Autodefesa: problemas nos freios do Ford Fiesta

Donos do hatch relatam ruído nos freios, seguido às vezes por defeitos que podem causar acidentes. Autorizadas dizem ser falha de projeto

Lucas: barulho constante até em asfalto liso

Lucas: barulho constante até em asfalto liso (Pedro Silveira)

O sintoma mais comum é um ruído metálico nos freios, que em alguns casos evolui para uma falha de frenagem. Esse é o drama que vivem alguns proprietários de New Fiesta, como o engenheiro Felipe Éder Carvalho, de Belo Horizonte (MG), dono de um modelo 2014.

“Dois dias após eu pedir a verificação por excesso de barulho, bati na mureta central da Rodovia Fernão Dias. Os freios falharam no meio de uma curva”, diz ele. Felipe conta que, na concessionária, o técnico afirmou que não havia nenhuma falha no sistema. “Apenas completaram o nível do fluido de freio.”

Pelo menos, quando o defeito é registrado em vídeo, a conversa com a autorizada fica mais fácil, como aconteceu com o analista de sistemas Thiago Gonçalves. Ele conta que teve problemas enquanto fazia o test-drive em um Fiesta 1.6 SEL novo, que pertencia a uma revenda Ford de Goiânia, (GO).

“Como sou youtuber, comecei logo a gravar. Quando fui fazer uma curva para o câmera, que estava do lado de fora do veículo, o freio falhou e passei reto. O automóvel só parou em um alambrado que havia no local”, conta.

Os acidentes, no entanto, são situações mais raras: o mais comum são os ruídos, fato reconhecido por cinco concessionárias que consultamos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Em três delas, o mecânico ainda garantiu que se tratava de uma falha no projeto do freio.

“Começou com um ruído metálico na dianteira, quando rodava em piso irregular”, relembra o engenheiro Lucas Tavares de Barros, de Belo Horizonte (MG), dono de um Fiesta 2014. “Com o tempo, o barulho aumentou até ficar constante, mesmo em asfalto liso. Na oficina, trocaram as pinças e o barulho sumiu.”

Consultada, a Ford diz que, dos casos apurados pela reportagem, quatro não constam no seu serviço de atendimento ao cliente, um está na esfera judicial e o outro já foi contatado.

O POVO RECLAMA

“Aos 2.000 km, percebi os ruídos no sistema de freios. A autorizada disse que eram as pinças com folga, comum nos Fiestas, e que a Ford recomenda instalar uma presilha de plástico para prender o componente. Trocaram as peças, mas o barulho voltou. O mecânico disse que não tinha o que fazer, pois, o defeito está no projeto das pinças.” Líniquer F. da Silva, funcionário público, Cambuci (RJ)

“Desde que comprei meu carro, tive de voltar várias vezes à concessionária para tentar resolver o barulho nos freios, mas nunca resolveram.” José Gledison Rocha Pinheiro, professor, Salvador (BA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Carlos Minkap

    Mais uma cag… da Ford com o New Fiesta.

  2. Juan Carlo Cassola

    Comigo mesma coisa, ERRO DE PROJETO, no meu caso colaram as pastilhas na pinça com cola, daí parou… já tive que trocar as pastilhas… quando novas elas não batem, mas gastou um pouquinho volta a bater… Daí mais cola… Comprei de outra marca para ver se resolvia (Cobreq) parou de bater mas a pastilha assovia muito… não recomendo…

  3. Franklin Figueiredo

    Esse problema dos freios já vem desde Fiesta Rocam (2010), onde tem uma falha crônica no hidro vácuo (até rolou recall) e esse problema não acontece com o New Fiesta mexicano. Quando nacionalizou o New Fiesta, o problema dos freios foi herdado, ocasionando esta matéria. É bom a fabrica da Ford em Camaçari – BA começar a ver bem quem fornece peças pra ela.

  4. Ricardo Soares

    Pelo amor de Deus, defeito em pastilha com risco aos passageiros? Cheira a recall isso ai. Tenho um new fiesta modelo 2015 e faz ruído nos freios de vez em quando, mas achei q era normal, tipo quando estou estacionando o carro, as vezes faz, ou quando estou andando devagar tbm, mas não é algo frequente e não tem padrão pra eu poder reproduzir sempre o ruído…. Agora em altas velocidades nunca me ocorreu tal problema…..

  5. João Pinheiro

    Sou do Vale do Jiquiriçá na Bahia, o meu New Fiesta é 2013 e logo que comprei percebi um barulho como se eu estivesse passando por uma linha de trem, isso acontece até hoje quando chove e as rodas estão molhadas. Liguei imediatamente pra a concessionária e eles disseram que era um suposta defeito de fabrica, e até agora a Ford não me convidou para um recall, acho que devemos todos entrarmos na justiça para forçar a Ford a fazer os reparos em todos esses carros antes que aconteça acidentes irreparaveis.

  6. Gabriel Medeiros

    Tenho um New Fiesta 2017 com 3500km rodados e até agora nada de ruído no freio (ou em lugar algum). É esperar pra ver.
    Mas poxa vida. Pro câmbio Powershift nunca liguei pq prefiro manual, mas agora defeito no freio é inaceitável. Saber que o freio do carro pode falhar e que vou ter que conviver com barulhos na cabine eternamente… Espero que tenham resolvido isso no modelo 2017.

  7. Alex Bellíssimo Pimenta

    Em abril de 2013 comprei o primeiro NF azul deinha cidade. As 4 portas só fechavam depois da terceira tentativa e somente com muita força ( tanto que cheguei a deslocar o forro da porta do motorista. O porta malas mesmo fechado ficava um dedo entre a tampa e o parachoques. Após 3 idas na CSS conseguiram melhorar o vão da tampa do porta malas, mas a dificuldade de fechar as portas perma necia. Diziam que era porque o carro era novo. Envergonhado e cansado da situação optei por vender o carro um ano após com apenas 11.000km. Pois não é que em junho de 2016 recebo uma carta para o recall das 5 fechaduras, isso 2 anos após eu ter me desfeito do veiculo. Falta total de respeito com o consumidor. Ninguem perde tempo para ir em uma CSS reclamar de defeitos que não existe. A CSS não se preocupou em estudar o caso com a montadora. Preferiram perder o cliente.

  8. Thiago Alberto de Souza

    Ai que está o problema, você vê outras pessoas passando por isso e espera que não ocorra contigo, mas quando menos espera, esta subindo numa mureta ou, pior ainda, atingindo alguém…

  9. Paulo Nogueira

    Eu tenho um new fiesta 2014 e não tive nenhum dos problemas relatados na matéria, atualmente o carro está com 36.000km e está perfeito acho que foi só falta de sorte de nossos amigos mesmo.

  10. João Vitor Coutinho Duques Silva

    Tenho um New Fiesta 2014 2015 com 37mil km rodados esta com o barulho muito forte ja esta na concesionaria a 5 dias eles tiram a pastilha ajusta com cola de junta de motor o famoso silicone loctite mais com 20 ou 30 minutos freiando o barulho volta ! Ate agora eles nao sabem o que fazer !