Como fazer boas fotos do carro que você quer vender?

Dicas para elaborar a imagem vendedora na hora de anunciar seu carro usado

Dicas para fotografar seu carro

Uma das etapas mais importantes na hora de trocar de carro é a venda do seu usado. Às vezes você não quer utilizar o modelo atual como parte do pagamento na compra do novo e prefere vendê-lo a outra pessoa para aumentar o valor a receber – afinal, é normal a loja desvalorizar o usado para depois ganhar revendendo-o por um preço maior. Por isso, uma das alternativas são os sites especializados em venda.

Quem já pesquisou carros seminovos na internet sabe que são muitas as opções disponíveis para um mesmo modelo. Nesse caso, a imagem vale mais do que mil palavras, e anúncios com fotos se sobressaem diante dos demais. Para que seu carro usado não perca a pose na hora de ser negociado, veja as dicas do repórter-sênior Marco de Bari, responsável por boa parte dos registros fotográficos de QUATRO RODAS.

Ele inclusive vendeu um carro pela internet no início de 2012. “Elaborei um anúncio com fotos semelhantes às que faria para a revista para vender meu Clio. Duas semanas depois havia fechado negócio”, afirma Bari. Um dos motivos para a rapidez da venda foi a qualidade das fotos. “Antes de ver o carro pessoalmente, o comprador achava que as imagens eram de divulgação da montadora ou de revista. Isso porque ele não sabia que eu era fotógrafo”, diz.

Marco de Bari

O fotógrafo Marco de Bari é o responsável pela maioria das fotos da QUATRO RODAS

O local certo

Antes de sair clicando, é preciso dar ao carro uma boa presença. Lave e passe cera, para deixá-lo com aparência melhor. Outros detalhes que atraem possíveis compradores são limpeza do interior e, quando estiver muito sujo, o motor – aqui, tome cuidado, pois muitos preferem ver o motor sujo, como se fosse garantia de que ele nunca foi mexido.

Feito isso, é hora de escolher o cenário para a sessão de fotos. “Alguns locais são incompatíveis com fotografias de carros. Não pode ser um lugar escuro nem sob sol forte. O equilíbrio pode ser encontrado em uma garagem ou estacionamento abertos, com poucas sombras”, diz Bari.

A dica só não vale na hora de fotografar o interior. Nesse caso, escolha um ambiente com menos claridade, para os detalhes ficarem mais visíveis na contraluz. Assim como a luz deve ser controlada, o local da foto também não pode chamar mais atenção do que o veículo. Cenários com cores neutras, como branco e bege, são os melhores. Esqueça paredes cheias de desenhos. O importante é valorizar o veículo.

Dicas para fotografar seu carro

Evite lugares com muitas sombras e cenários que chamem mais atenção do que o próprio carro. Pouca luz também atrapalha na hora do clique, assim como luz em demasia.

Quanto mais fotos, melhor

Um dos maiores sites de venda de veículos do Brasil é o Webmotors. Para os usuáros, os valores dos planos se diferenciam pela quantidade de fotos na página de busca do site. Segundo a presidente do Webmotors, Maria Regina Botter, anúncios com mais fotos, apesar de custarem mais, são mais eficientes. “Aqueles que não exibem fotos geralmente são desprezados pelos internautas”, diz. Ou seja, faça um esforço extra para que seu carro seja visto.

Nem pense em utilizar fotos de divulgação ou tiradas de catálogos. O comprador sempre pode desconfiar que algo está estranho e ser afugentado para o próximo anúncio. Na hora de clicar o automóvel, alguns ângulos são obrigatórios. “As fotos devem mostrar o carro de diversas formas, como perfil dianteiro e traseiro, além da frente e da traseira chapados. Fotos do interior que mostram bancos, painel e console são indispensáveis, assim como o motor”, afirma Bari. Para registrar o painel, apoie a câmera no banco, para não deixar tremer a foto.

Dicas para fotografar seu carro

Além da iluminação e do cenário, os melhores ângulos são aqueles em que o carro pode ser visto com mais facilidade. A melhor posição para isso é abaixado, pois valoriza as curvas das laterais, dianteira e traseira (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Não esconda imperfeições

Com o uso diário, os seminovos estão sujeitos a pequenos riscos e eventualmente amassados. Na hora de vender um modelo com avarias, não tente esconder os danos. “Além da honestidade, passa uma sensação de credibilidade”, afirma Maria Regina. Além disso, se você esconder pequenos defeitos e um comprador em potencial quiser ver o carro pessoalmente, irá descobrir de qualquer forma.

Além de fotos, o anúncio também é composto por um texto descritivo, que é tão importante quanto as fotos que o acompanham. É nessa hora que você deve mencionar todas as qualidades de seu carro, sem esquecer opcionais ou acessórios. Faça a descrição detalhada de cada item, pois isso vai atrair a atenção de mais compradores.

Seguindo essas dicas, o personal trainer Diego Buozi passou a vender seus carros com mais rapidez. “Quando comecei a anunciar, não prestava atenção nos detalhes, então demorava mais para vender”, comenta. A inspiração para melhorar a qualidade dos anúncios veio de outros vendedores. Após levar mais de um mês para negociar um Palio, Buozi caprichou nas fotos para tentar vender um Punto. O resultado veio 15 dias depois, com negócio fechado. “Quando os interessados percebem que as condições de conservação são condizentes com as anunciadas, fica mais fácil de vender”, diz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s