

Profissão: gerente de marketing

Experiência: dono de uma Toyota Fielder, em sua garagem já passaram mais de 40 carros, todos com algum tipo de sonorização automotiva.

Subwoofers autônomos
Focal Bus 20 Hurricane PS-8 Booster BW-400AMP Fusion CP-AS1080
Nota do especialista 9 7,5 7 2
Avaliação do especialista “Saiu-se melhor em vários aspectos, em especial pelo grave mais encorpado e pelas batidas secas e profundas. É a melhor escolha. Só o preço é um complicador, porém é um produto de alta qualidade.” “Já tinha ouvido falar dessa caixa e, testando, pude comprovar que ela é muito boa. Os graves são bem fortes e, se o cliente busca um produto que ofereça essas características, sem dúvida ela é a escolha ideal.” “Muito boa e tem custo-benefício interessante. O equipamento tinha entrada para o potenciômetro, mas veio sem ele, por isso não tivemos como analisá-la utilizando esse ganho de potência.” “Tocou muito pouco. Tentamos de tudo, colocamos o ganho no máximo, aumentamos o som, enfim, ficamos um bom tempo com essa caixa, mas parece que ela não tem mesmo a potência das demais.”
Nota do usuário 9 7 8 2
Avaliação do usuário “Ganha fácil de todas as outras. As batidas são mais harmônicas, o grave é encorpado, enfim, realmente ela se destaca. O único ponto negativo é o preço, muito superior.” “Ela bate muito bem e o ganho é excepcional, mas senti um incômodo devido à vibração. Acho que, se eu colocasse a caixa sob o banco, ia atrapalhar o passageiro.” “Gostei bastante. Se ela tivesse um pouquinho mais de ganho de potência, talvez ela pudesse brigar pela liderança. Essa caixa é ideal para quem não quer gastar muito.” “Não consegui notar tanta diferença de áudio ao usar essa caixa. Comparando com as demais concorrentes, ela realmente ficou bem atrás.”
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s