Autodefesa: excesso de ruído interno no Discovery Sport

Barulho nas colunas e na suspensão do novo Discovery Sport virou até tema de boletins técnicos emitidos pela Land Rover

Barulho em caixa de direção e suspensão é um dos males que mais atormentam proprietários que têm o azar de comprar um carro com algum problema crônico. Raro mesmo, porém, é a origem do ruído ser nas coluna dianteira (A) ou central (B), já que se trata de peças que não possuem partes móveis. Esse é o caso do Discovery Sport, lançado no Brasil pela Land Rover em 2015.

Aliás, já no ano de estreia surgiram os primeiros relatos, que se somaram, em menor frequência, às reclamações de barulho em suspensão e bancos.

Entre os azarados com os três defeitos, está o engenheiro Ricardo Rayes, de São Paulo (SP). “Ao pegar o carro novo na loja, já ouvi fortes ruídos na suspensão dianteira, na coluna dianteira esquerda, entre as portas e nos bancos traseiros”, diz o dono de um Discovery Sport HSE 2015. “Para solucionar o barulho na suspensão, a autorizada tirou o conjunto mola e amortecedor de um veículo novo. Como não resolveu, prometeram trocar a peça de novo.”

Mas a história de Ricardo não parou aí. “O técnico me contou que o ruído ocorre por a falhas de solda na montagem. Assim, teria de pedir à fábrica um novo para-brisa, limpadores e, provavelmente, o teto panorâmico, para reforçar a solda junto às colunas e ao teto. Depois, tudo seria repintado. Fiquei indignado e não aceitei o reparo. E até hoje meu Discovery continua uma escola de samba.”

Além dos relatos, há três boletins técnicos emitidos pela Land Rover para sua rede de concessionárias que corroboram o problema. O documen­to Q489 traz o título “Ruídos e crepitações do assento da segunda fileira” e tem validade até 31 de setembro de 2017. Há ainda o LTB00889 v2 (emitido em 1º de março de 2016) e o LTB00827 v4 (12 de abril de 2016), relacionados a rangidos na coluna A e um tique-taque na coluna B.

 

O povo reclama

“O ruído na coluna B é insuportável. Já tentaram reparar e não resolveu, mesmo o veículo ficando na oficina por 15 dias. Depois me deixaram mais de 20 dias sem o carro. Aí decidi não buscá-lo e iniciei um procedimento judicial. Não quero mais esse carro.” George Rocha Ferreira, médico, Recife (PE), dono de um Discovery Sport HSE 2015

“Começou já na retirada, um ruído muito forte na coluna central. A autorizada disse depois, sobre o barulho, que quase todos os Discovery estão com esse defeito. Deixei-o três vezes para reparos, até soldaram, e nada foi resolvido.” Eurípedes Carlos de Carvalho, médico, Guarulhos (SP), proprietário de um Sport HSE 2015

A Jaguar Land Rover divulgou nota esclarecendo a situação:

“Em relação às mensagens enviadas por clientes do modelo Land Rover Discovery Sport para a revista Quatro Rodas, a Jaguar Land Rover esclarece que:

1. O caso do Sr. Ricardo Reyes foi aberto em 2015 e já se encontra solucionado desde o ano passado.

2. O caso do Sr. George Mota, a Land Rover Brasil entrou em contato com o cliente e se prontificou a fazer um diagnóstico completo em seu veículo. A marca também ofereceu um veículo reserva enquanto seu Land Rover está sendo diagnosticado em uma das concessionárias da marca.

3. Nos casos dos Srs. Eurípedes Filho e Cássio Jovem, ambos não possuem nenhum chamado aberto com o Serviço de Relacionamento com o Cliente da Jaguar Land Rover. A marca entrará em contato pró-ativamente com os clientes para obter mais informações em relação a cada um dos casos.

Cordialmente,

Land Rover Brasil”

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Tenho um HSE Luxury. Foi um dos primeiros que chegaram na concessionária do RJ, obviamente ainda importado da Inglaterra. Não tenho do que reclamar. Tenho amigos que compraram a DS também e não enfrentam esse tipo de problema, que para mim é uma novidade. Então, embora acredite que as unidades citadas na matéria sejam mesmo defeituosas, me parece mentirosa a afirmação de que “quase todos os Discovery estão com esse defeito”. Isso para mim é desculpa da concessionária que não consegue solucionar o defeito. O grande problema é que só reclamação vira notícia. Quem está satisfeito com o carro não escreve para a 4R dizendo isso e se escrever provavelmente não terá suas impressões divulgadas