Carro elétrico dá choque ao entrar em um alagamento?

Isolamento e mecanismos de segurança evitam que isso aconteça

Chevrolet Volt

Carro movido a eletricidade dá choque ao entrar num alagamento? – Roberto Yuki, Rio de Janeiro (RJ).

Não. De acordo com Ricardo Takahira, diretor do núcleo de pesquisas da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), as baterias desses tipos de carro foram projetadas para qualquer situação de risco, incluindo entrar em contato com a água. Para isso, os dispositivos internos, conectores e baterias estão muito bem isolados do ambiente externo, impedindo que a água atinja alguma dessas partes.

Além disso, há uma conexão de emergência entre o carro e as baterias que é desativada quando qualquer anomalia no funcionamento é detectada, como, por exemplo, fuga de corrente elétrica sem ser pelo sistema que gera a potência do carro. Age como se fosse um disjuntor: a ligação é desconectada para evitar riscos de choque.

Na internet, é fácil encontrar vídeos de modelos elétricos como Nissan Leaf e Chevrolet Volt enfrentando vias alagadas (com nível de água até a metade da altura do carro) com sucesso.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s