48 V: a alforria eletrônica para os motores a combustão

Sistema elétrico de 48 V liberta o motor de ter que acionar outros dispositivos e ainda dá uma forcinha na tração

O novo motor do Classe S (1) possui no bloco do seu motor (2) um compartimento feito especificamente para acomodar o alternador ISG (3)

O novo motor do Classe S (1) possui no bloco do seu motor (2) um compartimento feito especificamente para acomodar o alternador ISG (3)

O motor a combustão nunca foi exemplo de eficiência e, para piorar, parte de seus parcos 30% de rendimento sempre foi usada para acionar sistemas agregados, como a direção, o ar-condicionado e a bomba de água.

Pensando em mudar esse padrão, a Mercedes desenvolveu um motor que deixa os agregados aos cuidados do sistema elétrico para se concentrar em sua principal razão de existir: tracionar o carro.

Esse motor não tem correias (para movimentar os dispositivos). Em vez disso, traz um alternador integrado que é a peça-chave do sistema elétrico. Detalhe: para suportar o aumento de tarefas, o sistema elétrico passou a trabalhar com tensão de 48 volts.

O alternador ISG (Integrated Starter-Alternator) é um forte aliado do motor na busca de eficiência porque, além gerar energia para a bateria, ele desempenha funções híbridas. O ISG recupera energia (nas frenagens) e funciona como booster, dando uma força extra ao motor, nas situa­ções de maior esforço ou na manutenção de velocidade de cruzeiro.

O motor M256 também marca o retorno dos seis-cilindros em linha no portfólio da Mercedes – o último havia sido o M104, substituído pelos V6 na virada do século. Ele ainda não tem data para estrear. Mas é certo que sua avant- première será a bordo do sedã Classe S, que será reestilizado este ano.

O novo motor M256 terá seis cilindros, 3,0 litros, 408 cavalos e 51 mkgf

O novo motor M256 terá seis cilindros, 3,0 litros, 408 cavalos e 51 mkgf

Alta tensão

O motor M256 é o primeiro da Mercedes sistematicamente desenvolvido para receber eletrificação especial.

Rede de força – O novo sistema elétrico responde pelo funcionamento de faróis, turbocompressor, dispositivos de conforto (ar-condicionado, bancos e vidros elétricos) e de segurança.

Usina de energia – O sistema gera força extra ao motor de duas maneiras. Acionado eletricamente, o turbocompressor responde instantaneamente, sem apresentar a demora característica (turbo lag) dos sistemas mecânicos convencionais. Ao mesmo tempo, há um motor elétrico que ajuda a girar o virabrequim em condições de alta demanda ou velocidade de cruzeiro.

Alimentação – Para gerar energia aos dispositivos que funcionam com 12 V, o sistema elétrico de 48 V conta com um conversor de tensão.

Performance – Segundo a Mercedes, o desempenho do novo motor 3.0 de seis cilindros é comparável ao de um de V8.

Eficiência – O consumo (e as emissões de poluentes) é cerca de 15% menor em relação a um motor de seis cilindros convencional, segundo a fábrica.

Além de gerar eletricidade, alternador ISG recupera energia e proporciona força extra

Além de gerar eletricidade, alternador ISG recupera energia e proporciona força extra

Ficha técnica – Mercedes M256

  • Motor: Seis cilindros em linha
  • Deslocamento: 2.999 cm³
  • Potência: 408 cv
  • Torque: 51 kgfm

Conta-gotas

A ideia de um sistema elétrico robusto, que suporte os diversos dispositivos do carro, não é nova. As primeiras propostas remetem ao ano de 1990. O problema é que, naquela época, os custos de aplicação de um sistema assim não eram compensadores, ao contrário de agora. Hoje as fábricas investem milhões de dólares para desenvolver qualquer solução que possibilite economizar o máximo possível de combustível.

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