Para que serve a faixa serigrafada nos para-brisas?

Elas dão acabamento aos vidros no processo de fabricação e também funcionam como proteção aos raios UVB

(arquivo/Quatro Rodas)

Para que serve aquela faixa serigrafada nos para-brisas dos automóveis? – Bruno Setti, Recife (PE).

Ela serve para dar acabamento e melhorar a aderência dos vidros laminados que são colados na moldura do para-brisa. Assim, ela esconde imperfeições dessas áreas e até equipamentos, como retrovisor interno, antenas ou sensores de chuva ou luminosidade – neste caso, essa faixa avança na parte central do vidro.

No processo de fabricação, o para-brisa laminado é composto de duas lâminas de vidro e, no meio, uma película plástica, o PVB (Plástico Polivinil Butiral) para a colagem das duas partes externas, uma delas já com a faixa serigrafada aplicada.

A união entre as duas lâminas é feita em um forno de altíssima temperatura. Os pontilhados que existem entre a faixa serigrafada e a parte translúcida dos vidros evitam que o calor crie distorções entre as duas áreas, pois a parte negra tende a esquentar mais rápido que a parte transparente.

Depois da fabricação, essa faixa serigrafada (na verdade uma pintura com base cerâmica impossível de ser riscada) protege o PVB dos raios ultravioleta, que em casos extremos poderiam deteriorar as propriedades do adesivo selante.

Os pontilhados também funcionam como uma zona de transição para o condutor, suavizando não apenas a estética como a incidência dos raios do sol quando eles passam de uma área para outra.

(divulgação/Jeep)

Em modelos como o Jeep Renegade, que ilustra a foto acima, a faixa serigrafada também esconde um dos chamados easter eggs – no caso do Renegade, trata-se da silhueta de um Jeep MB clássico, na base do para-brisa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. A maioria dos carros de hoje não possuem a faixa degradê no alto do parabrisas, algo relativamente comum no passado. Essa faixa sim, ajudava na proteção contra a incidência de raios solares.