O que é uma biela fraturada?

Método obtém uma peça mais leve e resistente que a biela convencional

(arquivo/Quatro Rodas)

O que é uma biela fraturada? – Leandro Souto Souza, Salvador (BA).

O consultor automotivo da QUATRO RODAS, Fábio Fukuda, explica que a biela fraturada é forjada numa única peça e depois é separada através da ruptura do material em um ponto predeterminado para se formar o par: biela e capa de biela. Daí a razão de ser “fraturada”.

Na biela tradicional, a peça é forjada em duas partes separadas, que depois recebem dois pinos localizadores para fazer a união. A biela fraturada é superior porque as duas peças voltam a se unir durante o processo de montagem no virabrequim obtendo um encaixe perfeito entre biela e capa, eliminando o uso de pinos, diminuindo sua massa em rotação e os ruídos e a vibração do conjunto.

Outra vantagem é que, por ser feita numa única peça, ela é mais uniforme e menos propensa a deformações, além da maior rapidez para a sua produção.

As bielas fraturadas são comuns na indústria automotiva há alguns anos – inclusive no Brasil. O motor 1.0 16V do Fiat Palio lançado em 2001, por exemplo, já era assim equipado. No ano seguinte, a Volks adotaria esse tipo de componente na linha de motores EA 111.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Ricardo Urbinati

    Apenas é mais fácil de ser produzida, quando observar motores de carros mais caros e potentes com muito mais precisão, é usado biela com pino. Sem contar que não é possível recondicionar biela fraturada, é descartável.