Como escolher um pneu a partir do índice treadwear

Já ouviu falar no índice treadwear? Ele tem relação direta com a economia e pode ajudá-lo a escolher o melhor pneu para seu carro

Apesar do nome complicado, o conceito do treadwear é muito mais simples do que parece. Trata-se de um número que vai na lateral do pneu e indica a velocidade com que ele se desgasta. É uma avaliação comparativa baseada na taxa com que esse pneu perde borracha quando testado sob condições controladas, em um circuito especificado pelo governo americano.

O treadwear é um índice que é indicado normalmente em pneus que possam ser exportados para os Estados Unidos. Ele varia de 60 a 620, tendo 100 como valor de referência. Quanto menor o número, mais rapidamente ele vai se gastar.

Um exemplo: um pneu classificado com nota 200 teria um desgaste duas vezes menor na pista de testes do que um modelo com nota 100. O desempenho relativo dos pneus depende das suas condições reais de utilização, mas pode divergir muito da norma por causa de fatores externos aos do teste, como hábitos de direção do motorista, uso comercial ou particular e tipo do piso em que ele roda.

“A durabilidade de um pneu é influenciada por diversos fatores, como calibragem correta, com a pressão que consta no manual do proprietário, manutenção do veículo, alinhamento e balanceamento do conjunto roda/pneu e condições das rodovias, entre outros”, explica Vinícius Sá, diretor de Produto da Goodyear América Latina para a linha Passeio.

“Dependendo das condições de uso, um pneu com treadwear inferior a outro poderá até ter um desempenho melhor”, diz José Carlos Quadrelli, gerente de engenharia de vendas da Bridgestone.

Também deve entrar nessa equação o objetivo do motorista. “Pneu com treadwear mais alto privilegia a durabilidade, ou seja, é feito para durar mais, portanto costuma equipar carros populares. Por outro lado, pneu para esportivos, por privilegiar outras características que não o desgaste, tem valores mais baixos.” Assim, cabe ao consumidor escolher o que quer: um pneu que dure mais ou que tenha mais aderência.

Para verificar se o pneu está careca, há o Tread Wear Indicator (TWI), que são ressaltos da borracha vistos dentro dos sulcos, em geral de 1,6 milímetro de altura. Quando o TWI está alinhado com o restante da banda de rodagem (foto no alto da matéria, à direita), é sinal de que chegou a hora de trocar o pneu. Isso porque, nessa situação, aumenta muito o risco de aquaplanagem. Se não for trocado, pode ainda render numa blitz multa de R$ 195,23 e 5 pontos na habilitação.

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  1. Reportagem desinformativa. Treadwear é um parâmetro mas sem credibilidade, só existe para cumprir uma legislação antiquada e voltada às características norte americana.
    4 rodas poderia fazer o comparativo de um baixo Treadwear (exemplo pirelli p7 se não me engano é 240) com um alto Treadwear, ex:Michelin xm2 que é 420. Enquanto um p7 roda 60.000km em boas condições um xm2 rodaria o proporcional 105.000km? Nem preciso falar mais..

  2. José Claudio Lopes

    Mediante a proporcionalidade que o Lvza mencionou faz muito sentido e é coerente, pois já tive carros com pneus Michelin XM 2 que rodaram cerca de 105000km com o conjunto de pneus, sempre fazendo rodízio e balanceamento e alinhamento a cada 20000km.

  3. Eduardo Henrique

    Ja rodei com um conjunto de pneus 500 mil km. Esses ai não tão com nada.