Autodefesa: perda de potência nos motores da Hilux e SW4

Hilux e SW4 fabricadas de 2006 a 2013 apresentam carbonização no motor. Toyota já emitiu à sua rede dois boletins para tentar sanar o problema

A picape Toyota Hilux e sua versão SUV, a SW4, são reconhecidas pelo público pela fama de serem quase indestrutíveis. Mas nem isso impediu que os dois modelos apresentassem um problema de carbonização nos seus motores a diesel produzidos entre 2006 e 2013.

E o fato já é bem conhecido pela Toyota, que chegou a distribuir para sua rede de concessionárias dois boletins de serviço. O primeiro, intitulado BS019/09 e emitido em 14 de abril de 2009, para Hilux e SW4, fala sobre a excessiva “emissão de fumaça preta devido ao mau funcionamento da Válvula EGR”, que pode ficar travada.

O segundo boletim chama-se BS060/09, de 28 de outubro de 2009, por conta da “cavitação do acento dos injetores”. Segundo esse do­cumento, a falha provoca perda de potência, marcha lenta irregular e consumo excessivo de óleo.

Quem já passou por alguns desses sintomas foi o corretor de seguros Alaor José Pandolfo, de Porto Alegre (RS), dono de uma SW4 2008. “Comprei o carro zero-quilômetro. Na primeira vez que o motor perdeu a potência, ele entrou em modo de segurança, e a velocidade não passava de 80 km/h. Depois disso, troquei a turbina duas vezes, mas ele nunca mais foi o mesmo. Nos últimos dois anos, meu carro ficou parado na oficina mais de cinco meses. Já gastei mais de R$ 15.000”, conta Alaor.

Para entender o problema, que é mais frequente nas Hilux 2005 a 2011, procuramos Hilton Venzon, técnico da Toiosul, oficina especializada em Toyota, de Porto Alegre (RS). “Já atendi mais de 300 casos desse tipo. A perda de potência nas Hilux é antiga e ocorre principalmente devido à carbonização no sistema de admissão. O conserto pode variar de R$ 600, nos casos mais simples, a R$ 17.000, quando for necessário trocar a turbina, os bicos e a bomba injetora.”

Consultada, a Toyota do Brasil respondeu que um dos proprietários da reportagem “foi contatado e todos os esclarecimentos foram prestados”.

 

O POVO RECLAMA

“Nos últimos dois anos, minha SW4 ficou parada mais de cinco meses na autorizada. Já gastei mais de R$ 15.000 e meu carro nunca mais foi o mesmo.” Alaor José Pandolfo, corretor de seguros, Porto Alegre (RS), dono de uma SW4 2008.

“Aos 150.000km, começou com uma fumaça branca saindo do motor. Depois, tive o problema com os bicos injetores. Como não resolveram após 15 dias de oficina, preferi vender a picape.” Proprietário paulista que prefere não se identificar por receio de não conseguir revender sua Hilux 2013.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Jorge Nicolau

    Quem realmente conhece pick up sabe que a Ranger é a do patrão, a S10 do peão e a hilux do sem noção.

  2. Lauro Agrizzi

    Toyota muita propaganda e pocuo fato. Criaram um mito, fizeram a fama ae deitaram na cama. Pura ilusão

  3. Das camionetes maiores, só não tive amarok. Das demais, a Hilux é pior.
    Hoje sou felícimo andando de ranger 3.0.

  4. Das camionetes maiores, só não tive amarok. Das demais, a Hilux é pior.
    Hoje sou felicíssimo andando de ranger 3.0.

  5. Andre Frigotto

    Tive um Audi A4 2.0 TFSI 2009 com o mesmo problema, mais tarde fui descobrir que um certo lote de motores que equipam o A4 e Q5 tiveram esse defeito.

  6. Quem tem coragem de comprar pickups do oriente? hilux só serve para o Estado Islâmico. Pickup somente americana, como todo carro.

  7. Marcos Roberto de Mattos Fontes

    Tive um problema similar com uma L200 outdoor (2010 – modelo antigo) que tive. Perdia potencia e fazia barulho. O mecanico disse que teria que trocar a turbina. Vendi comprei uma S-10 diesel e por enquanto está perfeita.