Autodefesa: peças do BMW X1 demoram até dois anos para chegar

Proprietários de X1 reclamam da demora na entrega de peças para o SUV da BMW, que pode chegar a dois anos

"Foram 60 dias esperando a peça", diz Suelen

“Foram 60 dias esperando a peça”, diz Suelen (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Uma das maiores preocupações de quem compra um carro importado é a possível falta de peças. Assim, quando o BMW X1 começou a ser produzido no Brasil, em março do ano passado, os donos do SUV acharam que a partir daí nunca teriam problemas com a reposição de componentes. Mas não é o que tem ocorrido com alguns proprietários.

Às vezes, a dificuldade pode ter estar num item relativamente comum, como a bomba de combustível, que foi o caso da advogada Suelen Telini, de Campinas (SP), que possui um X1 2015. “A concessionária demorou quase 60 dias para entregar a bomba. Também fiquei decepcionada com o descaso da marca: ela sempre respondia que a peça estava parada na Receita Federal e não podiam fazer nada”, conta Suelen.

De acordo com o relato dos donos, quanto maior a peça, maior costuma ser o prazo de entrega. “Não posso usar meu carro há mais de seis meses porque não consigo trocar o para-brisa trincado”, diz o Edson Matos, proprietário de um X1 2015, de Campina Grande do Sul (PR). “De que adianta ter fábrica no Brasil e não ter a peça de um modelo de entrada da marca?”, questiona Edson.

No entanto, nenhuma demora demora supera a da professora Nair de Abreu, do Rio de Janeiro (RJ). Ela está com seu BMW X1 2012 parado desde maio de 2015.

“Apesar de sempre fazer a manutenção na concessionária, o motor fundiu. Desde então, já ouvi várias desculpas pela atraso no conserto. Dizem que aguardam uma autorização da Alemanha para a aquisição de motor novo ou para receber peças que deveriam vir de São Paulo. Outras vezes afirmam que o carro está em teste e será entregue em três dias.”

Consultada, a BMW do Brasil informa que todos os casos mencionados foram solucionados e que “eventualmente pode haver oscilação no tempo de entrega de peças importadas, movimento que depende dos trâmites burocráticos de importação e alheios à vontade da empresa”.

O povo reclama

  • “Estou esperando a chegada das peças do motor há quase dois anos. Algumas vezes dizem que entregarão o carro em três dias.” Nair de Abreu, professora, Rio de Janeiro (RJ)
  • “O para-brisa quebrou, mas a BMW não tinha em estoque. Tive de aguardar dois meses e meio para receber o vidro novo.” Maria de Fátima Vicente, de São Paulo (SP)
  • “Meu carro está parado na autorizada há cinco meses, esperando as peças para finalizarem o serviço.” Antônio Almeida, empresário, Fortaleza (CE)
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. E depois reclamam das marcas chinesas…

  2. Sergio Augusto

    Faz o seguinte, adapta um motor AP 2.0 litros e esta tudo resolvido.

  3. Os proprietarios nao tem grana? Vão na alemanha, comprem as peças e voltem.

  4. carro na garantia esperando meses uma peça? E ainda foram capazes de juntar o dinheiro (ou ganhar) para comprar um, toda a inteligência acabou no primeiro ato.

  5. arthur bezerra

    E recebi um funcionário dessa empresa em uma repartição pública que deu chilique porque um documento seu atrasou um dia devido à queda do sistema de informação.

  6. luiz marcel kappaun olmedo

    Kkkk. “jênio” este Bruno. A RF vai segurar igual. O esquema é passar no Paraguai e comprar. Chega muito mais rápido e sem burocracia.

  7. Suelen é mais bonita do que a X1.