Autodefesa: porta-malas do Honda Fit amassa com facilidade

Donos de Honda Fit reclamam dos amassados frequentes. Nova versão terá para-choque mais saliente

Brunno: tampa amassada, assim como tantos outros Fit que rodam por aí

Brunno: tampa amassada, assim como tantos outros Fit que rodam por aí (Chico Cerchiaro/Quatro Rodas)

Tudo começou com uma observação simples: o excesso de unidades do Honda Fit de segunda geração rodando pelas ruas com a tampa traseira amassada.

Uma rápida pesquisa na internet mostrou que não era só uma coincidência. São dezenas de páginas dedicadas ao mesmo tema.

Essa ocorrência é relatada, por exemplo, por diversos membros do Honda Fit Clube e do Fit Fans Fórum. O assunto também é conhecido por boa parte de proprietários de oficinas ou centros automotivos.

“O problema está no desenho da tampa: ela fica muito exposta. Além disso, o para-choque fica muito abaixo do padrão normal do mercado. Assim, qualquer veículo ou obstáculo um pouco mais alto vai encostar e afundar a tampa traseira”, explica Eduardo Viegas, dono da Viegas Serviços Automotivos, de Belo Horizonte (MG).

(Reprodução/Internet)

“É por isso que atendemos uma média de cinco casos por mês desde que o Fit foi lançado no Brasil.” Se para as funilarias isso é sinônimo de trabalho, para o motorista é de prejuízo e dor de cabeça.

“Estava estacionado numa ladeira, quando soltei o freio de mão para sair e o veículo deu uma encostadinha numa árvore. Foi o suficiente para meu carro ter o típico amassado dos Fit”, diz Brunno Rodrigues, do Rio de Janeiro (RJ), proprietário de um modelo 2009.

Como o para-choque é flexível para absorver pequenas colisões e está rente à tampa, é comum a lataria ser danificada sem deixar marcas na peça plástica.

“Não entendo como a tampa amassou, pois o para-choque está intacto”, diz o analista carioca Thiago Mattos, que tem um Fit 2009.

Segundo apuramos com duas fontes ligadas à Honda, a marca tem conhecimento dessa falha de projeto e, por isso, o novo Fit – que será lançado até setembro – sofrerá mudanças no para-choque.

(Reprodução/Internet)

Seu desenho será mais saliente e haverá uma barra de reforço por trás, para limitar sua deformação a fim de evitar pequenos amassados.

Consultada oficialmente sobre o caso, a Honda afirmou que no desenvolvimento do Fit, levou em consideração a norma europeia ECE-R42 para desempenho em cenários de impacto em baixa velocidade.

Portanto o layout de cada peça é fundamental para manter tudo funcionando, como abertura e fechamento do porta-malas, após pequenas colisões.

O povo reclama

“Após uma manobra simples ao estacionar, minha esposa encontrou um amassado na tampa do porta-malas do Fit.” Joni Roberto Maron, aposentado, Porto Alegre (RS), dono de Fit 2016

“Atendemos uma média de cinco casos por mês desde que o Fit foi lançado no Brasil.” Eduardo Viegas, proprietário da Viegas Serviços Automotivos, de Belo Horizonte (MG)

“Não entendo como a tampa amassou, pois o para-choque está intacto.” Thiago Mattos, analista, Rio de Janeiro, dono de um Fit 2009

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Alex Moreira

    Primeiro que quem já tem fica com o mico né. Passo.

  2. Everything is very open with a precise description of the challenges.
    It was truly informative. Your website is useful.
    Many thanks for sharing!

  3. Hi there I am so happy I found your weblog, I really found you by
    accident, while I was browsing on Yahoo for something else, Anyhow
    I am here now and would just like to say thanks for
    a remarkable post and a all round entertaining blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all
    at the minute but I have saved it and also included your RSS feeds,
    so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the great
    work.

  4. What’s up friends, good piece of writing and nice arguments
    commented here, I am actually enjoying by
    these.

  5. I blog frequently and I truly appreciate your information. The
    article has really peaked my interest. I will book mark your blog and keep checking for new information about once
    a week. I opted in for your RSS feed too.

  6. Everything is very open with a clear description of the issues.

    It was definitely informative. Your website is very useful.
    Thanks for sharing!

  7. Honda não quebra nunca, só amassa!!!! rsrsrsrsrsrsrs

  8. Hello, this weekend is nice in favor of me, since this time i am reading this enormous educational piece of writing here at my home.