Quanto tempo deve durar o tecido do banco de um carro?

Se for bem conservado, revestimento deve durar no mínimo 5 anos

Quanto tempo deve durar o tecido do banco de um carro? – Ivanildo Chalin, Rio de Janeiro (RJ).

Não existe um prazo exato definido para a durabilidade do tecido dos bancos automotivos, mas as engenharias das montadoras definem que eles devem durar pelo menos cinco anos, de acordo com o engenheiro Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

Esses materiais são testados quanto à resistência à abrasão, exposições solares e, principalmente, simulações com equipamentos que fazem os mesmos movimentos do corpo humano ao se sentar e levantar do banco. O desgaste, porém, varia muito conforme o uso e a necessidade, como é o caso de veículos de frota.

A durabilidade e o bom desempenho sem deformações da espuma do estofamento são até mais importantes do que o revestimento em si, pois é a espuma a responsável pelo apoio e conforto proporcionados, principalmente em longas viagens.

Na maioria dos bancos de couro, só o assento e o encosto são desse material. As laterais e a parte de trás, além da forração das portas, são de revestimento sintético que imita o couro.

A durabilidade do couro, em geral, é maior ou igual à do tecido. Mas para isso ele demanda mais cuidados – além do pano úmido, é preciso fazer uma hidratação a cada seis meses, caso contrário ele poderá rachar e desbotar. Já o material sintético imitando couro não precisa de hidratação, mas alguns especialistas defendem que sua vida útil é menor que a do couro natural.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s