Os aquecedores dos bancos influenciam no consumo?

Como qualquer esquipamento elétrico de um automóvel, ele pode sim aumentar o consumo. Mas pouco.

Aquecimento dos bancos

Quando ligados, os aquecedores dos bancos influenciam no consumo? – Micael Arakelian, São Paulo (SP).

Sim. Existem dois tipos de aquecimento de banco. O mais comum é o que utiliza uma resistência elétrica, na qual filamentos térmicos embutidos sob o revestimento aquecem o ocupante. Apesar de ser a bateria que fornece energia para esse aquecimento, devemos lembrar que ela é constantemente recarregada pelo alternador, que por sua vez precisa do motor do automóvel para trabalhar.

Logo, qualquer equipamento elétrico vai gastar combustível, apesar de esse consumo ser muito pequeno. Como referência, gasta-se 0,1 litro de gasolina a cada 100 km rodados com um par de faróis de 100 W ligados. Estima-se que cada banco com aquecimento ligado demande uma carga de até 45 W. Ou seja: o consumo pode até ser afetado, mas bem pouco.

Há ainda os bancos climatizados, que funcionam por meio da passagem do ar quente ou frio que vem dos dutos do ar-condicionado para o assentos, saindo através de microfuros no revestimento. Nesse sistema, também há consumo de combustível, mas de maneira diferente, pois o ar-condicionado necessita da força do motor do veículo para funcionar.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s